Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Minha História - Decio Ribeiro /André Arruda

09/02/2007, por Corpore
Voltar para Menu das Histórias de Corredor

OS TEXTOS SERÃO REVISADOS E EDITADOS SEGUNDO CRITÉRIOS DE REDAÇÃO CORPORE.ORG.BR
Exclusivo para Associados Corpore

Decio Ribeiro - André Arruda

The North Face Ultra Trail Tour du Mont Blanc – 2006 – 158 km - A única prova do mundo que acontece entre 3 países numa única etapa. Trata-se da mais alta corrida européia de natureza – o Ultra Trail Tour du Mont Blanc.

Em 2006 reuniu um número recorde de participantes sendo 2500 inscritos de 48 nações. Os participantes enfrentaram 158 km, sendo 8,500 mts de desnivelamento positivo e 10 cols (vales) de 2000 mts.

Sonho ou pesadelo

Bom, tudo começou em dezembro de 2005 quando eu (Decio Ribeiro) e Andre Arruda, descobrimos esta prova no site da petz (marca de equipametos de escalada). Ficamos logo apaixonados e fizemos a inscrição sem ter a certeza de irmos.

Não bastasse somente a paixão pela corrida, ultramaratona e corridas de aventura, tínhamos que fazer vários treinos específicos pra enfrentar este desafio. Ao longo do 1o semestre realizamos treinamento em diversos locais do Brasil, treinando em muitas serras e picos. Mesmo assim, com aproximados 1600 km de treinamento, vinha-nos a pergunta: será que estamos preparados?

Tínhamos poucas informações da prova, mas o que sabíamos nos deixava assustados, pois na Europa o trekking é muito praticado, já que é uma região recheada de montanhas (Alpes) e apenas um terço dos inscritos terminam o ultra trail. Em 2005 foram 2000 inscritos e apenas 700 concluíram a prova dentro do tempo limite de 45hs.

Conseguimos comprar pela internet os DVDs dos anos 2004 e 2005 e com o que vimos tivemos uma melhor noção do que iríamos enfrentar, porém o medo ainda persistia, pois os DVDs só mostravam as partes boas.

Antes de chegarmos em Chamonix, na França, fizemos uma parada na Suíça e no dia 21/08 fizemos um último treino específico de 4h de subida com desnível de 1800 a 3000 mts de altitude.

Na terça-feira dia 22/08 chegamos em Chamonix. Não bastasse a ansiedade da prova, a checagem de equipamentos e briefing da prova só aconteceria na 5a feira no ginásio da cidade. Lá pegamos nossos números e apresentamos os equipamentos obrigatórios :

• mochila
• agasalho tipo anorak
• calça
• cobertor térmico
• apito
• 2 head lamps – lanterna de cabeça
• faixa ou bandagem
• camel bag – reservatório de água

Conhecemos o atleta francês Frank Viander , experiente corredor de aventura, que dentro de seus melhores resultados estava uma prova de 10 dias realizada no nordeste do Brasil em 2000, onde sua equipe terminou na 2a colocação. Inclusive, em uma dessas viagens ao Brasil ele conhece a amazonense Maxilene, com quem se casou. Franck nos ajudou com várias dicas sobre a prova, entre elas não sair muito forte, o que levar na mochila...

A prova permitia que você deixasse 2 sacos com roupas, tênis e alimentos no km 72 já na Itália, e 2 sacos na Suíça, no km 117 da prova.

25/08/06 – 19hs 05 min - largada da prova que começa com um trecho de 8km no plano pelas trilhas de Chamonix, porém logo após a passagem em Lês Houches, os bastões de trekking já seriam sacados pra enfrentar a primeira subida sentido a Contamines (km 25).

Optamos por sair com mochila um pouco mais cheia de água e isotônico pra não parar logo nos primeiros postos pra abastecimento por causa do congestionamento. Concordamos também em correr no plano e caminhar forte nas subidas.

Os postos de abastecimento eram fartos e muito bem organizados, algo realmente impressionante, com coca-cola, água sem e com gás, frutas das mais variadas, chocolate em barras ou quente, sopa, macarrão, algo muito bem organizado pela direção da prova.

A tecnologia está presente nesta prova, com cronometragem de chipping e o desempenho dos atletas podem ser acompanhados no site da prova informando o tempo em que cada participante está durante a prova.

Com o objetivo focado em terminar a prova, fazíamos bem o papel de dupla, ora um puxava o outro em determinado trecho da prova, incentivando e orientando na hora certa.

Como acontece em toda prova longa, imprevistos, lesões, acidentes estão sempre presentes, e conosco não foi diferente. Próximos de completar 100 km de prova, André começa a sentir fortes dores em seu joelho direito obrigando-nos diminuir um pouco o ritmo. Mas estávamos com uma vantagem de quase 7 hs do corte, detalhe que nos mantinha um pouco mais tranqüilos.

As dores se agravavam nas descidas devido ao impacto, porém as dificuldades aumentaram quando por volta das 20hs 10 min de sábado saindo de Champex-lac, pegamos chuva por toda noite, deixando os trechos bem mais escorregadios e perigosos.

Sabemos que tudo que é mais difícil também é mais gostoso e ao chegarmos no km 149, a contagem regressiva já começava. Nem aquela longa e fria madrugada nos impediram de continuar.

Nos últimos 9 km era questão de manter a calma, pois os km não passavam e não dava pra aumentar o ritmo. Nessa hora usávamos a experiência de contar o tempo a cada km vencido, pois nossa missão de concluir a prova e representar bem nosso Brasil já estava se tornando realidade.

Às 07hs 44 min e 24seg do domingo 27 de agosto de 2006, rompemos a linha de chegada em Chamonix, empunhado a bandeira de nosso país, o que nos tornou os primeiros brasileiros a concluir os 158km do Ultra Trail Tour de Mont Blanc,....imponente, assustador, porém fascinante !!!!

Decio Ribeiro (34) / André Arruda (40)

 


Associado Corpore: Gostou da história que acabou de ler? Pois então colabore com esta coluna. Divida suas histórias com outros corredores. Para isso, nos envie seu texto* e imagens** para [email protected] e aguarde a publicação aqui no site! Participe!!



 
Últimas notícias
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH