Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

2012-XIII Meia Maratona Netshoes Corpore Dicas de Treinamento 3

10/4/2012, por Corpore



Meia Maratona: uma prova cheia de possibilidades

Por Luiz Fernando Bernardi 
 
Luiz Fernando BernardiNesse domingo acontece uma das provas mais desejadas no mundo dos corredores. A Meia Maratona da Corpore une organização, bom percurso, respeito aos corredores e oportunidades para excelentes marcas pessoais.
 
Por acontecer no inicio do 2º trimestre do ano, serve para a maioria dos corredores como uma excelente avaliação da fase pós-base (que geralmente acontece para a maioria, no inicio do ano).

Os 21 K da Corpore são vistos por muitos técnicos como uma prova ideal:

=> Fácil para quem vai estrear em Meias Maratona (iniciantes que começam a se atrever em distâncias maiores);

=> Excelente percurso para quem busca recordes pessoais na distância da Meia (atletas competitivos que visam melhorar tempos e que sempre estão buscando as melhores provas do calendário brasileiro);

=> Para os Maratonistas, percurso favorável para estudo de ritmo que nos fornecerá subsídios para a próxima Maratona (principalmente se os percursos forem planos).

Acostumado a orientar atletas que participam dessa prova todos os anos, posso afirmar que essa competição serve como um marco de referência no caminho de quase todos os planejamentos.
Por ser quase toda plana e por ter um horário propício de largada, é esperado que os corredores atinjam seus melhores resultados com mais facilidade.

Sabendo enxergar com exatidão toda a estratégia passada e os resultados obtidos por seus alunos, os técnicos têm nas mãos uma excelente ferramenta de análise para depois extrapolar prognósticos que ajudarão muito a traçar rumos e determinar acertos em futuros treinamentos.



Para os maratonistas que venho treinando, uso a meia maratona com estratégia a fim de passar por um momento de "ataque" na prova, um momento de estabilização e outro de preservação.
Acho importante destacar isso para que essa prova não seja encarada como uma competição qualquer. Ela pode nos dar muitas referências sobre o caminho que estamos trilhando e principalmente, indicar correções que podemos fazer nos treinamentos.

Para os atletas que fazem distâncias menores, os “meio maratonistas” convictos, essa prova – por seu percurso – deve servir de pico de treinamento.

Estabelecer recordes pessoais e ter uma estratégia adequada para correr ritmado e veloz na busca do resultado faz parte de todo um planejamento realizado anteriormente para concretizar esse objetivo.

Tanto aos maratonistas que se iniciam nessa aventura quanto aos corredores iniciantes debutantes nesse tipo de prova, a distância (21 k) já serve como um bom estímulo, um desafio. Priorizar o bem-estar do começo ao fim da prova deve estar em primeiro plano. O tempo é consequência do bom desenvolvimento do corredor.

Tantos objetivos e tantos condicionamentos diferentes para uma mesma distância. O mais importante é respeitar a história de cada um, valorizando o Princípio da Individualidade Biológica, e esperar o resultado potencializando o que cada um tem de melhor nessa fase de treinamento.

Do ponto de vista técnico, usaremos a prova como um referencial importante, atentando-nos ao feedback dos alunos em busca de um melhor ajuste do plano global de treinamento.

Acredito que essa prova sempre foi, ainda é e tem tudo para continuar sendo por muito tempo uma excelente escolha para todos os perfis de corredores.

Parabéns à Corpore e a toda sua equipe por trazer aos corredores uma prova que oferece um leque tão amplo de opções a serem aproveitadas.


LUIZ FERNANDO BERNARDI é diretor técnico da FIND YOURSELF - Assessoria Esportiva. 
www.findyourself.com.br 


 


 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH