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Repórter Corredor - Respostas do dr. Renato Lotufo

01/07/2009, por Corpore

Dessa vez, a participação da comunidade de corredores nos ajudou a fazer uma grande entrevista com um dos maiores nomes da Fisiologia, o doutor Renato Lotufo. Confira!

Sou corredora há 28 anos aproximadamente.
Faz mais ou menos quatro anos que venho percebendo uma grande dificuldade em manter os mesmos resultados nas mesmas provas.
Já li alguns estudos sobre a perda de condicionamento decorrente do aumento da idade.
Gostaria de saber como se dá esta perda com o passar dos anos, bem como se é possível manter a performance com a idade.
Obrigada
Um abraço
Vivian Feher Radomysler
São Paulo-SP

Vivian
Não sei a sua idade, mas acima de 30 ou 35 anos a perda da performance é grande. As primeiras fibras a serem desnervadas são as fibras rápidas (fibras de força ou velocidade).
Faça atividades físicas como: musculação, exercício funcional, mat-pilates ou  Pilates com aparelhos.

 

Olá,
Toda vez que acabo de correu uma maratona tenho um problema de desidratação e demora umas 3 horas para me estabilizar. Fico com os lábios brancos e depois roxos; não desmaio, mas fico descompensada. Durante a prova tomo carbup líquido, forten, água e gatorade tentando me manter hidratada, mas logo depois de cruzar a linha de chegada "pifo". O que posso fazer para minimizar esse processo ?
Obrigada
Suzana Christina Gottlob Guerrelhas
São Paulo-SP

Suzana
A cada 1 litro de suor sua Frequência Cardíaca aumenta 10 bpm, é importante tomar isotônicos, pois você perde sódio, potássio, cloro, magnésio ect. Você pode levar uma pedra de sal e tomar com água ou isotônico.
Os isotônicos contem Carboidratos em torno de 6% a 8%, depende das marcas.

 

Dr. Lotufo,tenho 45 anos e estou voltando às corridas após corrigir uma arritmia através de uma ablação. Como fiquei 3 anos sem atividade sinto meu metabolismo lento,qual seria a melhor opção para voltar as corridas?
Luiz Alberto Montalvão
São Paulo-SP

Luiz
Comece fazendo um trote ou caminhada, musculação ou exercício funcional, mat-pilates.
Assim você vai aumentado o trote até você voltar na performance anterior.

 

Dr.Renato,qual é a real importância de se conhecer o V02max de atletas amadores para aperfeiçoamento do treinamento?
Luis FernandoBarone
Piracicaba-SP

Luis
A Ergoespirometria é muito importante para você saber seu VO2max e os Limiares 1 e 2.
O primeiro Limiar vai te de dar condições para uma prova de meia-maratona ou maratona. O segundo Limiar para uma prova de 10km até 15km.
Convido você a ir à minha clínica assim te explico com maiores detalhes.
Rua Alvarenga,1700. Fone:2659-7645

 

Qual a melhor de forma de fazer aplicações de gelo em áreas doloridas após treinos? Pode ser feita aplicação uma vez por dia? Ou deve-se fazer em intervalos de poucas horas? E durante quanto tempo o gelo deve ficar aplicado? E após a aplicação, é recomendado usar um spray antiinflamatório?
Juliano Chaves da Nobrega
São Paulo-SP

Juliano
Depende da intensidade de dor, da lesão. Se você tiver muita dor por exemplo, use gelo 5 vezes por dia e o tempo em torno de 20 minutos, não podendo passar disso.

 

Qual o intervalo, ideal entre as corridas, como por exemplo as meias maratonas, e também qual o intervalo ideal para um treinamento regenerativo após uma maratona? Levando em consideração uma pessoa que possui um volume ideal de treinamento e assistido por um técnico.
Marco Aurelio Bossetto
Santo André-SP

Marco
Faça uma ou duas maratonas por ano, entre 6 meses.
Após a maratona caminhe por dez minutos, descanse um dia e a seguir trote bem abaixo do seu VO2max mais ou menos 40% ou 50%.    

 

Olá Dr.,
Após provas de rua nas quais busco superar tempos anteriores e há um desgaste natural significativo, tenho dor de cabeça.
Qual seria a causa e a indicação para se evitar a mesma?
Geraldo L F Guazzelli
São Paulo-SP

Geraldo
Não sei sua alimentação, se você possui acompanhamento com profissionais da área. Sugiro que o faça.  

 

Estava treinando para a maratona, com longos de 35 KM para baixo de 3h.
Após uma contusão, fiquei as 3 semanas que antecederam a maratona sem treinar. Durante a maratona, não consegui manter meu ritmo, me arrastei a partir do KM 15, parando no 25 com 2h32. A minha pergunta é a seguinte: quanto tempo nosso organismo leva para perder o condicionamento?
Gilberto Pinto
Guarulhos-SP

Gilberto
Em 4 semanas você perde performance.
Após 3 semanas você tem que diminuir o passo, abaixo do que trotava. Devagar você chegará em boa performance.       

 

Dr. Renato, minha frequência cardíaca em repouso é um pouco elevada (75 a
90bpm) e quando começo os treinos de corrida ela chega a mais de 90% da FC máxima para a minha idade (usando o cálculo 220-idade), porém não me sinto cansada! Você não acha que esta fórmula para calcular a FC máx não deveria ser individualizada? Acho muito subjetiva, pois no meu caso creio que ela não é fidedigna!
muito grata!
Karina Palla
Cotia-SP

Karina

Existem outra fórmulas de frequência cardíaca como:

208-(0.7xidade)
ou
FCT = %T (Fcmáx - Fc rep.) + Fc rep.

Onde: FCT = freqüência cardíaca de treinamento;
%T = percentual de treino;
Fcmáx = freqüência cardíaca máxima;
Fc rep. = freqüência cardíaca de repouso.
 

 

Gostaria de saber o que é a análise musculoesquelética do atleta, como ela é feita e em que situações devemos fazer este tipo de exame.
Maria Francisca Rocha
São Paulo-SP

Maria Francisca
A musculação é muito importante para as corridas, de 3 a 4 vezes por semana. Diminui as lesões, aumenta a velocidade da corrida,
Temos na minha clínica um string-cauge que proporciona a força de qualquer segmento corporal ou exame isocimético.

 

Boa Tarde!
Há cerca de 3 meses comecei a correr com um profissional, melhorou e muito meu condicionamento etc... Percebi que recentemente meus tornozelos estão inchando e ficando doloridos e meio que travando,causando dores durante o sono. O que pode estar acontecendo? O que devo fazer?
Rosimeire Rocha Abrahão Manabe
Cuiabá-MT

Rosimeire
Precisaria passar com um ortopedista, provavelmente você tenha uma tendinite ou uma fratura por estresse.

 

Dr. Lotufo,
que tipo de massagem o sr. recomenda após a prova? Há algum tipo mais recomendado para ajudar na recuperação dos músculos e que proporcione maior conforto no dia seguinte?
Ana Claudia Marques Govatto
São Bernardo do Campo-SP

Ana Claudia
Após a prova caminhe por dez a quinze minutos, coloque gelo nos joelhos e pernas.
Pode fazer massagem.     
 

 

Dr. Renato, boa noite
Gostaria de saber se tem fundamento a informação que me foi passada, de que após os 50 anos, perdemos um batimento cardíaco a cada ano, o que nos torna mais lentos para as corridas mesmo treinando com a mesma intensidade. Isto é um fato?
Fabio Marcondes Marin
São Paulo-SP

Fabio,
Desde os 30 anos nossa freqüência cardíaca vai caindo e a performance vai diminuindo, isto é um fato.
As primeiras fibras a serem desnervadas são as fibras rápidas as fibras de força e velocidade.
É importante fazer musculação ou exercício funcional, mat-pilates ou Pilates com aparelhos.  
   

Caso tenham dúvidas a clínica localiza-se na Rua Alvarenga 1700 e fone 2659-7545. 



 
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