Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Rotina de exercícios deve ser agradável, destaca médico - 09/07/09

28/07/2009, por Corpore
Essa matéria fala sobre como escolher exercícios e a importância de se sentir bem praticando-os. Confira. A matéria original se encontra aqui.

 

Rotina de exercícios deve ser agradável, destaca médico

Cerca de 40% das pessoas que se matriculam em academias abandonam o treino antes do primeiro mês

Mais importante do que os benefícios para a saúde de uma atividade física é escolher uma rotina de exercícios que seja prazerosa. Segundo o preparador físico da Pelé Club, José Alexandre Filho, os exercícios devem priorizar o perfil de cada um. O fisiologista do São Paulo Futebol Clube e da Universidade de São Paulo (Unifesp), Turíbio Leite Barros concorda: "Exercício não é como remédio. Não pode ser desagradável."

De acordo com Alexandre Filho, cerca de 40% das pessoas que se matriculam em academias abandonam antes do primeiro mês. Exatamente por conta dessa desistência, recomenda-se critérios com as escolhas de treinos: o primeiro passo é determinar a freqüência. Inicie exercitando-se três vezes por semana.

Em seguida, a duração, que só pode ultrapassar meia hora depois de algumas semanas. E, por fim, a intensidade, que depende de cada um. "A frequência cardíaca é um indicador, mas também é importante notar os sinais do corpo: dor e desconforto antes e depois do exercício indicam excesso”, explica Barros.

O preparador físico José Alexandre Filho diz que treinos longos são indicados para pessoas experientes ou muito determinadas. "É mais fácil introduzir pequenas rotinas." Uma boa porta de entrada para os sedentários é a caminhada e a corrida, diz David Cytrynowicz, presidente da Corpore, organização não-governamental (ONG) de corredores amadores. "Só quem está muito acima do peso talvez tenha de começar com atividades na água." Talvez por isso o número de corredores no Brasil chegue a 4 milhões.

 



 
Últimas notícias
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH