
A Meia Maratona de São Bernardo do Campo está chegando, os longões já foram feitos e muita gente se pergunta? E agora? Como se preparar nestas últimas semanas?
O polimento é caracterizado com uma diminuição do volume, intensidade ou os dois dependendo da prova alvo. O objetivo desta fase é reduzir a fadiga acumulada dos treinos pesados e “descansar” o corpo para prova. Mas, cuidado! Se feito errado o polimento, pode ocorrer o destreino, o que não é nada legal nas véspera da prova.
Pensando na Meia Maratona de São Bernardo do Campo, estudos apontam que a manutenção da intensidade é importante para retenção do ganho aeróbico obtido durante os treinos. Quando pensamos em volume, o interessante é diminuir (de 50-70%) o volume semanal para que haja recuperação do corpo, mas com aumento de rendimento.
Mantendo essa combinação de diminuição do volume e manutenção da intensidade, é possível observar alterações positivas no VO2máx, limiar anaeróbio, potência e força muscular, concentração de enzimas oxidativas e de glicogênio muscular, hemoglobina e hormônios que promovem um grande ganho de performance para a prova.
Porém, uma coisa importante para salientar é a individualidade de cada atleta, visto que dependendo da prova e do perfil do atleta pode-se usar 3 tipos de polimento, o steptaper, onde o volume é reduzido bruscamente para uma a ser mantido até a semana da prova, o polimento linear, com redução linear do volume, e o exponencial, com uma redução mais acentuada no início do polimento. Assim, não deixe de consultar seu treinador e conversar com ele sobre qual o melhor tipo de polimento para você!
Boa prova, galera!
Lucas Sália dos Santos
Coordenador Técnico da Lobo Assessoria Esportiva


|