Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 
Atletas são beneficiados pelo projeto "Seu tênis não pode parar"


Levar a corrida de rua ao maior número de pessoas possível sempre fez parte da missão da Corpore. Por isso, ao longo de seus 26 anos de existência, vários projetos sociais foram implementados para tornar esse objetivo alcançável.

Atletas da Fundação A.S.A de São Bernardo beneficiados com novos tênis. Na primeira foto com tênis antigos e na segunda recebendo os pares novos.

Com a inclusão dos ACDs (Atletas com Deficiências) nas provas da Corpore, ficou mais evidente a necessidade de ajudar os atletas economicamente carentes a ingressarem no mundo da corrida. Nessa época já estava comprovado que um tênis adequado é um dos principais parceiros dos atletas na prática da corrida de rua com segurança.

Assim, foram dados os primeiros passos do programa “Seu Tênis não pode parar”, consolidado em 2007 e que hoje beneficia, através das doações de tênis usados, um grande número de atletas.

“Iniciou-se com uma coleta entre os próprios Guias Voluntários encabeçada pelo Daniel Schaffer. Na época já sabíamos que o campeão olímpico, Joaquim Cruz, possuía um esquema de doação de tênis para crianças e adolescentes em Brasília. Entramos em contato explicando a nossa intenção e ele nos apoiou integralmente através de sua Fundação. Introduzimos  alterações e concretizamos uma ação social com o padrão Corpore de qualidade”, afirmou o diretor técnico da Corpore e um dos idealizadores do projeto, Mário Rollo.


Os tênis usados chegam à sede da Corpore por meio de doações de corredores que conhecendo a paixão pela corrida, desejam ajudar outros atletas. Nas corridas também há uma tenda do Projeto onde são recebidos os tênis. Recolhidas, as doações são encaminhadas para entidades confiáveis
.

Em 2008, 211 pares de tênis saíram da sede da Corpore. Muitas entidades foram beneficiadas, entre as maiores doações estão:

Entidade
Pares de tênis recebidos
ASA
18
CADEVI
16
CEU PERA MARMELO
26
FUNDAÇÃO ORSA
23
PA CLUB
33
  Total: 116

O CADEVI (Centro de Apoio aos Deficientes Visuais) possuem oito atletas e 12 guias. O coordenador de atletismo da entidade, Ademir Gatti, fala da importância das doações: “O CADEVI vive de doações e não tem nenhum incentivo do governo nem condições de comprar tênis para os atletas a cada seis meses, esta ajuda da Corpore nos beneficia bastante”.

No CADEVI os guias também enfrentam dificuldades financeiras, por isso, são beneficiados pelas doações que os ajudam a dar continuidade a nobre atitude de acompanhar os atletas em seus treinos e corridas. “Somente com o empenho e o profissionalismo de uma entidade como a Corpore, se consegue ter sucesso em uma iniciativa como essa”, afirma Gatti.

Atletas da CEU PERA MARMELO no dia da doação

Os atletas da CEU PERA MARMELO e da Fundação Orsa sempre presentes nas corridas realizadas pela Corpore também foram beneficiados. “Eles (os atletas) esperam ansiosos as doações da Corpore. Parece presente de Natal, eles ficam muito felizes, parece que os tênis são dados novos, na caixa. É uma festa”, conta a representante das entidades Silvia Soraia.

Segundo o representante do Pão de Açúcar Club, Marcio Capoano, as doações também foram recebidas com grande entusiasmo. “Parecem crianças ganhando um “brinquedo” no Natal. A reação durante a doação foi de muita alegria”.

Muitos atletas ainda podem ser beneficiados com essas doações. A Corpore  conta com a ajuda de todos os corredores para ampliar esse projeto. "Fazer circular os tênis, e quem sabe no futuro outros itens de vestuário, é mais uma das ações da Corpore no sentido de propiciar maior inclusão social através da corrida“, disse o presidente da Corpore, David Cytrynowicz.

Para doar basta se dirigir à sede da Corpore ou à tenda do projeto localizada na  arena de todas as provas.

Mais informações: [email protected] .

 Clique aqui e veja mais fotos do projeto.

 



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Marianna Abdo

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH