Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Corpore fala sobre o Terceiro Setor em Mesa Redonda da UNIBAN


A CORPORE é uma entidade sem fins lucrativos, que atua como núcleo de representatividade e porta voz do corredor na comunidade. Além de organizar eventos extremamente bem estruturados e proporcionar conforto e segurança aos seus participantes, a instituição é hoje o maior clube de corredores da América Latina e centro de referência para os esportistas.

Há mais de 20 anos, a CORPORE vem promovendo caminhadas, corridas e eventos competitivos e participativos, que visam estimular saúde, bem-estar, educação, cidadania e inclusão social. Suas provas são extremamente bem organizadas, com padrões acima das exigências dos órgãos internacionais.

A Corpore foi convidada a participar de uma Mesa Redonda que será realizada pela UNIBAN, no dia 12 de setembro. O tema do evento é "Terceiro Setor: novo mercado para o século XXI" e fará parte das atividades da Jornada de Administração e Ciências Contábeis.

Além da Corpore, três entidades do terceiro setor serão convidadas a participar do evento. Cada uma delas apresentará o perfil e missão de seus trabalhos e depois haverá debate com o público.

Alfredo Donadio, Diretor de Comunicação Corpore, e Edgard dos Santos, Secretário Geral Corpore, representarão a entidade neste evento, mostrando para os presentes que a Corpore não é apenas uma realizadora de eventos. Como declarou Donadio “a Corpore é uma entidade diferenciada, sem fins lucrativos, que além de clube de corredores, organizadora de corridas, etc, tem um lugar especial na sociedade e na comunidade. Esse convite para participar de uma Mesa Redonda dentro de uma Universidade vem de encontro com nossa missão”.

A Mesa Redonda será realizada às 20 horas do dia 12 de setembro – sexta-feira – no Campus Osasco da UNIBAN – Avenida dos Autonomistas, 1325.



O Terceiro Setor

A organização de uma sociedade constituída comporta três âmbitos ou setores, a saber:
1º) O Primeiro Setor corresponde à emanação da vontade popular, pelo voto, que confere o poder ao governo;

2º) O Segundo Setor
corresponde à livre iniciativa, que opera o mercado, define a agenda econômica usando o lucro como instrumento;

3º) O Terceiro Setor
corresponde às instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado etc.
Seria enganoso achar que somente o primeiro e o segundo setores operam com dinheiro, como se o terceiro setor pudesse renunciar a este instrumento. O que caracteriza cada setor em face dos recursos financeiros é o seguinte:

Primeiro Setor: dinheiro público para fins públicos;
Segundo Setor
: dinheiro privado para fins privados;
Terceiro Setor: dinheiro privado para fins públicos (nada impede, todavia, que o poder público destine verbas para o Terceiro Setor, pois é seu dever promover a solidariedade social). Faz parte integrante da sua concepção a prática de valores, que motivam os indivíduos a buscarem melhoria na própria vida e na do próximo, o esmero das qualidades ou virtudes sociais, o aprimoramento das aptidões e habilidades profissionais, o amadurecimento da cidadania. Voluntariado, iniciativas beneficentes, cooperativismo, independência, humanismo, etc, são diversos nomes com os quais muitas vezes designamos as práticas do Terceiro Setor.
O poder de influência do Terceiro Setor é, como se vê, importante, inclusive porque parte das mudanças e inovações sociais mais significativas dos últimos tempos foram obtidas graças à criação e militância de suas organizações. (fonte: REBRAF)




 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Flávia de Almeida Prado

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH