Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

X Meia Maratona Internacional Corpore Açúcar União - veja como foi

05/04/2009, por Corpore

 

Galeria de fotos

A Cidade Universitária foi, no dia 05 de abril, palco da X Meia Maratona Internacional Corpore da Cidade de São Paulo, evento, que segundo as palavras do Secretário Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo, Walter Feldman, que esteve presente e participou da premiação, é uma das provas consideradas estratégicas para a cidade.

Receber esse título pode ser explicado pelo número de inscritos (mais de 12mil), o crescimento no número de participantes de fora da cidade e também por ter recebido nesse ano o 17º Congresso Mundial da AIMS – Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua, realizado pela primeira vez na América Latina e no Hemisfério Sul. O evento foi realizado entre os dias 2 e 4 de abril e encerrou-se com a Meia Maratona.

Paco Borao, Vice Presidente da AIMS, mostrou-se empolgado com a prova: “Essa foi a primeira vez que acompanhei a prova. Achei tudo perfeito. Muitas facilidades e serviços aos corredores... a Corpore fez um grande evento”.

Mas uma das coisas que mais marcou os organizadores das maiores provas do mundo e que vieram acompanhar a Meia Maratona foi a alegria e festividade durante toda a corrida. Isso já era encontrado desde cedo, quando a partir das 5h30, enquanto o dia ainda nem havia amanhecido, os primeiros atletas chegavam à arena num clima de amizade e descontração.

“Eles (os organizadores das provas internacionais) viram um grande evento, tinham essa idéia e agora puderam vivenciar isso. São pessoas que conhecem provas que tem todos esses fatores técnicos e que servem de exemplo para nós. Essas pessoas, além de atestarem essa organização ficaram impressionados com algo que temos a contribuir: a alegria e festividade das pessoas e que reina em nossas corridas”, afirmou David Cytrynowicz, presidente da Corpore, confirmando as impressões passados pelos organizadores.

E durante toda a prova foi assim: desde o início, durante o percurso com ações como baterias e DJs, a chegada, premiação, sorteio de brindes... tudo isso foi acompanhado com muita animação pelos participantes tanto dos 5,5km como dos 21,1km.

Além da alegria dos participantes, Melchiades Persiotti, Diretor Comercial da Nova América – Açúcar União, também destacou outro ponto no evento: a divulgação da saúde. “Poder trazer uma prova assim está inserido no conceito que temos de proporcionar saúde. Envolver nossa marca num evento como esses mostra nossa preocupação com o conceito de vida saudável”.

A Corrida

A partir das 7h13 tivemos início às largadas. Cada um dos mais de 12 mil atletas começou a correr atrás do seu objetivo: disputar a primeira colocação, melhorar seu tempo pessoal ou simplesmente cruzar a linha de chegada.

Com um percurso rápido, com poucos aclives e declives e quase todo coberto por árvores, os atletas puderam imprimir um bom ritmo. Quem pode confirmar isso é Anne Cheptanui Bererwe que participou da prova pela segunda vez, venceu pela segunda vez e quebrou o recorde do percurso, também pela segunda vez, cravando 1:11:40. “Eu gosto muito dessa corrida e treinei bastante para vencê-la”, afirmou a atleta após a premiação.

Após a chegada das primeiras colocadas foi a vez da atleta brasileira Edielza Alves dos Santos cruzar a linha de chegada com o tempo de 01:16:44, mantendo a terceira colocação que há havia conquistado em 2008. “As primeiras colocadas estão em ritmo mundial, eu gostaria de ter feito um tempo melhor, mas estou contente em ser a primeira brasileira”.

Na disputa masculina os brasileiros brilharam. O primeiro colocado, Damião Ancelmo de Souza cruzou a linha de chegada com o tempo de 01:05:06, uma diferença de 9 segundos em relação ao vice campeão. “Estou muito feliz em conquistar esse resultado numa prova internacional como essa. Espero vencer muitas outras provas desse nível aqui no Brasil e em outros países”.

Além da distância de 21,1km, o evento contou ainda com um percurso menor disputado inteiramente na USP de 5,5km. Nessa prova, o primeiro colocado foi o jovem atleta Rafael dos Santos. Entre as mulheres a disputa foi entre Jucimara Felix e Vivian de Oliveira que conseguiram a primeira e segunda colocação, respectivamente.

Guias voluntários por um dia

Muitos já conhecem o projeto Guia Voluntários, implantado nas provas da Corpore visando a inserção dos atletas deficientes na corrida de rua. Nessa prova a novidade foi a presença do ator Paulo Nigro e do músico Japinha que tiveram um dia de “Guias voluntários”. Acordaram cedo e largaram nos 5,5km com dois atletas deficientes visuais.

“Com certeza foi uma experiência enriquecedora. Eles (os atletas) foram muito pacientes com a gente, afinal eu estava aprendendo a guiar. No começo foi um pouco difícil, você tem que guiar e narrar os obstáculos. Mas foi muito bom, nós conseguimos completar em menos de meia hora os 5,5km e ficamos super contente, chegamos comemorando”, contou Japinha.

Espaço Premium

A corrida de hoje também marcou a estréia de uma nova área, o Espaço Premium. Os atletas que optaram por utilizar as facilidades desse local já começaram a sentir a diferença antes mesmo do dia do evento, já que receberam em suas casas o kit da prova.

Além disso, tiveram o traslado da prova feito a partir da Editora Abril, onde puderam estacionar seus carros.

Já na arena, tinham um café da manhã, vestiários, guarda volumes e banheiros exclusivos e, ao completar sua prova, ganhavam toalhas, tinham massagistas a disposição além de outras ações específicas para esses atletas.

 



PREMIAÇÃO

 

MEIA MARATONA- GERAL MASCULINO

NOME
EQUIPE
TEMPO
Damião Ancelmo de Souza Pé de Vento- UDF 1:05:06
Paulo Roberto Almeida Paula Mizuno 1:05:15
Luis Paulo da Silva Antunes Cruzeiro Esporte Clube BH 1:05:54
Marcos Alexandre Elias Cruzeiro Esporte Clube 1:06:45
Luis Fernando de Almeida Mizuno 1:07:04
Célio Falcão Acrimet/ Top Spin/ Run Tech 1:07:05
Jailson Araujo dos Anjos SME-JPA Jandira SP 1:07:58
Bernardo Alves da Silva SME-JPA Jandira SP/Adriano Bastos 1:08:11
Silvano Lima Pinto CUCA- Fotitech 1:08:32
Gilson Rodrigues de Miranda SME-JPA Jandira SP 1:08:40


MEIA MARATONA- GERAL FEMININO

NOME
EQUIPE
TEMPO
Anne Cheptanui Bererwe FILA 1:11:40
Eunice Jepkirui Kirwa FILA 1:13:33
Edielza Alves dos Santos Cruzeiro Esporte Clube BH 1:16:44
Rosangela Raimunda Pereira E.C. Pinheiros 1:18:08
Maria Lúcia Alves Vieira Isis/Bardojo/GU/Oliveira 1:18:30
Beatriz G dos S Nascimento Reebok/Timex/Isis-Mel/Paladar/GU 1:18:31
Sirlene Souza de Pinho E.C. Pinheiros/Mizuno 1:22:37
Maria Helena de Jesus Lima Athletic Sports/ Taubaté/Luasa 1:25:04
Leone Justino da Silva JRA Assesssoria Esportiva/ Branca Esportes 1:26:23
Angelina das Graças Rafael Play Team/ Memorial 1:26:43


5,5km- GERAL MASCULINO

NOME
CLUBE
TEMPO
Rafael dos Santos VO2/Stefanini 00:16:24
José Rodrigues dos Santos VO2/Gatorade/Adidas 00:16:27
Ronicesse Felix de Lima M Calçados/ Diadora 00:16:39
Marcos Francisco da Silva Trilopes 00:16:42
Renilson Vitorino da Silva Play Team 00:16:44


5,5km- GERAL FEMININO

NOME
EQUIPE
TEMPO
Jucimara Felix dos Santos VO2/ Stefanini 00:20:37
Vivian de Oliveira Adriano Bastos Treinamento Esportivo 00:21:36
Joelma da Silva Gomes SPFC/Banco Votorantim/Proj. Kiatleta 00:21:42
Francine do Amaral Lopes M Calçados/ Diadora 00:21:50
Olivia de Fátima Franco VO2/ Stefanini 00:22:16

 

 

 

Saiba mais

 

 

 



 
Últimas notícias
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH