Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Corpore apoia Programa Alfabetização Solidária

29/7/2003, por Flávia de Almeida Prado

A Corpore – Corredores Paulistas Reunidos -; neste ano de 2003, tornou-se mais uma entidade a apoiar o Programa Alfabetização Solidária. As ações deste programa combatem o analfabetismo no Brasil e no exterior de maneira inovadora e eficiente. Criado no Brasil em janeiro de 1997, o projeto é gerenciado por uma organização não-governamental, que adota um modelo de alfabetização simples e de baixo custo. Ordinário do Conselho do Comunidade Solidária, os objetivos do Programa são reduzir os altos índices de analfabetismo e desencadear a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, para que os alunos possam dar continuidade aos estudos no ensino fundamental.

Entre 2000 e 2002 houve um crescimento de 250,83% no número de matriculas efetuadas nos cursos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) dos municípios atendidos. Já a média de aumento de matrículas em todo país foi de 64,95%.

Em dezembro de 2002, o Programa alcançou a marca de 3,6 milhões de alunos atendidos em 2010 municípios brasileiros, com 93 empresas envolvidas, 204 universidades parceiras, e tendo capacitado mais de 150 mil alfabetizadores. No segundo semestre de 2002, o Alfabetização Solidária atendeu cerca de 600 mil novos alunos, totalizando 3,6 milhões de pessoas atendidas.

Países como Timor Leste, Moçambique e São Tomé e Príncipe também já usufruem os benefícios do Programa. Nestes países, tanto educadores como alunos, já podem contar com as ações do projeto brasileiro, que cada vez mais leva o aprendizado a novos cantos do mundo, e com ele, melhores oportunidades aos participantes.

Muitas associações e organizações internacionais já reconheceram o valor do projeto. Em 1999, a UNESCO entregou ao Programa Alfabetização Solidária o prêmio de Iniciativas Bem-Sucedidas na área de educação. Em 2000, a Associação das Nações Unidas elegeu o Programa como o que mais se destacou na promoção dos direitos humanos no país. Nesse mesmo ano, A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura concedeu a menção honrosa do Prêmio Internacional da Alfabetização Unesco 2000 ao Programa Alfabetização Solidária. O Comunidade Solidária recebeu a Comenius Medal, da UNESCO, pelos resultados obtidos nos programas Universidade Solidária em uma cerimônia realizada durante a 46.ª Conferência Internacional de Educação. Além disso, o Programa recebeu a Condecoração Ordem do Rio Branco (A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963, tem o objetivo de homenagear e distinguir pessoas com relevantes serviços prestados ao país).

O Diretor de Comunicações Corpore, Alfredo Donadio, disse em entrevista que “nos sentimos muito lisonjeados em apoiar um Projeto que a UNESCO reconhece o valor e importância. Ações como as realizadas pelo Programa Alfabetização Solidária vão de encontro com a missão e objetivos da Corpore, promovendo saúde, educação e cidadania”.

CAMPANHA ADOTE UM ALUNO

A parceria com empresas, que tem sido essencial para a evolução do Programa, já foi desenvolvida em 2010 municípios com os mais altos índices de analfabetismo do Brasil. Nos grandes centros urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília (DF), Fortaleza, Goiânia, São Luís e Belo Horizonte os cursos são financiados por pessoas físicas que aderem à campanha “Adote um Aluno”. Os interessados podem “adotar” um aluno contribuindo com R$ 17,00 mensais durante um semestre, período de alfabetização de um aluno. A quantia é debitada em cartão de crédito ou pode ser depositada em uma conta corrente. As adesões são feitas por meio do telefone 0800-700 017. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na home page do Programa no endereço www.alfabetizacaosolidaria.org.br






 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Flávia de Almeida Prado

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH