Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Minha História - Ronaldo Csorgo Henriques

04/05/2007, por Corpore
Voltar para Menu das Histórias de Corredor

OS TEXTOS SERÃO REVISADOS E EDITADOS SEGUNDO CRITÉRIOS DE REDAÇÃO CORPORE.ORG.BR
Exclusivo para Associados Corpore

Ronaldo Csorgo Henriques

Meu nome é Ronaldo Csorgo Henriques, trabalho no Senac, tenho 41 anos, um filho de 8 anos chamado Matheus e sou casado com a Eliane há 9 anos. O apoio deles é fundamental e ajuda muito na pratica deste esporte. O Matheus já participa de corridas infantis, com certeza terá um crescimento mais saudável e no esporte aprenderá muito.

Sempre gostei de correr e há muito tempo havia deixado este esporte de lado. Resolvi recomeçar praticando corrida na esteira da academia do meu prédio. Em novembro de 2002 comentei com meu amigo Edmundo que eu gostava de correr e acabei conhecendo as histórias, fotos e medalhas das corridas que ele havia participado pela Corpore. Após este nosso papo fui surpreendido pelo convite para tentar correr 10 km na 6ª edição do Troféu Cidade de São Paulo, marcado para o dia 25 de janeiro, em comemoração ao aniversário de 449 anos da capital.

Num primeiro momento achei que 10 km era demais para um iniciante, mas combinamos que iríamos só tentar, se não conseguíssemos, tudo bem. Começamos a treinar de 5 a 7 km e uma semana antes da prova corremos 9 km no parque Ibirapuera. Esta marca encheu-me de confiança para conseguirmos os tão almejados 10 km logo na minha primeira corrida oficial.

Dia 25 de janeiro de 2003 lá estávamos no parque Ibirapuera com mais seis mil corredores. Completamos o percurso em 1 hora, 9 minutos e 29 segundos - tempo de campeão para quem iria apenas tentar completar a prova e estava correndo por uma melhor qualidade de vida. Ressalto que neste dia minha esposa Eliane e meu filho Matheus estavam lá, debaixo de chuva me apoiando.

Logo após esta participação, o saudoso Paulão (Paulo Colugnati), ex-presidente e fundador do GRESS– Grêmio dos Funcionários do Senac convidou-me a montar uma equipe de atletismo. A primeira participação oficial pelo Grêmio foi a Corrida da Academia Militar do Barro Branco, onde eu e o mano Martinho corremos representando o GRESS pela primeira vez. Hoje a equipe do GRESS cresceu bastante e participa de muitas corridas individuais e de revezamento.

Depois disto nunca mais deixei de correr, e na 8º Meia Maratona da Corpore completei 100 participações em corridas oficiais. Destaco que todas as corridas foram inesquecíveis e guardo todas as medalhas com muito carinho.

No meu currículo de corredor amador tenho: 7 Meias Maratonas, 4 Sargento Gonzaguinha, 1 Volta da Pampulha (Belo Horizonte), 1 Volta do Cristo (Poços de Caldas), 2 São Silvestres, 9 Revezamentos, 1 Corrida da Lama (Holambra) e muitas outras de 10 km.

No dia 25/02/07 participei da Corrida da Lama, em Holambra, cidade do interior de São Paulo. Uma prova que ficará na minha lembrança para sempre, pois é uma prova totalmente diferente da que estou acostumado a participar. Já na largada tivemos que atravessar uma caçamba cheia de lama, que batizou todos os corredores, depois disso tivemos lagos, rios, poças e mais poças de lama, trechos que exigiram preparo físico, mas muita alegria e diversão. Meu filho Matheus participou da categoria 7 a 8 anos e correu 1 km, achou maravilhoso e literalmente afundou naquela lama toda. Eu participei dos 10 Km e também me diverti muito, pois nesta prova o importante não é o tempo e sim curtir a prova e a natureza. No final uma ducha fria que tirou um pouco daquela lama toda. Ano que vem irei novamente e sem dúvida será um ótimo passeio.

Um dos pontos mais importantes das corridas são as amizades que você acaba fazendo, por isso gostaria de citar o nome de alguns amigos que fiz através deste esporte: Ayrton (Bentevi), Roberto, Marcelo, Martinho, Gibelli, Oswaldo, Edson. Tânia, Valter, Laerte, Ramon, Helena, Genildo, Jairo, Ricardo, Anna Emilia, Luiz Paulo, Celso, Erik, Leandro, etc.

Um dia espero correr ao lado da minha esposa e do meu filho, sem dúvida será um momento inesquecível em nossas vidas pois a corrida faz parte dela.

Associado Corpore: Gostou da história que acabou de ler? Pois então colabore com esta coluna. Divida suas histórias com outros corredores. Para isso, nos envie seu texto* e imagens** para [email protected] e aguarde a publicação aqui no site! Participe!!



 
Últimas notícias
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH