Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Palestra Alimentação- Nutrição- Veja como foi

28/08/2007, por Marianna Abdo

Com a rotina de treinos dos atletas muitas vezes é difícil manter uma alimentação correta. Pensando sempre no bem estar do corredor a Corpore organizou na noite do dia 24 de setembro uma palestra sobre Alimentação- Nutrição comandada pelo Dr. Carlos Alberto Werutsky. O evento teve por objetivo auxiliar os atletas na escolha correta da alimentação e da importância da nutrição. “Chamei a atenção para os cuidados que o atleta tem que tomar com a alimentação e a hidratação e dar as diretrizes que orienta o quanto de líquido e de sais os atletas deveriam receber antes e após as provas”, disse Werutsky.

Para tornar mais fácil o entendimento do público, Dr. Carlos enfatizou a diferença entre alimentação e nutrição. “Alimentação é a escolha do alimento, já a nutrição começa no momento que eu engulo esse alimento é a forma como o meu corpo vai processar esse alimento. Nutrição é mais individual”, explica o palestrante.

A importância da alimentação correta, bem como da hidratação ou reidratação para o praticante de corrida de rua foi ressaltada várias vezes durante a palestra. Segundo o Dr. Carlos a corrida é uma das práticas esportivas mais desgastantes e que mais exigem cuidados com alimentação e hidratação, os danos que o excesso de perda de peso durante essas provas pode trazer para o atleta vão além das câimbras e dores musculares. A falta de hidratação durante a prova pode ocasionar tontura, podendo causar a queda do corredor.

O evento trouxe dicas de alimentação para os que praticam esporte de resistência e procurou mostrar a importância da ingestão de certos alimentos para se correr com conforto uma maratona.

Dr. Carlos elogiou a iniciativa da Corpore em promover esse tipo de evento. “É muito importante essa promoção da Corpore para que os corredores de rua que estão sujeitos a temperaturas altas, a umidade relativa do ar alta, a poluição, a muito ruído entendam o que é uma alimentação e uma hidratação adequada para essas situações adversas do meio”, disse.

O evento foi exclusivo para associados Corpore e contou com a presença não só de corredores, mas também de profissionais da área. “Atividades como estas mostram a importância da nutrição, não só para os atletas, mas para a sociedade em geral, para que a gente presteatenção não pensar só no treino, mas na alimentação, para melhorar a qualidade da performance em geral”, disse a nutricionista Gabriela Schramm que compareceu ao evento.

A linguagem da palestra foi bem clara, buscando informar e tirar dúvidas de profissionais da área e leigos, além de atender tanto os corredores que correm 10km como os que correm uma maratona. Rita de Cássia disse já ter comparecido a palestras, treinos técnicos e provas organizadas pela Corpore e elogiou: “Essa atitude da Corpore fecha o circulo. É realmente muito boa essa estrutura não só na promoção de corridas, mas complementando, dando respaldo ao corredor”.

Dr. Carlos participará do XI Congresso Brasileiro de Nutriologia realizado dos dias 12,13 e 14 de Setembro no Maksoud Plaza Hotel. No dia 13, Dr. Carlos irá compor um debate sobre nutrologia esportiva com Dr. Milton Mizumoto e Dra. Thirse Escaldo.

Mais informações sobre o Congresso acessar: http://www.abran.org.br/congresso/



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Marianna Abdo

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH