Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Corrida Infanto Juvenil Nike Corpore - Veja como foi

05/05/2007, por Marcel Trinta

Galeria de fotos

Tarde ensolarada, arquibancadas lotadas, uma arena com várias opções de diversão e muita organização. Esse foi o cenário da Corrida Infanto-Juvenil Nike Corpore realizada na tarde de 05 de maio, na pista de atletismo do Ícaro de Castro Mello.

O evento iniciou-se às 12h30, quando atletas-mirins e responsáveis já retiravam números de peito, pulseiras, credenciais e as camisetas Nike dos atletas. E desde esse momento a festa já rolava, com personagens como o Batman, integrantes do Lazytown, entre outros recepcionando os atletas.

Os participantes já se empolgavam fazendo os preparativos para a prova. Lucas, de 5 anos, acompanhado da mãe Josi e da avó Nilva, ambas corredoras, estava animado e afirmava: “É a terceira vez que venho correr aqui. Vou correr 20km”. Para a mãe, professora de educação física, esse tipo de evento se tornou importante para o crescimento de Lucas. “É importante incentivar a participação desde pequeno e ele fica super empolgado quando sabe que terá evento, pois sabe que vai ganhar camiseta, medalha, tem as brincadeiras depois...”. A avó completou lembrando que a máquina fotográfica é item obrigatório na prova. “Vir com o Lucas é uma festa”.

Alguns dos mais de 2000 atletas inscritos vieram junto a equipes e grupos de colégio, como o caso da Escola Pinheiros, que veio com cerca de 30 alunos entre 4 e 14 anos. “Nossa diretora é corredora e convidou as crianças. Tivemos uma boa resposta, foi até acima do esperado”, afirmou João Carlos Pereira, professor da escola. Entre as atletas da escola estava Juliane, de 11 anos e debutante no evento. “É a primeira vez que venho correr e estou gostando de tudo aqui”.

Enquanto os atletas aguardavam a chamada das baterias, a banda infanto-juvenil do Conservatório Souza Lima já animava os presentes. Às 14h40 foi executado o hino nacional e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Corpore. O hasteamento foi feito pelo Secretário Municipal de Esportes Walter Feldman, o Vereador Aurélio Miguel e o Presidente da Corpore David Cytrynowicz.

Logo após a cerimônia, às 15h, começaram as largadas das primeiras baterias, dos atletas de 4 anos. “Infelizmente é a primeira vez que venho a uma prova como essa. É uma pena os políticos não conhecerem a dimensão do esporte, aquilo que ele pode produzir em termos de formação. Eu sempre digo que tudo que nós sabemos vem do jardim da infância. As boas atividades, principalmente sociais, esportivas, realizadas quando jovens é o que ajuda a constituir o caráter”, afirmou o Secretário Walter Feldman, que acompanhou as baterias.

Entre os espectadores, também estava Fabiana Murer, uma das melhores atletas de salto com vara do mundo na atualidade. Acompanhando uma competição do esporte que pratica, Fabiana lembrou que já presenciou uma Corrida Infanto Juvenil Corpore em 2005: “Tivemos uma competição aqui junto com esse evento em 2005 e foi muito legal, pois as crianças puderam nos ver e conhecer o salto com vara também. Esse evento da Corpore é importante, pois o esporte é importante para vida”.

Uma a uma, as baterias eram disputadas, desde os atletas de 04 anos – que, juntos aos participantes de 05 de 06 anos formaram a maioria dos inscritos, com 31% do total – até os de 15 anos. Completando as baterias, os atletas se dirigiam à Arena Central, de onde não pensavam em sair, já que eram inúmeras as opções de brincadeiras e diversão.

Essa edição da prova não ficou marcada apenas pela festa, mas também por mais um passo na inclusão, já que está foi a primeira vez que a prova teve atletas Portadores de Necessidades Especiais contando com Guias Voluntários os acompanhando durante a prova. Os PNEs mirins largavam juntamente aos atletas de sua faixa etária e faziam todo o percurso pela pista.

Houve, inclusive, uma bateria especial para os atletas cadeirantes que puderam participar do evento. Foram mais de 40 inscritos nos PNEs entre cadeirantes, deficientes visuais, mentais e auditivos.

A festa grandiosa e todo o apoio dado aos PNEs foram grandes marcos desse eventos, mas David fez questão de destacar outro: “Tivemos mais de 40 PNEs - que faz parte do nosso plano de integração – e a festa é sempre bonita. Mas sempre presto atenção na nossa Equipe de Apoio e hoje ela foi o ponto alto, já que está muito entrosada, com um olhar, uma delicadeza com as crianças. Os pais estão confiando mais na Equipe de Apoio e nos próprios filhos, já que estamos com uma ordenação muito clara, as crianças percebem isso e vão atrás”, afirmou David.

É dessa forma, com uma boa organização e auxílio dos pais e responsáveis, respeitando as normas do evento e colaborando para o bom andamento deste, que a Corpore espera continuar crescendo e melhorando cada vez mais essa grande festa que reúne famílias inteiras em um evento divulgando saúde, educação e cidadania.



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Marcel Trinta

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH