Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Marcadores de Ritmo Corpore - O projeto - Edição 2003

Horário de apresentação dos marcadores no sábado dia 26/04: das 10h às 14h - na barraca dos Marcadores de Ritmo Corpore

Não perca! Confira diariamente as histórias e estratégias dos líderes de time! A cada dia, novos líderes serão apresentados! Leia já algumas história:

A tradicional Meia Maratona Corpore e a Primeira Maratona Corpore, que serão realizadas no dia 27 de abril deste ano, contarão com um projeto cujo intuito é proporcionar conforto aos corredores: os Marcadores de Ritmo. Estes grupos de maratonistas são liderados por atletas que correm com o mesmo objetivo: terminar a prova com um tempo pré-determinado, seguindo um ritmo adequado. Nesta edição serão sete tempos diferentes, com quatorze líderes marcadores, dois para cada tempo. Os tempos programados se diferenciam em quinze minutos, de início 2:59:59 à 4:29:59 horas.

Os Pace Teams foram originalmente criados em meados dos anos noventa, pelo americano – Mr.Bingham, conhecido também como Mr. Pinguin. Este apelido refere-se aos os corredores desengonçados, como ele próprio era. Foi justamente para melhorar a corrida e o desempenho destes atletas que Mr.Bingham bolou o primeiro projeto de Marcadores de Ritmo, para a Maratona de Nova York.

Os Marcadores de Ritmo Corpore é um projeto idealizado pelo diretor de comunicação da Corpore, Alfredo Donadio Filho (foto) e foi realizado, através de sua coordenação, nos anos de 1998 e 1999, na Maratona de São Paulo

Os Lideres Marcadores de Ritmo têm como característica principal desprendimento, pois aceitam fazer a prova, num ritmo aquém do seu, para poder puxar seu grupo. Este é mais um símbolo da imensa noção de solidariedade que permeia a prática da corrida. Este esporte, apesar de individual, não é solitário. E nem deve ser. Maratonistas experientes contam que a companhia de um grupo pode ser o diferencial para que o corredor complete a prova bem, pois passados os trinta primeiros quilômetros do percurso, mesmo para os bem treinados ou mais experientes ou até para os veteranos na distância, a pressão e a dor podem ser angustiantes.

No sábado anterior a este grande evento Corpore, 26 de abril, haverá uma barraca dos Marcadores de Ritmo na Arena no Parque Villa Lobos – local da largada no dia seguinte -; para que eles apresentem seu projeto para os corredores. Este será o momento para orientar e oferecer sua experiência aos interessados, contando e explicando detalhadamente a estratégia de cada Líder de Time.






 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Flávia de Almeida Prado

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH