Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 
USP incentiva pesquisas em corrida de rua - 15/08/09


Matéria publicada no Jornal da Tarde fala sobre pesquisas realizadas pela USP sobre corrida de rua.

USP incentiva pesquisas em corrida de rua

Aproximar a vida acadêmica das corridas de rua é a ideia da Universidade de São Paulo (USP), local onde acontece a maioria dos treinos e provas na capital. “Estamos propondo este desafio aos promotores das corridas, colocar propostas de pesquisas científicas nos projetos”, conta Marino Benetti, responsável pelas atividades esportivas no câmpus.

Benetti explica que, com isso, pretende diminuir a distância entre a academia e a prática. O primeiro passo foi a pesquisa feita durante a corrida 10 milhas da Mizuno, que aconteceu no primeiro domingo do mês. “Foi a primeira de muitas.”

Ana Paula Sierra, pesquisadora e educadora física formada pela FMU, é uma das idealizadoras desta pesquisa. “Mais de 400 pessoas se inscreveram no site da corrida, pretendíamos fechar em cem, mas por conta da estrutura, resolvemos diminuir o número de participantes e fechamos em 60 pessoas.” O público alvo era de homens entre 30 e 45 anos em prova de longa distância - no caso 16 quilômetros - sem limite de tempo. A pesquisa é sobre a intensidade e o esforço, como impactam no organismo da pessoa, com inclusive o mapeamento genético.

“Vamos pesquisar as características genéticas que influenciam na performance. Será que o meio (alimentação, estresse, local e intensidade dos treinos) interferem?” As infecções nas vias aéreas superiores (Ivas) também vão ser analisadas. “Existem alguns estudos sobre corridas no tempo mais frio que acentuariam as Ivas, vamos ver o quanto a mucosa nasal é alterada nas provas.” E também vão ser verificadas as alterações cardíacas. “Lesões no coração após maratonas ainda são um mistério para a medicina.” Ana Paula enfatiza que a pesquisa não quer provar se a corrida faz bem ou mal à saúde, mas sim orientar melhor as pessoas para que elas possam correr melhor.

Os testes foram feitos uma semana antes da prova, logo depois e 48 horas após o término. “Fizemos coleta de sangue, saliva, mucosa nasal (raspam com uma escova dentro das narinas), avaliação física e médica e também da lactato (intensidade).” A médica conta que os voluntários foram orientados a avisar se ocorre alguma alteração. Outros nove médicos trabalham no estudo e os resultados preliminares saem em 2010.


Palestras da Running Show

Diferentemente do que foi publicado na coluna na semana passada, são as palestras os eventos gratuitos para os visitantes da São Paulo Running Show, em setembro, e não as clínicas de corrida. Para participar é preciso se cadastrar no site: www.runningshow.com.br. Check up corporativo será a primeira delas, na quinta-feira, dia 24/9, às 16h, com o médico Renato Lotufo. Às 18h Eduardo Cortez e Daniel Portella vão dar dicas das maneiras de aprimorar os treinos com tecnologia de GPS Garmin: Forerunner. Às 19h, Renato Romani explica a “solução rentável para avaliação metabólica e gerenciamento de treino em atletas”; e às 20h a professora Luciana Rossi mostrará a nova regulamentação da Anvisa para suplementos para atletas.

No dia seguinte, a professora Tamara Stulbachp abre as palestras às 17h, com a “experiência em nutrição para triatletas”. Em seguida, às 18h, a professora Luciana da Silva Garcia mostra a importância da assessoria de uma nutricionista nas corridas de aventura.

No sábado, mais duas palestras: a primeira, às 11h30, hidratação e recomendações nutricionais para corredores, com as professoras Renata Furlan Viebig e Marcia Nacif. E às 16h, Luiz Albertini explica como a ioga pode melhorar da performance. O ingresso da feira custa R$ 15.

DICA 4ANY1


A ideia de que exercícios aeróbicos de baixa intensidade queimam mais gordura do que exercícios intensos é mito. Ambos queimam gordura. No exercício leve a porcentagem de gordura queimada é maior, mas em termos relativos esta quantidade não é tão grande, pois em exercícios leves a quantidade calórica também não é alta. Já em exercício intenso o predomínio de açúcar é maior do que da gordura, como também o gasto calórico.

 



 
Últimas notícias
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH