Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Minha História - Marilda Machado de Oliveira

Voltar para Menu das Histórias de Corredor
OS TEXTOS SERÃO REVISADOS E EDITADOS SEGUNDO CRITÉRIOS DE REDAÇÃO CORPORE.ORG.BR
Exclusivo para Associados Corpore

Nasci em Porto Alegre e minha infância foi maravilhosa, graças a família linda que tenho. Ingressei no balé clássico com 5 anos de idade e fiquei até os 20 anos. Fiz natação por 3 anos também. Fui professora de balé por três anos.

Quando ingressei na Faculdade, infelizmente tive que sair do balé, pois eu tinha aula sempre
em dois turnos, e às vezes até à noite. Sempre gostei de praticar esportes, era bastante ativa até ingressar na Faculdade.
Sou formada há sete anos e logo que me formei, trabalhava de sete a nove horas diárias e  não praticava esportes.

Quando entrei para o curso de Veterinária só estudava e não sobrava tempo para outras atividades(como exercícios físicos e lazer). Foi quando meu peso começou a subir descontroladamente. Ficava bastante ansiosa com as provas e comia muitos doces. Sem contar que almoçava quase sempre no restaurante da faculdade e minhas escolhas alimentares não eram nada saudáveis. Como sempre fui bastante vaidosa, fui ficando cada vez mais triste com o aumento de peso e fiquei até depressiva.Cheguei a ficar com 20 kg a mais do que peso atualmente. Tentei várias dietas. Até que ao iniciá-las conseguia perder alguns quilos, mas depois retornava tudo de novo.

Tenho tendência a ganhar peso, pois meu pai foi obeso. Ele pesou 115kg,atualmente ele pesa 80kg e tudo graças a corrida. Ele corre há 15 anos. Eu vi todo o processo de emagrecimento e disciplina dele.Ele foi meu grande incentivador. Via minha insatisfação e toda minha tristeza por estar bem acima do meu peso.

Iniciei no "mundo das corridas" há quatro anos. Começava intercalando caminhadas e corridas(sempre com meu pai ao meu lado). Corria três vezes na semana e fui gradualmente aumentando o tempo de corrida e reduzindo o da caminhada. Foi quando, há três anos atrás, um treinador me viu em um parque próximo aonde resido e me convidou para participar de um grupo de corrida e passou a me fornecer treinos. Fiquei bem empolgada e me inscrevi em uma rústica(10Km) pela primeira vez. Os primeiros 10 km fiz em 48 minutos.

Há três anos treino diariamente e pratico musculação quatro vezes na semana, sempre com acompanhamento de uma educadora física. Treino com uma ex-campeã de triatlon competente e dedicada. Ela chama-se Vanilda Mezzari, além de uma maravilhosa treinadora, é minha "psicóloga", para vários assuntos pessoais.  Faço parte de uma equipe de corrida chamada JV Academia.

Hoje vejo que esse "papo" de que não tem tempo para exercícios físicos é apenas desculpa, pois quem quer realmente sempre arruma um meio e o faz. Tem dias que tenho compromissos profissionais cedo e vou ao parque de madrugada para correr .Já cheguei a correr no inverno, às 4 horas da madrugada.

Já participei de várias rústicas, duas meias-maratonas e meu grande desafio para 2011, será completar a primeira maratona da minha vida abaixo de 3 horas e 30 minutos. De todas as provas que participei, sem dúvida a que mais me marcou foi o Desafio 600KSP-RJ. Participei por duas vezes (2009 e 2010) e é um verdadeiro sonho!!!

Sempre falo dos benefícios da corrida para meus conhecidos e já incentivei vários amigos e parentes para iniciar com treinos. O que posso dizer para as pessoas que estão iniciando é que mesmo que pareça ser algo sacrificante no início, seja para perder peso ou por alguma
orientação médica, a corrida,para mim, representa muito mais que um esporte, é sim um estilo de vida e muito prazeroso. Antes quando estava acima do peso, acordava e pensava no que ia comer, hoje quando acordo, penso que tenho de fazer meu treino com muito amor!!!

E hoje sei que a corrida faz parte da minha vida e que estarei bem velhinha ainda dando minhas “passadas".

 

Sobre meu pai:
(João Carlos Canavezzi de Oliveira).
Idade:64 anos

Foi sempre uma pessoa sedentária. Há 15 anos, quando estava com 115kg, começou a correr com o objetivo único e exclusivo de perder peso.

Corre cinco vezes na semana, 5km diários e iniciou nas competições comigo há três anos.

É meu ídolo por ser persistente, determinado e ter grande força de vontade.

Atualmente alimenta-se de maneira saudável e faz musculação duas vezes na semana.

Confira mais informações sobra as mudanças que a corrida trouxe para a vida de Marilda clicando aqui.



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH