Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

10K Corpore São Paulo Classic - Saiba como foi esta grande prova!

25/11/2003, por Flávia de Almeida Prado

Veja mais informações ao final deste texto!

Na manhã do domingo, dia 23 de novembro de 2003, a 9ª edição da 10K Corpore São Paulo Classsic foi realizada, e recebeu 7535 participantes que concluíram o trajeto, dos 8405 inscritos. Com estes números, a 9ª São Paulo Classic atingiu o patamar de prova mais numerosa, desta distância, realizada no país! Quebramos o recorde nacional e firmamos, junto aos participantes, o sucesso que esperávamos!

As festividades deste belíssimo evento começaram a acontecer na sexta feira, com a abertura da Feira de Esportes e entrega de chip de cronometragem e camisetas aos inscritos.

Sexta-feira

A Feira de Esportes, realizada em parceria entre Corpore e AMCHAM, aconteceu na Expo da Câmara Americana, à Rua Amaro Guerra. Lá, diversas marcas e produtos foram expostos e atraíram centenas de visitantes. Marcas como Nike, Powerbar, Montevérgine, Fast Run, Jonhson&Jonhson estiveram presentes, e puderam entrar em contato com o público certo: esportistas, corredores, profissionais da saúde. Outros expositores com o laboratório Sportslab, a clínica de Acupuntura Chi, as revisas especializadas em esporte como a Running Brasil, O2 e a Superação também marcaram presença.

Durante toda a tarde de sexta feira, até às 21h, foi feita a entrega de chip e camiseta para os primeiros visitantes. Às 20h, com atraso, foi dado início à palestra do prof. Lancha, que com muito humor e muita informação, falou a cerca de 60 pessoas sobre nutrição - mitos e verdades - e principalmente sobre bons desempenhos em provas rápidas e longas. Em breve o Corpore.org.br irá disponibilizar o conteúdo da palestra aqui no site. Fique ligado.

Sábado

No sábado, logo pela manhã, já havia movimentação no local da feira. Às 9h a Dra. Cecília Damasceno iniciou o treinamento de Primeiro Atendimento aos alunos das faculdades de Educação Física e Esportes, que fariam parte do novo reforço médico Corpore – a equipe Care4You. Segundo depoimento do Diretor Médico da Corpore Dr. Milton Mizumoto, os alunos se envolveram profundamente com o projeto, e ficaram gratos e animados para colaborar no atendimento dos corredores na prova do dia seguinte. A São Paulo Classic foi a prova inaugural do Care4you, projeto arquitetado pelo nosso diretor médico, e será mantido e aprimorado para as próximas provas da entidade.

Apesar de começar com algum atraso, a entrega dos chips e camisetas aos corredores aconteceu com tranqüilidade e conforto, já que o espaço para a distribuição foi grande e organizado.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de atender a palestras de diversos profissionais da saúde, convidados pela Corpore e AMCHAM para falarem aos corredores interessados. Assim, conforme programação divulgada, às 10h aconteceu a apresentação e coordenação das palestras pelo Dr. Milton Mizumoto, que continuou com a palavra para apresentar “Cuidados Médicos em Atletas com Lesões Esportivas”. A seguir falaram os seguintes convidados: Prof. Ricardo D`Angelo – Prof. de Educação Física (Condicionamento Físico e Treinamento Esportivo); Dra. Nair Mitsuca M. Akaishi – Medicina Estética (Efeitos da Radiação Solar sobre a Pele do Atleta); Dr. Sérgio Dias Reis – Medicina do Esporte e Fisiologia (Novas Tendências e Avaliação para o Aprimoramento Físico); Dr. Renato Lotufo – Medicina do Esporte e Fisiologia (Dor Muscular tardia ao exercício – “Soreness”); Liaw W. Chao – Medicina do Esporte e Acupuntura (Acupuntura em lesões de atletas); Dr. Turibio Leite de Barros (A Importância da Hidratação em Provas de Corrida – Gatorade).

Às 15h teve início um dos mais importantes encontros de todo o evento. A Diretoria da AIMS (Associação de Maratonas e Corridas de Rua Internacionais) apresentou-se para organizadores de provas no país, corredores de elite e outros visitantes, corredores interessados. Além de apresentarem seus trabalhos por todo o mundo, os diretores puderam responder a diversas questões levantadas pela platéia, tornando o encontro dinâmico e produtivo. Foram levantados assuntos como atendimento médico, envolvimento da comunidade com trabalho voluntário, regulamentação, captação de recursos (patrocínio), etc..

Às 18h o Diretor Técnico da Corpore, Dr. Mario Luiz Rollo, deu início ao Congresso Técnico – momento onde técnicos e corredores de elite entram em contato com a organização da prova, e obtém as últimas informações para correrem uma boa prova.

Domingo – o grande dia

Às 7h do dia 23 de novembro, diversas pessoas já se encontravam na região do Parque do Ibirapuera e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi no estacionamento da Assembléia que foi montada a arena do evento, onde as barracas dos treinadores, entrega de kit, banheiros e o palco da premiação foram montados. Às 8:50, foi dada a largada da Elite A Feminina. Assim, 15 corredoras de ponta puderam iniciar a prova com conforto, segurança e ainda melhor condição técnica de aprimorarem suas performances.

Às 9h, foi dada a largada geral dos corredores. E Assim, 7535 atletas, profissionais e amadores, puderam dar início ao grande desafio da SP Classic.

Os diretores da AIMS estiveram presentes à largada e à premiação do evento. Puderam acompanhar os corredores durante o percurso, e participar da premiação. O diretor Hugh Jones correu a SP Classic, e foi o segundo colocado em sua categoria! Elogiou a organização do evento e reconheceu a dificuldade do percurso, mas também sua beleza.

As vencedoras do dia foram: FABIANA CRISTINE DA SILVA 0:34:30 BMF Atletismo; NADIR SABINO DE SIQUEIRA 0:34:44 BMF Atletismo; MARCIA NARLOCH 0:35:03 Mizuno; MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA 0:35:40 Avulso; ROSANGELA RAIMUNDA PEREIRA FARIA 0:35:47 Vou Treinar/Mizuno/Paulínea. Na categoria Masculina, os melhores foram: CLODOALDO GOMES DA SILVA 0:29:48 SYMAP/SIMON FRANCO/NIKE; LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA PAULA 0:29:54 Nike; PAULO ROBERTO DE PAULA 0:30:02 Nike; EMERSON ISER BEM 0:30:16 Cruzeiro/Arpoador; ELENILSON DA SILVA 0:30:22 Mizuno.

Durante a premiação dos vencedores, o presidente da Corpore David Cytrynowicz fez uma importante declaração. Confira:

“Tivemos vários problemas médicos, nada grave obviamente, mas mais numerosos do que esperávamos. Este é um sinal de que as pessoas não estavam tão preparadas como achavam, ou no entusiasmo – que bem conhecemos -; largaram muito forte e com o calor que fez hoje, não puderam agüentar o ritmo até o final. Este é só um lembrete, pois precisamos fazer as provas com toda a segurança, ou seja, com treinamento prévio e fazendo o esforço dentro das nossas possibilidades.

Em segundo lugar, queremos falar sobre o querido Parque Ibirapuera. No próximo domingo, dia 30/11, teremos a eleição do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera. O que é este conselho: ele é formado por entidades e pessoas físicas, e mesmo não sendo normativo, leva a voz da população para a administração do parque. O nosso Presidente do Conselho Deliberativo, Amadeu Armentano, a nosso pedido, se candidatou a uma das 6 vagas no Conselho Gestor e é muito importante o apoio de vocês.

Todos os moradores da cidade de São Paulo podem e devem votar. Será no domingo, das 10h às 15h, e é importante levar a carteira de identidade e um comprovante de residência. Sabemos que pode ser complicado comparecer por ser num domingo, dia de lazer, o parque estará cheio, etc. Mas se vocês forem nesta vez, nós teremos uma voz que falará pelos corredores.

Já tivemos problemas com as trilhas; muitas vezes querem arrebentar o asfalto e colocar floreiras... E não temos nada contra flores, só quando elas ocupam o lugar onde gostamos de correr. Na verdade, vamos na mão da ecologia: grama não briga conosco, agora, floreiras de concreto brigam. Obrigado!”

Dr. Amadeu Armentano teve também a oportunidade de falar com o público presente na premiação:

“Bom dia. Foi com prazer que aceitei esta indicação dos meus colegas da Corpore e de muitos de vocês que são corredores. É um cargo não remunerado, mas de ação e cidadania. Sem a participação e paciência de vocês, não será possível nós nos elegermos. Se vocês reconhecerem a importância e considerarem que temos condição de representarmos a os corredores de São Paulo, nós pedimos seu apoio. Muito Obrigado.”

 

Declaração dos vencedores e participantes da premiação:

FABIANA CRISTINE DA SILVA –

"As concorrentes estavam fortes, como a Márcia e a Nadir, e graças a Deus consegui vencer novamente a prova. Também fui vice em uma das edições, quando a corredora queniana ganhou. Estou muito feliz. Achei a largada da elite A feminina muito legal para nós, mas talvez as outras mulheres prefeririam largar conosco. Mas desta forma os homens não atrapalham a gente. As provas da Corpore estão de parabéns e esta, apesar de ter um percurso difícil, cheio de subidas e descidas, teve também sua organização fantástica. Muito boa prova!".

 

 

 

CLODOALDO GOMES DA SILVA –

"O percurso da prova foi muito difícil e o nível técnico dos competidores foi muito alto, mas mais uma vez, graças a Deus, consegui sair como campeão novamente. A organização foi excelente e se fosse para dar uma nota de 0 a 10, certamente é 10! Prova Fantástica, e a Corpore está de parabéns pela organização. Agora, meu objetivo são as Olimpíadas!".

 

 

Maria Zeferina Baldaia –

“Neste ano estou bem, cheguei do Japão na última quarta feira, onde fui participar da maratona de Tóquio. Participei desta prova hoje para ganhar rítmo e velocidade para correr a São Silvestre. Estou bastante confiante que poderei brigar por um lugar no podium e colocar novamente o Brasil entre os primeiros colocados. Acho que temos que acreditar, e correr atrás dos nossos objetivos, dos nossos sonhos. E é o que venho fazendo. Achei a prova de hoje maravilhosa, gostei da mudança do percurso, ficou uma prova mais rápida. Foi maravilhosa tanto de organização como de percurso. A Corpore está de parabéns e esta é uma prova que está no nosso calendário. A largada da Elite A Feminina antecipada é ótima, pois quando largamos com os homens, acabamos levando cotoveladas, pisadas nos pés, chegamos até a perder o tênis em algumas vezes. Saindo antes, nós mulheres ganhamos tempo para largar com calma, e até melhorar nossa performance. Acho que até os homens gostaram disso, pois eles também ficavam com medo de sair forte e atropelar a gente. Foi uma boa mudança para ambas as partes”.

Vereador Antônio Paes Baratão –

“É uma alegria estar aqui novamente com vocês. Foi uma grande conquista termos aprovado, com a Prefeita de São Paulo, a premiação do troféu Zumbi dos Palmares para ser feita durante a SP Classic. Isto foi muito gratificante. É ótimo ter em São Paulo este espaço e essas ações de esportes e corridas – vocês correm com vontade e a Corpore luta com honestidade e afinco pela melhora da qualidade de vida em São Paulo e no país. Obrigado e Parabéns!”.

 

 

 

Hugh Jones (secretário AIMS) –

“Fui maratonista e hoje administro corridas. Também já fui jornalista e pude ver muitas corridas, no mundo todo. E a corrida que vi hoje foi diferente das outras. Nunca havia visto um percurso tão difícil e tão rápido ao mesmo tempo. É um percurso competitivo. Eu corri a prova, e acredito que ela seja atraente a todos. Parabenizo a todos os organizadores, vencedores e participantes da prova”.

 

 

 

 

Gordon Rogers (Canadá) -

“Como vocês estão se sentindo depois da prova? Esta é minha primeira vez no Brasil, e em São Paulo. Este foi um evento maravilhoso, vocês correram muito bem. Gostaria de parabenizar o diretores da prova e o medidor do percurso por administrarem tão bem toda o evento. E também é ótimo ver num dia como este, que está tão quente, este número enorme de pessoas envolvidas e motivadas a correr. Meus parabéns ao vencedor, à vencedora, e mais importante ainda, parabéns a cada um de vocês pela belíssima participação. Agradeço aos organizadores por todo o suporte dado à Diretoria da AIMS, e esta foi uma das mais incríveis provas que já pude presenciar. Obrigado!”.

 

 

Alan Steinfeld (Nova York) –

“Trago saudações da Cidade de Nova York para todos. Vocês são parte de uma enorme comunidade de corredores, e hoje vocês atingiram o topo! Foi ótimo poder estar no carro de Imprensa e olhar pela avenida e reparar que apesar de não sorrirem, os corredores estavam felizes! Desejo toda a sorte para todos vocês, e espero em breve vê-los em Nova York, participando na nossa maratona”.

 

 

 

Nick Bitel (Londres) –

“Foi ótimo ver esta corrida fantástica. Parabenizo a Corpore por organizar tão lindo evento. Foi absolutamente ótimo ver a paixão do brasileiro pelo atletismo. E acredito que talvez, muito em breve, o atletismo brasileiro tenha tanto sucesso quanto o futebol”.

 

 

 

AL BOKA (Las Vegas) –

“É um prazer estar aqui em São Paulo, é a minha primeira vez aqui no seu belo país. Foi ótimo ver esta corrida fantástica, com uma das melhores organizações que já pude ver em todo o mundo. Parabéns a todos!”.


 

 


 

Confira mais detalhes sobre o atendimento médico desta grande prova (medical Bikers e CARE4YOU)


Não perca: Farta Galeria de Fotos - aqui no CORPORE.org.br

Mais informações sobre o encontro da AIMS aqui no Brasil!


Veja agora os resultados deste grande evento!

Acompanhe! Ainda publicaremos o conteúdo das palestras do Dr. Lancha realizada no dia 21, durante a Feira de Esportes!



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Flávia de Almeida Prado

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH