Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Entrevista - Prof Helio Silveira (SESI - Projeto Agita Indústria)

08/01/2007, por Marcel Trinta

A Corrida Corpore de Natal trouxe uma ação diferente aos participantes. Ao chegar na arena, todos puderam participar do espaço SESI Agita Indústria, um novo projeto que visa transformar o estilo de vida das pessoas. “Enfatizamos um conceito norteador que expressa a idéia de um estilo de vida mais ativo e saudável”, é o que afirma o Professor Helio Silveira, Diretor de Esportes e Lazer do SESI/São Paulo, que inclusive já participou de uma Olimpíada jogando voleibol.

Na arena da Corrida de Natal foram feitas diversas ações, entre elas orientação física, dicas de alongamento e aquecimento, aferição pressão arterial, orientação e dicas para uma alimentação saudável, entre outras coisas.

Confira entrevista com o Professor Helio na qual ele explica melhor o que é esse projeto, como funciona e o que eles pretendem atingir.

Serviços oferecidos na Corrida Corpore de Natal

O que é o SESI Agita Indústria?
Promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e seus familiares tem sido nossa principal missão desde 1946 por meio dos serviços de educação, saúde e lazer. Portanto, enfatizamos esta missão com um conceito norteador que expressa a idéia de um estilo de vida mais ativo e saudável, valorizando opções por atividades físicas de lazer, na companhia de amigos e familiares e preferencialmente em contato com a natureza. O projeto SESI Agita Indústria, no qual o público prioritário é o colaborador da indústria Paulista, propõe a criação de espaços e tempos, na indústria, na comunidade e nos Centros de Atividades do SESI para que as pessoas incorporem este conceito e transforme seu estilo de vida.

Como surgiu a idéia desse programa?
Atualmente existem duas urgências sociais das quais o SESI, por competência, deve se apropriar: a alta prevalência de inatividade física e os índices crescentes de obesidade. Baseando-se na grande abrangência da capacidade instalada e no potencial que o SESI possui em atrair parcerias para estas causas, propomos um projeto que aproveitasse estas características, que imprimisse visibilidade ao conceito e que de fato fosse transformador.

O que esperam alcançar com o programa?
Mobilizar entidades, instituições, comunidade industrial e acadêmica para que juntos com o SESI possamos criar uma rede de informações, incentivos e oportunidades para que as pessoas incorporem um estilo de vida mais ativo e saudável. Pretendemos ainda que o SESI seja referência para orientação desta transformação.

Como pretendem por em prática esses objetivos?
Para congregarmos o maior número de multiplicadores já realizamos o Encontro Estadual dia 22 de novembro passado no Centro Cultural FIESP para aproximadamente 500 formadores de opinião e até final de 2006 realizamos 42 Encontros Regionais com a meta de 10.000 multiplicadores, entre comunidades acadêmica, industrial e entidades. Tivemos algumas ações pontuais: Portal do bem–estar, Corrida de natal em parceria com a Corpore e Participação na São Silvestre, com foco nos corredores da indústria.
E, para compormos a base científica e estabelecermos uma relação fidedigna com a realidade dos colaboradores da indústria paulista realizaremos uma Pesquisa Qualitativa sobre o Estilo de Vida e Hábitos de Lazer do Trabalhador da Indústria Paulista composta por entrevista com 3.165 trabalhadores de 632 Empresas, em todo estado, com suporte científico da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e parceria com Departamento Nacional do SESI.
Desenvolveremos ações entre 2007 e 2011 em três âmbitos: No SESI com Fóruns de integração, Eventos Agita São Paulo, entre eles o Agita Galera e Dia do Lazer Ativo, Esporte Cidadania (SESI Nacional) e Meetings Esportivos. Na comunidade com Portal do Bem Estar, Ações Comunitárias Locais, Circuito de Corridas de Rua, Participação em eventos de Ciclismo, Eventos Agita São Paulo (Agita Mundo), Copa SESI São Paulo de Futebol das Indústrias. E, na Indústria com orientação para Grupos de promoção à Atividade Física, Diagnóstico de Ambiente, Grupos de aconselhamento, Plataforma de consulta e pesquisa nos sites do SESI/SP e AGITA SP às Empresas, Estudos e pesquisas em parceria e publicação do “manual de boas práticas da Indústria” e Criação de um calendário para a indústria paulista.

Quantas pessoas esperam atingir através do programa?
Atingir até 2011 a 30.000 empresas e 1 milhão de trabalhadores em aproximadamente 600 municípios paulistas

Como surgiu a possibilidade de fazer uma parceria com a Corpore?
O projeto prevê a ampliação de ações com apoio de parceiros que possuem expertise na área, para garantirmos resultados efetivos. A Corpore, além de possuir esta característica, possui visibilidade numa das ações previstas no projeto e estabelece relação com um grande número de pessoas que também podem ser multiplicadores do conceito de estilo de vida mais ativo e saudável.

Já houve uma ação do SESI na Corrida de Natal. A idéia é manter essas ações em todas as provas de 2007?
Nossa proposta é ampliar parcerias e criar várias frentes, tanto de multiplicadores quanto de ações permanentes diretamente com o público. Juntamente com a Corpore estamos criando um calendário de realizações, na categoria de corridas, que seja efetivo no cumprimento dos objetivos dos parceiros. Portanto, a princípio são sete as possibilidades que estão sendo estudadas e transformadas em uma grande proposta de parceria para compor o Projeto SESI Agita Indústria.



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Marcel Trinta

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH