Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

1ª Corrida e Caminhada Oral-B Prevenção do Câncer Bucal - Dicas para a prova

23/01/2006, por Corpore

Olá caros corredores,

Antes de tudo é um grande prazer poder falar com vocês e sentir que de alguma forma estarei colaborando em um melhor desempenho para a primeira corrida do ano no calendário Corpore.

Existem alguns itens que, na minha opinião, são importantes quando se fala em realizar uma prova de corrida e caminhada como a do dia 29/01. São eles:

• Preparação técnica e psicológica prévia:

Procure observar qual será o seu real objetivo para esta prova. Lembre-se que estamos em início de temporada e que muitos podem estar voltando de férias. Sendo assim procure realizar uma prova dentro de suas capacidades atuais. Utilize a semana anterior a prova para, nos treinos, criar uma meta de esforço e resultado compatíveis.

• Preparação nutricional:

Na noite que antecede a prova alimente-se de carboidratos de cadeia longa (macarrão, batata). Evite as gorduras ou alimentos com a digestibilidade lenta (carnes vermelhas, frituras etc.).
No café da manhã coma algo leve como torradas e fatia fina de queijo branco com sucos e frutas não gordurosas. Hidrate-se bem durante a prova.

• Preparação do material:

Procure dormir cedo na noite que antecede a prova. Utilize roupas leves e confortáveis e tênis apropriado (não use tênis novo em dia de prova), lembre-se de colocar o “chip” no calçado e se você for uma pessoa que costuma suar muito, utilize vaselina na região dos mamilos (homens) embaixo dos braços e entre as coxas, pois o contato repetitivo destas regiões pode provocar assaduras. A realização de exercícios de alongamento antes da largada é importante para preparar melhor sua musculatura e tirar o estresse emocional da prova. Evite chegar na posição de largada em cima da hora e se posicione no local correspondente ao seu ritmo de corrida.

• Preparação Tática:

A prova é realizada com altimetria baixa (sem aclives e declives), sendo assim realize a largada de uma forma cautelosa para evitar acidentes, mas imponha seu ritmo a medida que houver condições para que a prova fique dentro de seus objetivos.
O percurso estimula uma corrida veloz, mas lembre-se que estamos voltando de férias e o ritmo deve ser agradável até o final.
Para as pessoas que realizarão a prova de 1,5 Km de caminhada a pedida é impor uma passada firme sem deixar de curtir a região e as vibrações positivas que este tipo de evento nos proporciona.

Desejo a todos uma ótima corrida e que esta prova signifique o início de um grande ano esportivo !!!


Professor Zeca
Chefe da Equipe Z.Track / Clínica Paulista de Esportes

Saiba mais sobre o evento



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH