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2013-Meia Maratona - Planilha de Treinamento

04/02/2013, por Paulo Bueno



   
         É com grande satisfação que encaro a tarefa de levar até os leitores do site de nossa associação uma programação de planilhas para a ½ Maratona Corpore que será realizada no próximo dia 14 de abril.
            Seguindo o ocorrido em anos anteriores dividi as programações da ½ maratona em dois níveis diferentes, para iniciantes e intermediários.

           As características do trabalho estão abaixo:

Nível Iniciantes - É indicado para:

1 – Pessoas que correm ativamente a distância de 6 a 8 km sem dificuldades;
2 – Dispõem de agenda para treinar 3 vezes por semana, não menos;
3 - Já participaram de provas de rua anteriormente.
Planilha

Nível Intermediário  - É indicado para:

1 – Pessoas que correm ativamente a distância de 8 a 10 km sem dificuldades;
2 – Dispõem de agenda para treinar 4 vezes por semana, não menos;
3 - Participam regularmente de provas de rua.
Planilha

Não se esqueça de antes de iniciar a programação:

1 – Passar por uma avaliação médica;
2 – Utilizar tênis de corrida em boas condições e com seu perfil de pisada;
3 – Ter um par sobressalente também em boas condições;
4 – A preparação será para terminar a prova com tranqüilidade;
5 – Ter comprometimento com os treinos e com a meta estabelecida;
6 – Suporte nutricional durante a sua programação também é muito importante juntamente com a suplementação correta durante a corrida pois sem ela seu desempenho, muito provavelmente, afetará sua performance.

Observações Importantes:  
                             
Não se esqueça de realizar aquecimento antes da sessão de corrida e um leve alongamento após a mesma sessão;
O trabalho de exercícios de suporte (RML / Pilates / Alongamento) que existe em alguma das programações não é obrigatório, mas auxilia muito na sua evolução técnica e na proteção estrutural de seus músculos e articulações;
A evolução deve ser realizada com cuidado, nunca aumentando o volume ou intensidade determinado pela programação;
A programação foi desenhada para que você tenha uma evolução satisfatória para terminar bem a prova em questão utilizando recursos diferenciados como corrida progressiva, regenerativa, sistema intervalado e etc. Quanto maior o respeito à seqüência da evolução melhor será o sucesso esperado.
 
Boa sorte a todos!!






Professor Zeca
Conselheiro Técnico - Corpore

Ztrack Esporte e Saúde
http://www.ztrack.com.br/







   



 
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