Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Maratona de Beijing a dois anos da Olimpíada de Verão

19/12/2006, por Mario Rollo

Shanghai significa (shang) em direção (hai) ao mar. População de 14 milhões de pessoas, 16.800/ km quadrado; São Paulo possui 7.175 / km quadrado.
Beijing (Pequin) tem 10 milhões de pessoas e sediará a Olimpíada de verão de 2008, famosa pala Praça da Paz Celestial (Tian-An Men) - Tian’anmem Square
Nesta praça em 22/10/2006 realizou-se a largada da 25ª Maratona de Beijing.

Como cheguei no sábado a tarde ficou extremamente difícil conseguir inscrever-se (para retardatários estrangeiros US100.00) ou conseguir algum convite e tive que me contentar em ser um espectador do evento. Longe de me arrepender pois permitiu –me analisar o evento do lado de fora e servindo também para acompanhar a prova de 4 km caminhando e depois me dirigir ao estádio no local da chegada.

A largada da elite masculina ocorreu as 8:00 e da elite feminina e geral as 8:15, portanto não estão preocupados com o auxílio de outros corredores para as mulheres e nem com a segurança delas na largada.

O sistema de isolamento dos atletas para acesso a largada é eficiente, pois todos os atletas são obrigados a entrarem na arena de largada por um acesso subterrâneo onde o policiamento é ostensivo e quanto ao público tem que se limitar a observar de longe os atletas pois o isolamento é muito eficaz para conter o público neste instante do evento, onde temos as maiores autoridades do país presentes.Veja que tem pelo menos duas barreiras de contenção, uma por corda e outra por cerca, além da distância da rua e polícia.

O alongamento e feito a cada 100 metros sobre uma plataforma de andaimes, mas totalmente cobertas com as cores da bandeira da China .
As divisões entre as diversas distâncias a serem percorridas não são feitas por setores e sim por ordem de chegada criando um embaralhamento entre as quatro distâncias, aqui o tradicional e prova curta (4Km), 8 km ou 10 km, meia maratona e maratona tudo numa mesma prova.

Isto gera a confecção de 4 chegadas em locais diferentes embora espaço físico para fazerem eles possuem bem como poder político para tal.
Depois de certo tempo, ou seja, nos 3 quilômetros da caminhada não temos mais controle de nada e nem de trânsito chegando a ocorrer disputa de espaço entre bicicletas, motos, carros, ônibus e participantes, diferente do Brasil. Quem chegou primeiro leva, pode ser pessoa ou veículo.

A chegada do 4,5 km simples sem grades e com o pórtico muito.

O tempo é por relógio digital da Swatch extremamente fino e leve e com a bateria para 10 horas de uso e com a propaganda removida do relógio. A montagem e desmontagem feita por duas pessoas e a operação do relógio digital por uma mulher. Não tem água na chegada e nem guarda volume e colocaram 4 banheiros químicos. Algumas placas de patrocinadores e nenhuma grade de contenção.
O relógio digital observa-se uma faixa branca de plástico removível onde está o logo da empresa, desmontou retira-se o logo.

A chegada da maratona dista mais que os 30 % regulamentares que a IAAF recomenda e é feita num estádio ao lado do futuro estádio de competições de atletismo e abertura dos Jogos Olímpicos de Verão.

O primeiro colocado passou sem moto ou bicleta de proteção de proteção.

O estádio estava totalmente isolado, sem convite não entra, mas estava lotado. Os grupos de amigos e parentes que tentaram entrar foram barrados assim como os turistas.
Pelos comentários na internet os maratonistas ficaram a mercê do transito e sem água nos trechos e muitos tiveram bagagem desaparecida e para retirar o certificado levaram-se horas.

A marcação de quilometragem utilizada ainda está no esquema antigo de provas da Corpore, via placas na altura do peito das pessoas, sem a devida possibilidade de visualização.
Foi uma prova para 30.000 participantes, sendo que os locais praticamente não pagam e os estrangeiros o equivalente a U$ 60.00 (472 RMB - moeda local) e os chineses o equivalente a 40 RMB.
Somente a maratona teve apuração por chip.

Vencedores Premiação
James Kwambi Kisang – Kenia – 2:10:36 U$ 2.500.00
Vencedora feminine Weiwei Sun – China – 2:34:41 U$ 1.900.00

Em Shanghai somente existem duas corridas por ano, acredito que só politicamente consegue-se a liberação das ruas, muito embora o trânsito seja de maior volume que São Paulo, porém a quantidade de elevados e ruas largas compensam o volume.
Os parques são grandes e com boa infra-estrutura, ideal para provas ate 3000 pessoas.

Os materiais para arena são muitos bons e a maioria de alumínio de fácil transporte, o suporte para banners de quilometragem pode ser escorado com barris de plástico, os quais já temos em SP. Transporta-se vazio e depois se enche de água ou areia e coloca-se o banner.

Fontes: revista Veja ed.n 1968, ano 39 numero 31 09/08/2006
Viajando pelo mundo Jose Cretella Jr- 1998 – Circulo do Livro




 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Mario Rollo

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH