Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

GRAACC - Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil




Em 1991 nasce o GRAACC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, instituição sem fins lucrativos que visa garantir aos pacientes a chance de alcançar todas as chances de cura.

Para ajudar a manter essa iniciativa, a Corpore em parceria com o GRAACC realizam há anos a Corrida e Caminhada GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil. Nesse ano, o evento será realizado no dia 9 de maio.

Toda a arrecadação com inscrições é repassada para o Hospital. O evento é o maior realizado pelo GRAACC e representa uma grande porcentagem do que é investido anualmente no tratamento de crianças e adolescentes. Por isso, quanto mais inscritos, mais pacientes serão beneficiados.

Conheça o trabalho da instituição e a importância da prova. Se você ainda não está inscrito na prova, clique aqui e inscreva-se!

Combatendo

Quando surgiu a iniciativa, o primeiro passo foi transferir o Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital São Paulo para uma casa, que ficou conhecida como “casinha”. Nessa fase, os pacientes recebiam tratamento durante o dia e depois voltavam para suas casas.

Mais tarde, com a ajuda de empresas, da Escola Paulista de Medicina e da comunidade foi construído o Instituto de Oncologia Pediátrica – IOP, hospital do GRAACC.

Hoje, o hospital realiza mensalmente 2500 atendimentos, é considerado um centro de referência no tratamento da doença e representa um instrumento de conscientização do diagnóstico precoce.
Além do tratamento, a instituição se preocupa com a qualidade de vida do paciente. Um exemplo disso é a Escola Móvel que mantém as crianças e adolescentes matriculadas nas escolas e ministra aulas no próprio hospital. Dessa forma, os pacientes não precisam se afastar da escola por causa dos longos tratamentos.

O período de tratamento dura em média 18 meses. Para evitar o desgaste de pacientes que moram fora da capital, o GRAACC criou a Casa de Apoio que hoje tem 30 apartamentos.

Vencendo

No período de 1998 a 2009, o GRAACC atendeu 3135 casos novos e realizou 248 transplantes de medula óssea.

O câncer infanto-juvenil é uma das causas de morte não acidentais mais comuns entre crianças e adolescentes. A boa notícia é que com os avanços das pesquisas e tratamentos ficou mais fácil derrotar a doença. 70% dos casos diagnosticados precocemente são curados.  


Corrida e Caminhada – 10 anos

Segundo o Superintendente Médico do GRAACC, Dr. Sérgio Petrilli, no ano passado a prova arrecadou cerca de R$200 mil que foram investidos na compra de medicamentos, cirurgias, transplante de medula óssea, internações, consultas entre outros.

“Essa prova é maravilhosa para o GRAACC. Primeiro porque alerta para a causa do câncer infantil, uma doença que pode ser curada em 70% dos casos se diagnosticada precocemente e se tratada em centros especializados, como o hospital do GRAACC. Segundo, porque é muito importante a comunidade saber que existe nossa instituição e que temos condições de tratar os casos mais complexos da doença, com qualidade de vida. E mais, é muito prazeroso reunir milhares de pessoas que estão nos ajudando com recursos para manter nossa instituição”, explica Petrilli.

Mais informações www.graacc.org.br




 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Marianna Abdo

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH