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Ioga melhora a performance da corrida - 09/01/2010


Matéria publicada no Jornal da Tarde fala sobre os benefícios da ioga para os praticantes da corrida.

Ioga melhora a performance da corrida

Por: Silvia Herrera

Amante da corrida e dos esportes out-door, o professor de ioga Luiz Albertoni, percebendo o quanto melhorava a sua performance nas corridas por conta das técnicas da ioga, começou a difundir para os amigos e depois ministrar workshops. No final do ano passado lançou o livro “Yoga para Corredores” (Editora All Print). “Naturalmente eu já tinha conteúdo para publicar um livro para compartilhar ainda mais este conhecimento.”

Além da corrida e da ioga, Albertoni pedala (MTB), nada e pratica alpinismo. “Esporte pra mim é viver. Você pode estar constantemente lidando com desafios e capacidades ao mesmo tempo em que sente prazer.”

Em quanto tempo praticando ioga o corredor amador pode verificar os benefícios?

Geralmente com uma semana os praticantes me retornam informando que já sentem diferença em diversos aspectos: força de vontade, respiração, conscientização, relax, concentração... Mas prefiro dizer que é preciso praticar as técnicas do livro ao menos durante um mês para realmente obter ganhos mais significativos, inclusive na performance.

As posturas mostradas no livro são faceis de fazer?

Atualmente todas academias ministram aulas de ioga e as posturas que apresento no livro não são diferentes, não precisa complicar nem fazer contorcionismo. O grande diferencial é o método em si, as posturas sozinhas não geram resultados para um atleta. É necessário associar atitude mental, técnica respiratória, selos e conexões energéticas, limpeza dos canais sutis, posturas específicas para o corredor e outras técnicas como apresentado no livro. É um método que praticamos de olhos fechados, para interiorizar-se. A verdadeira capacidade humana advêm do encontro com a sua essência.

Quando seria indicada a purificação das nadis (região naso-faríngeo e campo sutil)?

A limpeza das nadis ou meridianos é para um livre fluir de energia vital (prana) nos corpos. Algumas técnicas de limpeza incluem a região naso-faríngeo e campo sutil (nadis), favorecendo condições para o atleta com o livre fluir de energia vital. A purificação também é indicada para o corredor em locais de baixa umidade e quando as narinas encontra-se irritadas ou entupidas. Realmente, é uma técnica muito útil para quem corre em grandes centros urbanos como São Paulo.

Queixa frequente dos corredores é a secura na boca durante os treinos e a vontade de cuspir. O jala neti (lavar as narinas com água morna e sal) pode prevenir isso? Como?

A técnica jala neti possui diversas funções, e a principal é limpar as nadis na região acima dos ombros, o que inclui pescoço e cabeça. A limpeza nessa região vai refletir fisicamente como uma desintoxicação. Sempre que praticamos jala neti é necessário retirar o resíduo de água que sobra na fossa nasal. Para isso, você precisa utilizar a técnica respiratória chamada de kapalabhati. A associação dessas duas técnicas mantém as narinas desentupidas e é útil até mesmo para os que sofrem de rinite, sinusite, asma e bronquite. Agora a secura na boca pode ser contornada também pressionando (levemente) com os dentes o entorno da língua, o que gera maior salivação.

No livro, você diz que a melhor hora para praticar ioga seria após uma competição.

Praticar o método após a corrida é mais recomendável por alongar, relaxar os músculos, regularizar a pressão arterial, e sobretudo, revitalizar-se. Existe um desgaste na corrida e precisamos recompor a energia e a condição psicossomática. Para isso, nada melhor do que a prática do YogaSports.







 
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