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Iguatemi Campinas 11K - Dicas médicas

23/03/2006, por Corpore

O diretor médico da Corpore, Milton Mizumoto, preparou uma série de dicas para você completar bem ambos os percursos da prova. Confira:

Exames de Check-up

Quando iniciamos uma atividade física, podemos ter alguma patologia que ainda não se manifestou, que poderá acentuar-se com o esforço físico.

Dica 1: Faça seu check-up médico, principalmente se acima dos 35 anos, lembre-se – “Prevenir é melhor que remediar”.

Escolha da vestimenta

Como toda atividade física, quando estamos utilizando materiais corretos, otimizamos a nossa performance e minimizamos nossas lesões.

Dica 2: Dias de sol – “Boné claro, óculos escuros e filtro solar protegem sua cabeça, seus olhos e sua pele”.

Dica 3: Dias de frio- “Agasalhe-se imediatamente após o treino, proteja sua saúde”.

Velocidade de corrida

Quanto mais rápido voce corre, maior a chance de ficar hipoglocêmico (queda de açucar no sangue)

Dica 4: A quantidade total de calorias queimadas depende da distância percorrida, e não da velocidade.”Vamos no “longo e lento”

Dica 5: Se você consegue cantarolar ou conversar com seu companheiro enquanto corre, acredite: Você está correndo no ritmo certo.

Proteger-se dos raios U.V.

A falta de proteção da camada de ozônio da atmosfera, aumenta o índice de câncer de pele.

Dica 6: Utilize protetores solares para a pele e óculos escuros para proteção da retina dos olhos.

Hidratação

75% das calorias queimadas dissipam através da transpiração. Um litro de suor vaporizado resfria 580 Kcal do seu corpo.

Dica 7: Hidratar controla a temperatura corpórea.

60% do nosso corpo é constituído de água, não deixe ela faltar.

Dica 8: Hidrate-se durante os treinos.

O tipo de esporte; o clima; a qualidade, temperatura, concentração do hidratante e a velocidade da corrida são fatores determinantes na velocidade de absorção dos hidratantes.

Dica 9: Quando estiver correndo e sentir o estômago empachado, diminua o ritmo e a ingestão dos líquidos até sentir melhor.

Energéticos

A utilização de carboidratos de rápida absorção antes da prova pode levar à hipoglicemia reativa, ocasionando a queda da performance.

Dica 10: Comece a ingerir energéticos apenas após o início da corrida

A utilização de carboidratos durante a prova retarda o aparecimento da hipoglicemia

Dica 11: Nas provas de mais de 1 hora de duração inicie a reposição do carboidrato desde o inicio da corrida.

Alimentação

A alimentação correta é nossa principal fonte energética. Os energéticos são classificados em proteinas, carboidratos e gorduras.

Dica 12: Procure dar preferência aos carboidratos, mas proteinas e gorduras são necessárias na alimentação, pois possuem aminoácidos essenciais e gorduras essenciais. –"Tenha na sua refeição alimentos variados, caso tenha dúvidas procure esclarecer com a nutricionista”

Dieta pré-exercício

A digestão e absorção dos alimentos depende do tipo de alimento ingerido.

Dica 13: Evite alimentos gordurosos ou muita proteina na refeição anterior ao treino ou prova.

O tipo de carboidrato ingerido antes da prova ou treino é fundamental para evitar hipoglicemia reativa e melhora da performance.

Dica 14: Fonte de carboidrato deve ser sólida de fácil digestão, caso for ingerida 1 h antes pode ser líquida não concentrada.

Dica 15: Ingerir de 1 a 5 gramas de carboidrato/kg de peso corpóreo deve ser ingerida de 1 a 4 hs antes.

Alongamento e aquecimento

Quando nossos músculos são solicitados durante a prova, um gesto mais brusco poderá lesar as estruturas músculo-tendíneas.

Dica 16: Aquecimento leve e alongamento prévio, além de fazerem parte do treino, minimizam lesões ortopédicas.

Mal-estar na prova

Durante a prova voce poderá estar sentindo-se mal, as causas podem ser as mais variadas possíveis: desidratação, intermação, hipoglicemia, problemas cardíacos, hipertensão arterial, etc.

Dica 17: Sempre corra com alguma forma de identificação: nome, telefone de contato e se é portador de alguma doença.

Dica 18: Procure ajuda mais próxima dispostos no percurso, médicos ou paramédicos.” Guarde para si próprio a oportunidade de poder fazer outras corridas, conserve sua saúde”.

Milton Mizumoto
Diretor-Médico Corpore

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