Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Voluntários Corpore - Mario Rollo

25/07/2005, por Marcel Trinta

Já falamos sobre Marilucia, Jorginho, Pierre e Helinho, nossos voluntários que estão em todas as provas auxiliando nas barracas de kit. Mas nossos voluntários têm diversas outras funções na organização e realização de uma prova, como estar atento a todas as orientações técnicas de uma prova. É isso que faz Mario Rollo, nosso diretor técnico. “A função primordial do diretor técnico é garantir que as orientações estejam em conformidade com as Regras Oficiais da Associação Internacional de Federações de Atletismo ( IAAF), com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e com a Federação Paulista de Atletismo (FPA). Cabe também a confecção dos Regulamentos das provas e demais preparativos técnicos, como entrega de recipientes para os atletas de elite, controlar as inscrições, que podem até ser rejeitadas por razões técnicas” afirma.

Segundo Mario, ser minucioso, ter essa atenção aos detalhes e senso crítico que ele traz às ruas se deve a profissão que exerce, a de cirurgião-dentista. Formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 1972, Mario começou a trabalhar logo na área que é sua paixão. “Entre 1973 e 1981 dividia o meu tempo entre a Prefeitura Municipal de São Paulo, como profissional concursado, e o consultório. Desde 1981, me dedico apenas a clínica particular”.

Seu interesse por esportes começou cedo e ele passou por diversas modalidades: “Pratiquei diversos esportes, entre eles futebol de salão, tênis, vôlei, xadrez, exceto basquete. Iniciei com a corrida em 1976 com o tradicional método de Cooper. No mesmo ano, na inauguração do Shopping Ibirapuera, começamos a correr em grupo saindo do Parque Ibirapuera e através da Maracatins chegávamos ao Shopping”.

O gosto pelo esporte foi aumentando e o levou a participar de 11 maratonas, como as de Washington e Miami. “Mas o que mais me dava prazer era correr as provas de 10 Km, pois sendo as mais populares e pelo condicionamento poderia correr a qualquer instante. A maratona já envolvia um tempo de preparação específica para a distância”, conta Mario.

O trabalho com a Corpore começou em 1994, em uma função bem diferente da atual, entregando água na primeira edição da SP Classic. “Com o passar dos anos fui trabalhando em diversos segmentos de uma prova de rua. Entrega de água, de kits, orientação na chegada, no percurso, na premiação, coordenação da chegada, orientação das placas de ritmo, planejamento dos Melhores em Performance e na largada por setores, coordenação dos exames anti-doping, atendimento aos atletas de elite e atualmente na Coordenação Programa dos Guias Voluntários junto aos PNEs”.

Atualmente, trabalhar nas provas e não corrê-las, traz saudade, mas acima de tudo, orgulho para Mario: “Às vezes me bate uma saudade de sentir o prazer de correr diversas distâncias, de sentir flutuar e ter a oportunidade de em pouco tempo percorrer um determinado trecho, mas é passageiro, foi um ciclo em minha vida e agora me entrego com a mesma paixão em auxiliar na organização de uma prova da Corpore, sentir que estou contribuindo para a entidade crescer e meu maior sonho é termos a maior prova da América do Sul tanto em quantidade como qualidade.”

A matéria acima faz parte de uma série que mostrará a atuação dos diretores e voluntários em dia de prova. Muitos dos corredores, senão a maioria, desconhecem esse diferencial. São profissionais das mais diversas áreas que há anos, nos eventos da Corpore, doam seu tempo em favor de uma organização esmerada. Esse envolvimento é a base do sucesso e o principal motivo que leva a Corpore a atingir em todas as suas ações a respeitabilidade da comunidade.



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH