Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Passo a passo: o que fazer nos eventos Corpore

20/03/2007, por Marcel Trinta

Todos os dias, novas pessoas descobrem as corridas de rua. Com isso, a cada evento organizado pela Corpore, percebemos o aumento do número de novos participantes, que pela primeira vez vão para uma prova sentir aquele clima tão bom que muitos já estão acostumados e que não conseguem abandonar.

E é para ajudar essas novas pessoas que esta matéria está sendo publicada. Abaixo você poderá saber o passo a passo do que deve ser feito em um evento. Confira!

ATENÇÃO: Para provas com retirada de kit antecipada, considere do item "Aguardando a largada" em diante.

Preparativos antes de sair de casa

A preparação já começa antes de sair de casa. Além de tomar café-da-manhã, pegar seu tênis, shorts e camiseta, é imprescindível levar a confirmação de inscrição. É com essa confirmação que você poderá retirar seu chip de cronometragem e número de peito. Lembre-se de deixar isso tudo pronto na noite anterior, para evitar atrasos no dia da prova. Caso você não encontre sua confirmação, a Corpore disponibiliza isso no Painel do Corredor que deve ser acessado através do link:

 

http://www.corpore.org.br/cad_efetuarlogin_teladadoslogin.asp

Lembre-se também de se programar para sair com antecedência de casa e poder chegar com tranqüilidade na prova. Eventos com grande número de participantes tendem a ter trânsito aos arredores do local, que se intensifica conforme o horário da largada se aproxima.

Na arena pré-prova 

Preparado, é hora de se dirigir ao local do evento. Com a confirmação em mãos é preciso primeiramente passar na barraca Chips. Lá, você se posicionará na fila respectiva ao número informado na sua confirmação. Chip e número de peito serão recebidos mediante a entrega da confirmação.

 

O mais importante aqui é atentar ao uso do chip. Este deve ser preso ao cadarço do tênis junto com as fitas que vêm com o chip. Não adianta colocar o chip no bolso, no braço, no porta chip ou levar na mão, pois dessa forma ele não será captado pelos tapetes localizados no pórtico de largada e de chegada e, dessa forma, você não terá seus tempos cronometrados.

Os números de peito já vêm junto com 4 alfinetes que devem ser utilizados para prender o número na parte da frente da sua camiseta.

É importante estar atento ao regulamento da prova, pois cinco minutos antes do tapete de largada ser desligado, a barraca não entregará mais o chip. Por isso, sempre confira o regulamento para saber quando o tapete de largada não funcionará mais.

Na arena do evento ainda há vestiários (que podem ser utilizados a qualquer momento) e o guarda-volumes onde é possível deixar seus pertences. Para isso, é necessário que você já tenha em mãos seu número de peito de onde será destacado um ticket que ficará preso junto aos seus pertences.

Aguardando a largada

Agora, pronto para enfrentar o percurso, é hora de se dirigir ao local da largada e se posicionar o setor correspondente ao seu ritmo de prova. Ao longo da largada você encontrará diversos portões indicando ritmos como de 5’00”/km a 5’30”/km. Isso significa o tempo que você pretende levar para completar um quilometro, no caso do exemplo você completaria 1 quilometro entre 5 minutos e 5 minutos e 30 segundos. Posicionado-se no local correto é possível fazer uma corrida mais agradável, sem atropelos e necessidade de ultrapassagens, fazendo com que toda a prova flua melhor.

Já no setor do seu ritmo é possível acompanhar um aquecimento comandado por profissionais distribuídos pelo local da largada. Depois disso, é só aguardar a buzina soar e partir para a corrida ou caminhada.

Durante o percurso

Ao longo da prova você encontrará placas de quilometragem, percurso marcado e fechado para automóveis, postos de hidratação, médicos e UTIs movéis, ou seja, tudo o que é necessário para que você estar seguro e se sentir confortável.

No caso de dois percursos em um único evento só é preciso ficar atento às marcações, placas, faixas ou monitores que sempre vão indicar o caminho correto para seguir.

Passando pelo pórtico de chegada

Ao completar o percurso é importante continuar caminhando. Logo a frente sempre haverá postos de hidratação (um a 50m e outro a 100m, por isso não precisa se preocupar em pegar a água logo no primeiro posto) e então você chegará nas barracas de kit. Já com seu chip na mão, é só escolher o tamanho da camiseta que quer receber e entrar na fila correspondente. Ao entregar seu chip você receberá sua camiseta, medalha e outros brindes, caso a prova forneça.

É importante ressaltar que isso só poderá ser retirado com a entrega do chip. Nenhum outro documento, número de peito ou confirmação de inscrição são aceitos para retirar o kit pós-prova.

Caso você não tenha participado do evento ou não tenha conseguido retirar seu chip, ainda é possível receber a camiseta do evento, mas somente na sede da Corpore a partir da quarta-feira seguinte a prova, com a confirmação de inscrição. Clique aqui e saiba onde fica a sede da Corpore que funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Após passar pelas barracas de kit você poderá acompanhar a cerimônia de premiação, utilizar os vestiários e retirar seus pertences do guarda-volumes, mas atenção, para isso é necessário estar com seu número de peito. Por isso não jogue fora seu número antes de retirar seus pertences do guarda-volumes.

Com o fim da festa você já pode se dirigir para casa e encontrar o seu resultado e informações do evento no www.corpore.org.br

 

Com essas dicas, participar da prova será mais fácil e a cada evento isso se tornará tão corriqueiro que você nem se lembrará que um dia um texto desses foi necessário para lhe ajudar no passo a passo dentro de um evento Corpore...



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Marcel Trinta

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH