Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

24/9/2009, por Corpore


Saiba como funciona o empréstimo

Confira onde ficam os bicicletários

Leia mais sobre a parceria

Como surgiu o projeto? Desde quando ele existe?
O Instituto Parada Vital (IPV) foi criado há 2 anos com o objetivo de incentivar ações para o transporte não-poluente. O sistema NossaBike 
iniciou suas atividades no dia 25 de janeiro de 2008, em 6 estacionamentos da Estapar.

Em 27 de outubro de 2008, iniciamos o convênio com o Metrô de SP e recebemos o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo - SVMA. Nesta data, assumimos a gestão de 2 bicicletários construídos pela SVMA, de um terceiro construído pelo Metrô e um quarto que foi realizado pelo IPV.
Em 25 de janeiro de 2009 inauguramos outros bicicletários no metrô e atualmente temos 15 estações com bicicletários e outros 9 pontos (estacionamentos, shoppings) com bicicletários, totalizando 24 pontos.

Qual o objetivo ao criar esse projeto?
O sistema NossaBike nasceu para ser de utilização pública, o mais democrática possível.

Hoje muito se fala em ações sociais, sustentabilidade, vida saudável... Como vocês veem o programa inserido nessas questões e como ele pode ajudar na busca desses objetivos?
O NossaBike é o primeiro bicicletário com sistema de bicicletas compartilhadas da América Latina e atua em três vertentes:

  1. Transporte
  2. Ecologia
  3. Esfera Social

As duas primeiras estão intrinsecamente ligadas ao sistema. A terceira esfera relaciona-se ao fato de que oferecemos empregabilidade para mais de 100 jovens – geralmente o primeiro emprego. Esses jovens são oriundos de regiões de exclusão social e recebem treinamento e algum complemento educacional (cursos de gramática, postura corporal, atendimento pessoal, oficinas de teatro, visitas a museus e centros culturais).

Quantas pessoas utilizaram o serviço até hoje?
Em média, atendemos 8.000 por mês, sendo metade para empréstimos de bicicleta e outra metade para estacionamento de bicicletas próprias.
Nesse período de existência, já atendemos mais de 60.000 pessoas.

Como o programa é mantido?
O sistema NossaBike é mantido pela Sabesp. É um sistema que tem baixa arrecadação por sua característica pública e utilização da primeira hora gratuita (mais de 60% da utilização).

Vocês projetam uma expansão?
A expansão do sistema tem acontecido de forma gradual e natural, com entidades e empresas procurando essa forma alternativa de transporte não-poluente.

Como vocês analisam essa mais nova parceria com a Corpore?
A parceria com a Corpore surge num momento importante. Para nossa expansão buscamos locais concentradores de pessoas como terminais de transporte urbanos, shoppings centers, universidades, eventos. A Corpore se harmoniza com nosso conceito pois, além de concentrar milhares de pessoas em seus eventos, o foco é a atividade física, o respeito ao ser humano e ao seu habitat.

Como espera que seja a recepção/adesão do público corredor ao serviço?
Nesse sentido, os corredores - pessoas que buscam de forma individualizada sua melhoria de qualidade de vida para, em conjunto participarem de um esforço para melhoria do coletivo – congregam as qualidades para adesão desse movimento saudável que é o transporte por bicicleta.
No mundo inteiro, percebemos ondas de transformação saudáveis. E transformação requer atitude, empenho, quebrar padrões estabelecidos. Tudo o que um corredor, amador ou profissional, busca.





 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH