Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Corpore 2004: crescimento, desenvolvimento, inovação e consolidação

18/01/2005, por Marcel Trinta

Ao longo de seus 23 anos de existência, a Corpore sempre foi centro de referência quando o assunto é corridas de rua no Brasil. Durante todos esses anos a entidade trabalha junto aos corredores, procurando atender a todas as suas necessidades dentro e fora das ruas.

Mas em 2004 as coisas mudaram. Cada vez mais pessoas aderiram às corridas de rua não só como uma prática esportiva, mas também como um estilo de vida. A necessidade da inclusão em uma atividade saudável praticada por todos, aliada aos bons serviços prestados e aos estímulos dos eventos e ações, fez crescer o número de adeptos da modalidade e, com ele, o número de cadastrados, associados e participantes da Corpore, atingindo patamares significativos com uma rapidez incrível.

Hoje, já temos mais de 84 mil atletas cadastrados em nossa entidade e chegamos a ter uma média de 200 cadastros novos a cada dia útil em um período durante o mês de outubro. O ano de 2004 também fechou com o maior crescimento no número de associados (atingimos 6800) e inscritos em provas (com 81939 atletas).

Para Edgard dos Santos, secretário geral da Corpore, esse crescimento acontece devido “A busca pela qualidade de vida, o convívio com outros praticantes que contagiados pelo prazer encontrado nas provas, as medalhas recebidas que passam a representar conquistas nos ambientes de trabalho, familiar, esportivo, atraem mais e mais para as Provas”.

A procura por inscrições e participações em treinos técnicos foi cada vez maior, fazendo com que atingíssemos recorde de público em vários eventos. As inscrições chegavam a esgotar com mais de 3 semanas de antecedência, mesmo com o mercado oferecendo um grande número de eventos e opções de provas.

Esses acontecimentos geraram mais trabalho para a Corpore, mas tudo isso foi também um novo estímulo para continuar a oferecer qualidade, conforto e comodidade para todos os corredores, assim como para a implantação de inovações.

Inovações

E foi sempre pensando nos corredores que a Corpore introduziu diversas inovações ao longo do ano de 2004. Apenas esse ano tivemos a introdução dos Melhores em Performance, largada especial para PNEs (Portadores de Necessidades Especiais) e setores de Largada na SP Classic, isso apenas para trazer mais conforto na hora da largada.

Além disso, o serviço médico foi incrementado com a criação do Bombeiro Socorrista e o C4T – Lookout para garantir um atendimento médico ainda mais rápido e eficiente.

O Ranking Corporativo, ação inédita no Brasil, agitou o mundo empresarial, colocando as empresas numa disputa além das fronteiras do escritório, catalisando e incentivando a convivência entre funcionário e trazendo para dentro das empresas os troféus, símbolo da vitória alcançada em mais um trabalho em equipe.

Mas as inovações não ficaram apenas nas ruas, durante a corrida. Fora das pistas, novas ferramentas eram desenvolvidas. Hoje, além das inscrições on-line, cada atletas pode consultar no site da entidade o resultado da prova (quase em tempo real com o término do evento) e ver a sua classificação nas mais diferentes formas e categorias, além de contar com a possibilidade de imprimir seu diploma de resultados. Os usuários também podem ver seu Histórico de Participações Corpore, além de ficarem constantemente informados sobre todas as ações da entidade e todos os dados sobre as provas que foram e seriam realizadas através de matérias, notícias e notas.

Como consequência, o site chegou a ter picos tão altos de visitas que tivemos até que fazer uma manutenção geral para continuar recebendo e atendendo esse grande número de acessos. Confira nos gráficos o crescimento no número acessos, que teve mais de 475mil visitas no último trimestre.

Centro de referência

Com todas as informações contidas no site, as inovações e os números crescentes nos dados da entidade, a Corpore acabou consolidando a posição de centro de referência não somente para os atletas, organizadores, treinadores e imprensa especializada, mas também para a imprensa em geral, que notou o crescimento desse novo estilo de vida.

Publicações como a Veja, Isto É, Época, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Boa Forma, Livre Mercado (que circula no grande ABC), revistas voltadas para o meio empresarial como Canal RH em Revista (do Grupo VR), Revista do SESC e até jornais de Minas Gerias procuraram-nos para conseguir ou confirmar dados, solicitar depoimentos e testemunhos para serem utilizados nas matérias que abordam o universo das corridas (prática que se tornou cada vez mais constante). Isso também acontece com as revistas especializadas que mantêm contato constante conosco, como a Revista SuperAção e O2, e a internacional Distance Running da AIMS (que tem 500.000 assinantes no mundo todo) onde periodicamente participamos com ações e divulgação de tudo que acontece no cenário das corridas de rua do Brasil.

Para Alfredo Donadio, diretor de Comunicação da entidade, um bom time, criatividade e envolvimento fizeram com que a Corpore produzisse um bom trabalho durante esses anos, fazendo com que esta se afirmasse cada vez mais como um centro de referência: “Acredito que o diferencial da entidade seja o voluntariado e envolvimento do time. Aproveitamos todas as ferramentas disponíveis no mercado e nos apoiamos no pessoal contratado, efetivo e/ou tercerizado, de vanguarda e espertos em cada assunto. Formamos um time coeso e interessado e isto é que produz um trabalho sério e de responsabilidade. Um exemplo de atitude e resultado é o nosso site que está no ar desde dezembro de 2002, ou seja, com apenas pouco mais de dois anos de funcionamento, marca presença 24 horas no ar dando informação diárias, fomentando a atividade e explicitando os direcionamentos, é hoje, como muito orgulho, um local de pesquisa e parada obrigatória para quem quer saber sobre o assunto corridas de rua. Recebemos, como mostram os gráficos, milhares de visitas diárias, nacionais e internacionais, com os mais variados interesses e necessidades, apesar de ser um site totalmente em língua portuguesa e voltado principalmente para as ações da entidade. Este é só um exemplo, outros inúmeros poderiam ser dados”.

Com todo esse crescimento, não apenas a imprensa esteve mais próxima da Corpore, mas muitas empresas também. Atentas ao crescimento da atividade, algumas resolveram aderir ao movimento, nos procuraram e através de seus recursos propiciaram novas provas e ações. Foi o caso do Shopping Aricanduva, Shopping Ibirapuera, Editora Abril e mais recentemente, o Shopping Iguatemi – Campinas que resolveram se unir à Corpore e trazer mais um evento de qualidade aos corredores. “Temos visto uma tendência de crescimento na procura das corridas e por isso pensamos em presentear a cidade de Campinas com uma prova. Nos juntamos com a Corpore e esperamos fazer uma coisa bem bacana, marcante”, afirmou Ana Paula Fontana, gerente de marketing do Shopping Iguatemi Campinas, sobre a prova que acontecerá no dia 20 de março.

Resultados

Mas o ano de 2004 também foi muito importante para as empresas que já estavam junto a Corpore, apoiando o Circuito de Corridas. “Em nenhum momento tivemos dúvida sobre a importância do circuito que participamos, porque sabemos da qualidade e cuidado que a Corpore tem com as provas que organiza. Esta parceria está de parabéns e só tende a crescer”, afirmou João Rafael Altério, presidente da Montevérgine e corredor.

Ewaldo Russo, presidente do Fleury e corredor, salienta a importância de associar a imagem do laboratório junto a Corpore. “Para uma empresa como o Fleury é importante mostrar para as pessoas o bom resultado da prática de uma atividade física. Esta é a imagem que queremos passar quando aderimos à Corpore. Para 2005 vamos continuar o que iniciamos nas provas desse ano, ou seja, realizar nossos testes sanguíneos nos atletas que participarem das provas”.

Mas a maior beneficiada desse movimento todo é a comunidade envolvida com a corrida de rua que encontrou opções de provas cada vez mais organizadas e pôde testemunhar o crescimento dessa prática esportiva sem contra-indicações e que pode melhorar, e muito, a qualidade de vida de cada um.

Prepare-se para o Circuito 2005. Confira aqui o calendário proposto e já anote na sua agenda! Muitas novidades ainda estão por vir!



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH