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V Ilhabela Corpore Terra e Mar - Cuidados Médicos

18/05/2005, por Marcel Trinta

Buscando fornecer uma estrutura de atendimento médico de qualidade para as provas de aventura, a Corpore incluirá no seu staff médico o Dr. Oswaldo Borgianni, médico formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e há 21 anos atuando como ortopedista e tramatologista.

O Dr. Oswaldo será o responsável pelo trecho de Castelhanos, onde fará um atendimento de moto com material ortopédico de primeiros socorros. Com isso, poderemos trazer socorro imediato num dos locais de difícil acesso do percurso da prova.

Nessa prova, a Corpore contará com 9 médicos, 6 enfermeiros, Tenda médica de chegada, 6 ambulâncias-UTIs, tudo controlado pelo nosso diretor médico, Dr. Milton Mizumoto e com o auxílio da Dra Cecília Damasceno.

Além disso, lembramos que a hipoglicemia é um dos casos que mais afetam os atletas nas provas de longas distâncias, e por isso deixamos aqui algumas dicas para você não deixar a hipoglicemia te alcançar:

1- No dia da prova o café da manhã deverá ser entre 30 minutos a 2 horas antes, dependendo do tipo de carboidrato a ser ingerido.

2- Carboidratos de fácil digestão (bolachas de maisena, cream-cracker, torradas) podem ser ingeridos até 30 minutos antes.

3- Carboidratos que contenham gorduras ou proteínas (bolos, croiassants, sanduíches) necessitam de mais tempos para serem digeridos no estômago e depois liberados para o intestino para serem absorvidos.

4- Soluções glico-eletrolíticas a 6% podem e devem ser ingeridas a cada 20 minutos durante toda a prova.

5- Barras energéticas e energéticos concentrados de glicose ou maltodextrinas devem fazer parte do arsenal de carboidratos do atleta.

6- Frutas e alimentos protéicos podem ser consumidos para que a palatabilidade (sabor) dos carboidratos não se torne monótona.

7- Refrigerantes e sucos de frutas podem ser consumidos, desde que o corredor já tenha testado em treinos anteriores sua aceitação pelo estômago.

8- Carboidratos sólidos e barras de chocolates podem ser consumidos desde que muito bem mastigados e ingeridos de forma moderada, para não ocorrer o empachamento gástrico, levando a sensação de indigestão durante a corrida.

Confira dicas para a prova

Saiba tudo sobre o evento!




 
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