Programação:
01 - DAS INSCRIÇÕES:
O evento constitui-se de uma competição entre Equipes. Uma Equipe é constituída por um mínimo de 6 atletas:
-
5 (cinco) atletas para o Revezamento
-
1 (um) atleta para o Desafio de Castelhanos
e pode incluir até 2 reservas “coringas” que podem substituir alguns dos 6 atletas acima. Portanto o máximo de integrantes por Equipe é de 8 atletas.
O resultado é apurado somando-se o resultado do Revezamento mais o do Desafio de Castelhanos.
Prazos |
20/09/2013 a 11/10/2013 (para pré-inscrição das Equipes)
23/10/2013 - Definição das Equipes selecionadas por Sorteio
24/10/2013 a 06/11/2013 - Definição das selecionadas por Convite
07/11/2013 a 14/11/2013 - Ratificação das inscrições pelas Equipes
18/11/2013 - Abertura de novas inscrições se houver disponibilidade, ou encerramento das inscrições. |
Local |
Sede (das 9 às 18 de 2ª à Sexta) ou pela Internet (www.corpore.org.br) |
Dados |
Responsável pela Equipe precisa cadastrar os integrantes da mesma em seu Grupo e usar a Ficha on-line de inscrição:
http://www.corpore.org.br/eve_eventosespeciais_inscricao.asp |
Preço |
Sem taxa de inscrição. Evento incentivado ICMS/SP |
Idade |
Revezamento: Mínimo de 18 anos completos na data do evento |
Desafio de Castelhanos: Mínimo de 21 anos completos na data do evento |
Composição |
MISTA – INTEGRANTES DOS SEXOS MASCULINO E FEMININO.
MÍNIMO DE 6 ATLETAS – ver detalhes no item 6 do Regulamento |
Seleção
# |
Quantidade |
Critério |
Regra |
1 |
60 equipes |
Participação nas Edições de 2001 a 2010 da Prova de Ilhabela
(fidelidade à Prova) |
Para cada atleta / participação em prova anterior será acumulado 1 (um) ponto, ordenando-se as equipes em ordem decrescente dos pontos totais obtidos. |
2 |
40 equipes |
Sorteios para as equipes pré-inscritas que excederem às 60 do critério 1 (fidelidade à Prova). Sorteio será conduzido na Sede Da CORPORE. Não é obrigatória a presença de representante da Equipe. |
3 |
Demais |
Convites da Organização |
Incluso na inscrição:
• Camiseta do evento,
• Medalha de participação,
• Identificação para os dois veículos obrigatórios de cada equipe,
• Número de peito,
• Premiação conforme item específico,
• Hidratação dos corredores nos trechos de Castelhanos (extremo leste), Jabaquara (extremo norte) e Borrifos (extremo sul).
• Pulseiras de identificação dos Trechos.
02 - DA LARGADA E DO TEMPO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO:
No dia 07 de Dezembro de 2013 às 05h00 será dada a largada da 1ª equipe. Sucessivamente, as demais equipes largarão em intervalos regulares.
O tempo máximo de conclusão do percurso integral será de 10h30 horas, contadas a partir da largada de cada equipe. Exemplo: Equipe que largar às 05h00 terá que concluir a prova no máximo até 17h30.
Nota importante: As Equipes precisam informar minutos/km de cada atleta em percurso plano obtido recentemente para uso no Planejamento Logístico do Evento. Caso exista uma discrepância superior a 10% do tempo informado pelas equipes em relação à performance dos corredores, ficará a critério da organização uma punição ao tempo total da equipe ou a não obrigatoriedade de aguardar o tempo das 10h30 regulamentares para o fechamento dos postos de cronometragem da prova. A não obrigatoriedade em aguardar às 10h30 regulamentares também se aplica à equipe que fez substituições nos 15 dias que antecederam a prova.
Desafio Castelhanos: se o corredor, a critério exclusivo da organização, estiver sem condições ou com problemas para terminar o percurso, ele poderá ausentar-se, ou até mesmo ser retirado para sua segurança, recebendo o tempo do último atleta participante do Desafio Castelhanos mais 10 minutos.
03 - DO REVEZAMENTO:
Durante o percurso estarão instalados:
- 1 posto de Largada (corredores do Revezamento)
- 1 posto de Largada (corredores do Desafio Castelhanos) – junto ao Posto 9
- 15 postos de revezamento
- 3 postos de retorno (Extremos Sul, Leste e Norte)
- 1 posto de chegada (corredores do Revezamento + corredores do Desafio
Castelhanos) – fisicamente será o mesmo da Largada.
Todos devidamente sinalizados e informados por mapas, que serão fornecidos às equipes.
Trechos:


No posto de largada, ao se qualificar, o corredor 1 ou o reserva (7 ou 8) que fará o primeiro trecho receberá uma pulseira que funcionará como o bastão de revezamento da equipe. Após fazer seu trecho, este atleta quando chegar ao respectivo funil, passará a pulseira para o próximo corredor.A passagem da pulseira (de atleta para atleta da mesma equipe) será obrigatoriamente feita SEMPRE dentro do funil de revezamento e após a identificação do atleta.
Cada atleta receberá três pulseiras e deverá portá-las uma para cada um dos trechos que irá cobrir. Finalizando o trecho irá entregar a pulseira correspondente ao trecho concluído a um Fiscal no Posto de Troca.
O atleta de Castelhanos receberá apenas 1 pulseira.
Cronometragem eletrônica
Serão montados postos de cronometragem na CHEGADA da Prova (Equipes + atletas de Castelhanos) e na LARGADA para Castelhanos.
A LARGADA será por horários pré-definidos.
Direção da Prova

Atletas / Trechos:
Distâncias totais percorridas / corredor (a):
Distâncias por nível de dificuldade / corredor:
04 - DO FUNIL:
O funil terá largura aproximada de 01 metro e comprimento aproximado de 04 metros, tendo em cada lateral uma fita zebrada identificando-o.
05 - DO (A) CORREDOR (A):
Em nenhuma hipótese o atleta poderá correr com o dorso nu.
O (a)s corredores (as) deverão usar seu número de peito durante todo o percurso. Dobrar, cortar, adulterar a numeração oficial, bem como a não utilização do número, acarretará na desclassificação sumária da equipe.
06 - AS EQUIPES:
Equipe |
Regra |
Quantidade |
Um (a) corredor (a) para o Desafio Castelhanos; 5 (cinco) corredores (as), 2 (dois) reservas opcionais. |
Restrição |
Cada atleta só poderá ser inscrito em uma única equipe. |
Substituição na Prova |
• Só os atletas reservas podem substituir atletas na Prova.
• Atleta substituído pode retornar à Prova.
• Reserva só poderá substituir corredor do Desafio Castelhanos (a) se não tiver corrido qualquer trecho antes.
• Atleta reserva só poderá correr no máximo 3 trechos. Substituição sempre no Posto de Revezamento anterior ao trecho interrompido.
• Substituição que não observe estas regras implicará na desclassificação da equipe para as premiações de equipes. |
Composição da Equipe - Obrigatoriamente MISTA |
• No mínimo 1 corredor de sexo oposto aos demais que cubra o mínimo de 3 trechos individuais de corrida, ou, que corra o Desafio Castelhanos.
• A cobertura dos trechos poderá ser também feita por Reserva. A regra é a de que no máximo 12 trechos sejam completados pelo sexo com maior quantidade de participantes e o mínimo de 3 trechos pelo sexo com menor quantidade de participantes. |
Coordenação |
Cada Equipe deverá designar um (a) Coordenador (a) que será o único interlocutor perante a Organização. Pode ser um dos integrantes da Equipe ou alguém indicado por ela. Deverá participar do Congresso Técnico – se não participar estará desabilitado para quaisquer reivindicações no dia da prova. |
Apoio na Prova |
Alimentação, Hidratação, Proteção e Segurança dos corredores em cada trecho são de responsabilidade das próprias Equipes. E devem escolher corredor que possa completar o Desafio Castelhanos. |
07 - TROCA DE ATLETAS OU DA ORDEM DOS MESMOS ANTES DA PROVA:
O que |
Prazo |
Local |
Troca de Atleta ou Mudança na Ordem |
De 16 a 31/10/2013 |
Sede ou e-mail |
Dias 29 e 30/11/2013 |
Retirada do kit |
06/12/2013 |
Ilhabela |
08 - DURANTE O PERCURSO:
A pulseira DE REVEZAMENTO deverá estar sempre de posse do atleta que estiver correndo, sendo a troca obrigatoriamente efetuada dentro do funil nos postos de revezamento.
Todo atleta que estiver correndo deve afixar de maneira visível o seu número oficial no peito na camiseta ou top.
09 - DA PREMIAÇÃO:
OBSERVAÇÃO : Os atletas premiados na categoria Geral, não participam da premiação por faixa etária.
Definição da Categoria da Equipe:
É feita pela MÉDIA da Idade de todos os integrantes da Equipe, considerando o critério de idade da CBAt, que determina o cálculo pelo ANO do nascimento. Exemplo: atleta nascido no ano de 1973, para o cálculo é considerado como 40 anos, independentemente do DIA e MÊS em que nasceu.
Critério de arredondamento universal, somando-se 0,5 no cálculo.
Exemplo 1: se a média resultar 29,2 anos, a Equipe será enquadrada na Categoria Até 29, pois somando-se 29,2+0,5, teremos 29,7, e consideraremos o INTEIRO 29.
Exemplo 2: se a média resultar 39,6 anos, a Equipe será enquadrada na Categoria 40 a 49, pois somando-se 39,6+0,5, teremos 40,1, se consideraremos o INTEIRO 40.
Ao término da prova, todos os atletas regularmente inscritos que participarem do evento receberão a medalhas do evento.
Para que eles (as) tenham direito aos seus prêmios (troféus) de equipe, deverão obrigatoriamente ter concluído o percurso com os atletas conforme o regulamento e que tenham corrido os seus trechos exatamente na ordem da inscrição da equipe.
Caso isto não ocorra, a equipe terá seu tempo computado extra oficialmente e seus integrantes concorrerão aos troféus individuais, ficando a equipe desqualificada para efeito de premiação geral.
ATENÇÃO:
Todas as equipes deverão correr o trecho final com no mínimo 5 (cinco) atletas caso contrário à equipe será penalizada com o pior tempo do último trecho mais 10 minutos.
Penalização aplicada em Equipe não invalida o resultado do atleta do Desafio Castelhanos.
10 - TRÂNSITO E SUPORTE:
O trânsito no dia do evento estará fluindo normalmente (aberto aos veículos em todo o percurso da prova), isto é, a corrida acontecerá em meio às condições normais de trânsito das ruas e estradas do município. Apesar de todas as medidas de segurança tomadas pelos órgãos oficiais que apoiam o evento (Serviço municipal de trânsito, Polícia Militar Ostensivo do Trânsito, Polícia Ambiental, Polícia Militar Bombeiros e outros), decorrem do acima exposto os seguintes pontos de absoluta importância:
1. A responsabilidade pela segurança do atleta estará por conta dele próprio e da sua equipe de apoio.
2. Os veículos de apoio deverão respeitar integralmente e durante toda a prova, as leis e regulamentos do código nacional de trânsito. Informação importante: a velocidade máxima permitida para veículos em Ilhabela é de 40 km/hora, e é proibido o transporte de pessoas na caçamba de caminhonetas.
3. Na Ilhabela é proibida a utilização de veículos de aluguel, Vans etc. que não sejam registrados pela prefeitura, portanto as equipes que quiserem levar veículos com estas características deverão solicitar na Secretaria de Turismo da Ilhabela autorização. As multas são de valores significativos. O quadriciclo não pode trafegar na estrada podendo o mesmo ser apreendido. Moto não é veiculo de apoio.
4. O trânsito local permanecerá aberto durante toda a prova.
5. Os atletas deverão sempre correr na mão de direção do trânsito e SEMPRE protegidos por um veículo da equipe, a exceção quando optar pela calçada podendo correr dos dois lados da via de circulação.
6. Cada equipe deverá obrigatoriamente providenciar 2 automóveis, que serão devidamente identificados, para servirem como suporte e segurança dos atletas. Um dos automóveis deverá acompanhar o atleta que estiver correndo enquanto o outro providenciará a chegada dos atletas subsequentes aos respectivos postos de revezamento. É importante o planejamento das equipes: conhecer o percurso com antecedência, se possível no local.
7. As equipes deverão, obrigatoriamente, informar por escrito, no ato da retirada do kit no dia que antecede a prova, a marca, cor e chapa dos veículos.
8. A responsabilidade pelos cuidados com hidratação, alimentação e outros cuidados necessários dos atletas durante a prova, é de cada equipe. Serão exceções os trechos limites (retornos Sul, Leste e Norte) onde a organização providenciará suporte e hidratação uma vez que estes trechos serão vedados à entrada dos veículos das equipes.
Nota: a equipe que for vista pela organização desrespeitando esta norma e acompanhar o corredor nos trechos 4, 9 e 13, terá computado a sua equipe o pior tempo do trecho mais 10 minutos.
TRANSIÇÃO PARA Os POSTOS 5 Borrifos, 10 Castelhanos e 13 Jabaquara:
Os veículos das equipes conduzirão os atletas até o início destes trechos. É proibido o acompanhamento pela equipe de atletas nestes trechos, a punição será do pior tempo do trecho mais 10 minutos.
ESTACIONAMENTO DOS VEÍCULOS DE APOIO:
Os veículos não deverão estacionar ou parar, em nenhuma hipótese, em frente, ou antes, do posto de troca, devendo sempre estacionar no mínimo 50 (cinquenta) metros após o funil de transição. O veículo deverá obedecer à ordem do pessoal local, a não obediência da mesma poderá incorrer em acréscimo de 5 minutos no tempo final da equipe.
Observação: regras especiais de trânsito e estacionamento serão complementadas no Congresso Técnico.
ATENÇÃO REDOBRADA:
Os veículos devem seguir todas as regras de trânsito oficiais.
Ocorrendo um ligeiro engarrafamento de trânsito que impeça o avanço do veículo escolta do atleta é importante que o motorista mantenha a calma, pois logo adiante retomará a posição.
Quem não pode perder tempo é o atleta. O veículo não está competindo.
Não estacione em filas duplas evitando bloquear entradas ou saídas e locais proibidos.
11 - PENALIDADES:
Será desclassificada a equipe que não comparecer com os dois veículos.
Serão consideradas faltas para penalização as infrações de trânsito e de circulação de veículos que impeçam, atrapalhem ou prejudiquem o fluxo de corredores e/ou automóveis de outras equipes. Estas faltas serão punidas com múltiplos de 10 minutos de acréscimo ao tempo total da equipe, bem como ao tempo individual do atleta no trecho, podendo em caso de falta grave chegar à desclassificação da equipe, sempre a critério exclusivo do diretor de prova e da organização.
12 - CONGRESSO TÉCNICO:
Data: 30/11/2013 às 15h00
Local: Sede Corpore - Rua Bento de Andrade, 444
Obrigatória a participação dos Coordenadores ou Representantes técnicos de todas as equipes.
Objetivo: alinhamento de todas as informações, ajustes finais relativos a regulamento e condições da Prova.
O não comparecimento do Coordenador da equipe ao congresso técnico desabilita a equipe a quaisquer reivindicações no dia da prova.
13 - DISPOSIÇÕES FINAIS:
Qualquer situação não mencionada neste regulamento será decidida pela Organização.
Reivindicações deverão ser entregues por escrito até as 21h00 do dia 06 de Dezembro de 2013, pelo coordenador da equipe que tenha participado do Congresso Técnico, ao Diretor da Prova.
Se no dia da prova as condições de terreno ou climáticas não forem favoráveis e possam por em risco, mesmo que minimamente, a integridade dos atletas, a organização poderá alterar a seu critério, o percurso.
No caso de mudança, ficarão garantidas as regras uniformizadas para todas as equipes.
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