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Iguatemi Campinas 11K - Dicas Médicas

21/03/2007, por Corpore

Confira abaixo as dicas que o Diretor Médico Milton Mizumoto preparou para que você faça uma ótima prova!

1) Antes de correr, faça seu check-up médico, principalmente se tiver mais de 35 anos. Lembre-se, prevenir é melhor que remediar.

2) Boné claro, óculos escuros e filtro solar protegem sua cabeça, seus olhos e sua pele.

3) Quanto mais rápido você correr, maior a chance de ficar hipoglicêmico (queda de açúcar no sangue).

4) A quantidade total de calorias queimadas depende da distância percorrida e não da velocidade. É melhor ir no “longo e lento”.

5) Se você consegue cantarolar ou conversar com seu companheiro enquanto corre, acredite: você está correndo no ritmo certo.

6) Hidratar controla a temperatura corpórea; 60% do nosso corpo é constituído de água, não deixe que ela falte.

7) Quando estiver correndo e sentir o estômago empachado, diminua o ritmo e a ingestão dos líquidos até sentir-se melhor.

8) Procure dar preferência aos carboidratos, mas proteínas e gorduras são necessárias na alimentação, pois possuem aminoácidos essenciais e gorduras essenciais. Inclua na sua refeição alimentos variados entre 5 a 7 cores diferentes. Caso tenha dúvidas, procure esclarecer com o nutrólogo.

9) Evite alimentos gordurosos ou muita proteína na refeição anterior ao treino ou prova.

10) A fonte de carboidrato deve ser sólida de fácil digestão; caso seja ingerida 1 hora antes pode ser líquida não-concentrada.

11) Ingerir de 1grama de carboidrato/kg de peso corpóreo, na forma de energético em gel de 15 a 20 minutos antes da largada, e se necessário durante a prova a cada 20 a 30 minutos, acompanhado de água.

12) Aquecimento leve e alongamento prévio, além de fazerem parte do treino, minimizam lesões ortopédicas.

13) Sempre corra com alguma forma de identificação: nome, telefone de contato e se é portador de alguma doença. Na Corrida Iguatemi Campinas 11k, há espaço para escrever os dados na parte de trás do número de peito.

14) Procure correr de forma consciente, sem atropelos, olhando onde está pisando, passadas firmes e seguras, sentindo que seu movimento biomecânico está correto, cadenciado com a respiração, evitando assim lesões músculo-esqueléticas.

15) Caso não se sinta bem durante a prova, não hesite em procurar as UTIs móveis ou os paramédicos que estarão de bicicletas distribuidos ao longo do percurso, todos estão treinados para ajudá-lo.

Saiba mais sobre a prova



 
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