Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

10K Nike 2003 - Saiba como foi!

13/10/2003, por Flávia de Almeida Prado

fotos: Hiroto Yoshioka

VEJA A GALERIA DE FOTOS!
CLIQUE AQUI

confira os resultados deste evento

Domingo, dia 12 de outubro de 2003 foi um dia importante dentro do universo da corrida de rua no Brasil. A realização da 10K Nike, com organização da Corpore, bateu um novo recorde. Foi uma das mais numerosas provas de 10km realizadas no Brasil. Mais de 8500 participantes neste evento presenciaram uma linda festa, e praticaram seu esporte favorito numa manhã de temperatura e umidade ideais para a corrida e caminhada.

As duas maiores provas do litoral e do interior do Estado, respectivamente são a Tribuna de Santos e a Integração, em Campinas. Neste ano, a primeira obteve 6258 concluintes, sendo 1593 do sexo feminino e 4665 masculino. A prova do interior paulista recebeu 5000 atletas. O evento 10K Nike da Corpore, composto do percurso de 10K e 5K (participativo), registrou a marca 8476 corredores, 28% mulheres e 72% de homens, no total de participantes. Retificamos a informação anteriormente publicada nesta matéria: Exclusivamente na prova de 10K, somamos 6729 inscritos e 6186 concluintes, ficando um pouco para trás da prova de Santos, que continua sendo a mais numerosa. Esperamos em breve superar essas marcas!

A largada foi dada às 9 horas da manhã, mas a congregação dos participantes e organizadores havia começado logo cedo, às 7 horas, quando deu-se o início da distribuição de chips de cronometragem para os corredores inscritos.

 

 

Às 8:30 foi oferecido um alongamento orientado pela professora Nivalda Cizicov da academia do Pão de Açúcar Club. Todos prontos, enfim, para desfrutarem de uma prova única. Com percurso plano e agradável, dentro do Campus da Universidade de São Paulo, a subida da Biologia desta vez, não foi encarada pelos corredores.

A corrida e caminhada participativas de 5k também teve muitos adeptos. Cerca de 50% do total de inscritos nesta modalidade são de corredores que se inscreveram pela primeira vez em uma prova da CORPORE. As mulheres marcam presença, representando 59% do total de participantes. No tradicional 10Km, os novos representam 16% do total. Neste ano, o número de corredores cadastrados na Corpore teve um crescimento de 15.000 inserções em 9 meses. Até o momento, este número representa 33% de acréscimo no ano, totalizando cerca de 59.800 atletas participantes de eventos.

Os Medical Bikers compareceram ao evento para assegurar uma boa qualidade de corrida para todos os participantes. Os Medical Bikers são médicos especializados em esporte que transitam pelo percurso da seguinte maneira: a cada dois quilômetros, um ciclista médico, identificado, vigia os participantes para detectar eventuais ocorrências e para prestar o pronto atendimento. Além de socorrer, os médicos ciclistas trabalham preventivamente, orientando, estimulando, incentivando e alertando os corredores sobre saúde e esporte. Este projeto é resultado da parceria entre SportsLab e Corpore, e dura desde o início da temporada deste ano. Clique para saber mais.

Veja a seguir os nomes e tempos dos melhores colocados na categoria geral deste evento:

MARIA DE FATIMA GOMES DA SILVA 0:37:14 Run&Fun
ALICE C. MATOS 0:37:46 NEW BALAS
ELIZABETE FERREIRA CRUZ 0:37:53 Run For Life
FLAVIANA OLIVEIRA FERREIRA 0:38:45 M Calçados
ODETE CONCEICAO DOS SANTOS 0:38:45 Run&Fun


CLODOALDO GOMES DA SILVA 0:30:20 M2529 SYMAP-NIKE
LEANDRO PRATES OLIVEIRA 0:31:10 Find Yourself/Grupotec
ORLANDO DIAS DE LIMA 0:31:11 Find Yourself
EVERTON LUDOVICE MORAES 0:31:24 SYMAP-NIKE
ALEXANDRE SILVESTRE PINHO 0:31:33 SAFRA Clube

No início da cerimônia de premiação, o corredor Joel dos Santos Guimarães, de 75 anos, subiu ao palco para fazer uma homenagem em memória ao companheiro de corridas e disputas Gustave Bush, falecido no dia 2 de outubro, após ter sido atropelado da Avenida Nove de Julho, em São Paulo. Sr. Joel lembrou aos presentes o importante exemplo de saúde e obstinação que Sr. Bush levava aos seus companheiros de corrida: “Hoje foi uma das provas mais tristes das quais participei. Tinha certeza que Gustave Bush estaria aqui, competindo comigo como sempre. Lamentavelmente o destino o levou por antecipação. E não podemos nos negar de lembrar sua ausência. E a sua presença, por que não? Que a história do Sr. Bush possa ser um grande exemplo para todos. Peço um minuto de silêncio em homenagem a este saudoso colega. Muito Obrigado”.

Após um minuto de silêncio, as premiações tiveram início. Para premiar os melhores corredores do dia, subiram ao palco representante dos patrocinadores: Nivalda Cizicov (Pão de Açúcar), Fernando Neder (Nike), Ewaldo Russo (Fleury), Raul Tchaver (Gatorade) e João Rafael Altério (Montevérgine).

Maria de Fátima teve um grande ano. Vencedora de diversas etapas do Circuito Corpore Pão de Açúcar de Corridas 2003, a corredora conta como se sente: “Não tenho patrocínio ainda, mas gostaria de agradecer às empresas e pessoas que me ajudam, como a Nike, a Medicol - que tenho o plano de saúde, que ganhei numa das provas da Corpore no início do ano -; e ao meu técnico Mario Sergio, que me ajuda no que pode. Acima de tudo, agradeço a Deus. E hoje estou muito contente em vencer a prova. Estou um pouco cansada, mas estou treinando bastante. Hoje achei que não fosse ganhar, mas saí com confiança. Durante o percurso não foi fácil, não. As outras meninas correram ao meu lado e foi duro vencer, mas no final consegui fazer diferença. A organização do evento foi muito boa. Parabéns à Corpore por tudo!”

(ACIMA: Maria de Fátima cruzando a linha de chegada [foto à esquerda]. E ao lado direito de Odete Conceição dos Santos [foto à direita])

Dr. David Cytrynowicz, antes da premiação da categoria geral masculina, pediu a palavra para alertar ao público sobre a importância da Corpore na vida dos praticantes da corrida pedestre da cidade. Rapidamente, o presidente da Corpore declarou: “Gostaria de agradecer a todas as academias, personal trainers e a todos os corredores pelo sucesso da prova de hoje. Entre os 8429 participantes, tivemos 2100 corredores que fizeram hoje pela primeira vez uma prova da Corpore. Espero que todos continuem prestigiando nossas corridas. E gostaria de lembrar que nós precisamos e gostaríamos que vocês se associassem à Corpore. Isto é muito importante pra que a gente tenha uma voz mais ativa perante todas as autoridades. Fomos inclusive convidados para amanhã falarmos a respeito da opinião dos corredores junto ao plano diretor do parque do Ibirapuera. Temos sempre defendido as trilhas e ruas e tudo que necessitamos para praticar nosso esporte. Se tivermos atrás de nós um contingente numeroso de corredores participantes, obviamente a nossa voz será mais ouvida. Espero que vocês se associem. Muito obrigado”.

Após a premiação, o campeão do dia, Clodoaldo Gomes da Silva, disse que também ficou satisfeito com o resultado da prova e declarou: “A prova foi muito boa. Com muitos participantes, o nível técnico foi alto. Excelente percurso, todo o evento foi muito bom. Vencer é uma sensação indescritível. A satisfação é maravilhosa e só quem ganha é que sente”.

Os organizadores e patrocinadores premiaram ainda outra categoria: A categoria Médicos. Os profissionais da saúde, que realizaram suas inscrições na seda da Corpore, com o preenchimento do número de CRM, concorreram ao Desafio Troféu Fleury! Para entregar estes troféus especiais, os representantes dos patrocinadores subiram novamente ao palco.

(ACIMA: Clodoaldo no momento da chegada [foto à esquerda] e depois no lugar mais alto do pódium [foto à direita])

A melhor colocada entre as mulheres foi a Dra. Selma Nakakubo que disse à reportagem da Corpore: “Foi muito bom participar do evento, e treinei bastante para ganhar esta corrida na categoria médicos. Acho que vale muito a pena treinar, para melhorar seu condicionamento físico e prevenir possíveis doenças. Hoje acredito que devemos investir na prevenção e não somente no tratamento de doenças”.

 

 

 

O médico que obteve o melhor tempo nos 10km foi Dr. Jose Marques Neto que aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização do evento: “Sensacional participar das provas da Corpore. Elas estão cada vez melhores e tenho muito orgulho de participar. Acredito que o movimento da Corpore é uma ação de saúde pública muito importante. Como médico julgo tão importante como vacinações em massa, auto-exame contra o câncer de mama, etc. Acho que o que a Corpore ajuda a fazer para a população em geral é absolutamente imprescindível”.


 

 

SELMA NAKAKUBO 0:45:41 LAB. FLEURY
ELIANE O. NEVES BUSSOLOTI 0:47:36 Mario s Team
PAULA MOREIRA DA GAMA 0:48:59 Branca Esportes
CRISTINA MACEDO LEME 0:53:52 Avulso
WALKIRIA SAMUEL AVILA 0:54:16 Mario s Team

JOSE MARQUES NETO 0:38:36 E.C.Pinheiros
CARLOS AUGUSTO CRUZ DE ARAUJO PINTO 0:38:48 Avulso
MARCOS HIDEYO SAKAKI 0:40:58 Flávio Freire Asses. Esp. S/C
CARLOS MARIO ROCCIA (CACÁ) 0:41:43 Brasil Cargo Service
ROGERIO G GONDO 0:42:09 Mizuki


Nesta segunda feira, dia seguinte à realização do evento, as pessoas que freqüentam o Parque do Ibirapuera, já podiam ver diversos corredores e caminhantes vestidos com a camiseta alusiva ao evento 10K Nike 2003. Diversos e-mails foram enviados à organização, e abaixo publicamos alguns deles.

Acompanhe as notícias Corpore, bons treinos e boas corridas!

“Meu Amigos,

Hoje foi a segunda prova que participei depois de alguns anos correndo,
(a primeira foram os 6 km Duque de Caxias).

Tenho muito ainda a desenvolver neste esporte maravilhoso, mas sobre
organização e negócios, acho ou penso que conheço um pouco, e me sinto
muito tranqüilo em dizer "SUA ORGANIZAÇÃO É FANTASTICA".

Continuem assim, sua excelência em trabalho anima demais, incentiva a
participar de todas as provas organizadas por vocês.

A CORPORE, precisa continuar sempre forte, e contem comigo, a partir de
hoje vocês ganharam sem querer um "garoto propaganda" da CORPORE....

Abraços,
Nairson”

“Parabenizo a equipe pela organização do evento 10K NIKE que aconteceu hoje. Nunca havia participado de uma corrida integrada à CORPORE e fiquei impressionada com todos os detalhes que vocês fizeram com carinho e respeito ao atleta. Desde a preocupação com a hidratação até nos itens do kit etc. Tudo saudável e de acordo com o que o evento se propõe. Lidar com os sentimentos humanos com tanta dignidade não é para qualquer um. Parabéns mais uma vez.

Participei de uma prova onde um dos patrocinadores foi uma marca de cerveja e isso me deixou triste e indignada. E hoje graças a vocês eu senti o que verdadeiramente busco: equilíbrio, uma vida saudável, controle das compulsões, determinação, enfim... OBRIGADA!

Parei de fumar há mais de 4 meses após 20 anos desse vício, então participar de corridas
está sendo o meu remédio, o meu estimulo e fazer uma prova mesmo que de 5 km em 30 minuto acho (não consigo mais que isso ainda) tem um sabor muito especial... me sinto uma vitoriosa, só por hoje claro, mas sou..

ABRAÇOS
Regina


 


Para adquirir fotos visite o site Ativo.com

 



VEJA A GALERIA DE FOTOS!
CLIQUE AQUI





 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Flávia de Almeida Prado

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH