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Flanax® Run - Dicas para a prova

23/02/2006, por Corpore

O percurso das provas de 5km e de 12km são praticamente idênticas em altimetria. A única diferença entre uma e outra está exatamente nos 7 quilômetros restantes para quem irá correr os 12 e são na maior parte, planos.

Brincadeira a parte, é preciso se concentrar muito antes de participar, tanto da de 5 como na de 12 quilômetros.

O percurso de 12 quilômetros passa por ruas de características variadas, uma hora sobe uma pequena elevação outra desce, mas na sua maioria percorre percurso plano. Dá até para realizar a prova na forma mais fácil, ou seja, “just for fun”. Claro que se percorrê-la muito rápido, sem condições atléticas, será desgaste na certa.

Então, como fazer para participar desta prova e continuar se divertindo?

É fácil: basta que você já percorra pelo menos 8 ou 10 quilômetros algumas vezes por semana. Não importa o tempo, a mágica é distribuir bem o ritmo da prova e não sair atropelando os outros participantes. Correr com firmeza, coerência e obstinação fará com que conquiste resultado muito superior aos alcançados anteriormente. Quer tentar?

As dicas são as seguintes:
- Hidrate-se bem com bebidas isotônicas e água antes, durante e após a prova.
-
Aqueça lenta e gradativamente, até chegar no ritmo pretendido na prova.
-
Aguarde no local de partida, de preferência na sua faixa de ritmo por quilômetro.
-
Inicie a prova em um ritmo já visualizado e pretendido em pensamento, 15 minutos antes da partida, e verá que essa experiência dá certo.
-
Só exceda na velocidade de prova após ultrapassar a metade do percusro.

Para quem irá percorrer a prova dos 5 quilômetros, tenha bastante confiança e não exceda muito na velocidade que você é capaz. Tente, desde o começo, distribuir a velocidade que esteja compatível com a sua condição para corrê-la.

Boa sorte
Miguel Sarkis

Saiba mais sobre a prova



 
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