Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

III Corpore Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha - Atendimento Médico

28/09/2005, por Corpore

Veja como foi o evento

Na terceira edição da Corrida e Bike Campos do Jordão – Corpore a equipe médica atendeu 64 occorrências entre cãimbras, dores musculares, escoriações, cefaléias, vômitos, lesão ligamentar de joelho e ferroadas de abelhas. As abelhas, como uma ocorrência não prevista pela nossa equipe, foi a grande vedete, atacando 30 corredores durante a prova e absorvendo duas UTIs para o atendimento imediato.

Para atendermos os 658 atletas tivemos a estrutura da Tenda Médica, dos 5 postos de ambulâncias UTIs no percurso dos corredores e dos 2 postos de ambulâncias UTIs no percurso dos bikers. No staff contamos com 7 médicos, 5 enfermeiros e unidade Care4You.

A unidade Care4You foi representada por Carolina Kimie, formada em Esportes pela Faculdade de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo e em SBV - Curso de Suporte Básico de Vida – pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. Nossa Care4You Carolina monitorou o final do trecho mais difícil dos bikers, munida dos materiais necessários à ressuscitação cardiopulmonar e um DEA (desfibrilador externo automático) – ZOLL AED+PLUS .

Segundo a American Heart Association, a Cadeia de Sobrevivência é formada por 4 elos ou cadeias : (1) ligar para o número local de emergências médicas, (2) RCP – ressuscitação cardiopulmonar – massagem cardíaca e ventilação, (3) desfibrilação rápida – uso do DEA e (4) SAVC – Suporte avançado – monitorização cardíaca, acesso venoso, medicamentos, controle de arritmias e estabilização da vítima para transporte. Desta forma, a Cadeia de Sobrevivência só será eficaz quando, além dos primeiros socorros (RCP) , temos o suporte do DEA e do SAVC.

Carolina, Yuji, Clarissa, Felipe, Marcus, Trigo e Wassall

Acreditamos que, tão imprescindível quanto a equipe médica, a equipe Care4You vem desenvolvendo seu papel; as principais caracteristicas desta equipe são o envolvimento com o esporte, a formação universitária como Professores de Educação Física e Esporte e a formação como socorristas, na qual aprendem o manuseio do DEA.

Queremos mais do que cuidar dos passos dos corredores, queremos cuidar também do giros dos pedais dos bikers. Assim como os corredores que enfrentaram todas as adversidades acima citadas, nossos bikers enfretaram trilhas íngremes, quadriceps doloridos, câimbras e rodas quebradas, mas mantiveram a nobreza do esporte intacto.

Meu muito obrigado aos corredores e bikers que nos auxiliaram a socorrer seus adversários.
Parabéns a todos !!!

Dr. Milton Mizumoto
Diretor Médico da Corpore



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Corpore

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH