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Corrida Duque de Caxias 2005 - Dicas

22/08/2005, por Corpore

Confira as dicas do treinador Nelson Evêncio

Dicas para uma boa prova:

Antes de sair de casa
* Tome um bom café da manhã, mas evite comer ou tomar algo que não esteja acostumado.
* Coloque seu número de peito, um 2º par de tênis, outro par de meias e uma camiseta seca dentro de uma mochila. Leve algum dinheiro para pagar o ônibus, o táxi ou o estacionamento de seu veículo. Evite levar objetos de valor, cartões de crédito e outras coisas desnecessárias.

Chegada ao local e preparativos antes da prova
* A largada está agendada para às 9:00h, mas procure chegar a concentração em torno de
7:10/7:30h para pegar o chip com calma (a entrega começa às 7:00h) ir ao banheiro, guardar seus pertences no guarda-volumes, relaxar e concentrar-se o máximo possível.
* Em torno de 8:00/ 8:10h, realize um trote leve de 10 minutos ou 15 minutos, caso você tenha mais dificuldade para aquecer o corpo.
* Faça os alongamentos de costume ou siga o alongamento que será ministrado por um
profissional de educação física às 8:30h.
* Em torno de 8:40/ 8:45h, direcione-se a largada e posicione-se atrás das placas de ritmo, de acordo com seu nível técnico. Respeite as placas para não sair acima de seu ritmo comprometendo o resultado final e visando não atrapalhar os outros corredores.

Após a largada
* Contenha-se no 1º km, principalmente nos primeiros minutos, procurando sentir seu corpo e achar seu ritmo ideal.
* No percurso há cerca de 6 subidas, sendo duas um pouco mais íngremes entre o 1º e o 3º km e 4 mais leves. A partir do km 6,5 a prova torna-se bem mais fácil, uma vez que você terá pela frente descidas e retas. Aproveite para recuperar o fôlego e somente depois tente correr um pouco mais forte, caso esteja sentindo-se bem.
* Beba água nos postos, mesmo que não sinta sede. Procure molhar a nuca e os punhos para esfriar o corpo e evitar o super aquecimento.
* Após cruzar a faixa de chegada, ande, receba sua medalha, hidrate-se e troque a roupa molhada por uma seca imediatamente. Realize um trote ou uma caminhada para diminuir a freqüência cardíaca e faça um leve alongamento.

Detalhes muito importantes
* Não corra sem estar inscrito em hipótese alguma.
* Ao sentir algum mal estar, diminua o ritmo, ande ou pare imediatamente e aguarde o auxilio de um profissional de saúde.
* Respeite e incentive seus colegas durante a prova. Agradeça ao público com um sorriso, com um gesto de positivo, ou uma palavra de gratidão, caso seja possível!
* Vá para prova com a alegria de que vai a uma festa e não com a preocupação de quem vai prestar vestibular. Lembre-se que é um grande privilégio poder desfrutar de saúde para treinar e participar de um evento deste porte, independente de seu tempo e sua colocação final.


Boa prova!

Nelson Evêncio
Pós Graduado em Treinamento Desportivo
Técnico de Atletismo Nível 1 pela International Association of Athletics Federation
Vice- presidente da ATC- Associação dos Treinadores de Corrida de SP

Saiba mais sobre a prova



 
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