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IV Ilhabela Corpore Terra e Mar - Cuidados Médicos

10/05/2004, por Milton Mizumoto


Não deixe a hipoglicemia te alcançar...


Dia 15 de maio teremos a quarta edição da Ilhabela Corpore Terra e Mar; queremos que todos desempenhem o mais alto nível de performance adquirido durante os dias, semanas e meses de treinos realizados como preparação para este evento tão esperado pelas equipes.

Entretanto, não basta apenas treinar, pois apenas uma falha durante a prova é o suficiente para que toda a equipe não alcance o seu intento.

Se lembrarmos da edição de 2002, uma corredora feminina apresentou um quadro de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) durante a prova, momento em que a Equipe Médica teve a oportunidade de exercitar todo o conhecimento médico em provas de longa distância, hidratando e administrando soluções glicosadas tanto por via endovenosa como por via oral. Corremos contra o tempo. Conseguimos que ela percorresse seu último trecho juntamente com os outros integrantes da equipe. Foram os vencedores da prova.

Percebemos então a importância de um trabalho em nível preventivo. Na edição de 2003, juntamente com o apoio dos Laboratórios Fleury e Abbott, realizamos uma pesquisa entre algumas equipes que, de forma voluntária, compartilharam conosco a obtenção de dados importantíssimos a respeito dos corredores.

Abaixo demonstramos alguns dados obtidos:






Desta forma, fica aqui algumas recomendações da Equipe Médica para que você possa realizar uma boa prova e não desperdiçar tantos dias de treinamento:

1- No dia da prova o café da manhã deverá ser entre 30 minutos a 2 horas antes, dependendo do tipo de carboidrato a ser ingerido.

2- Carboidratos de fácil digestão (bolachas de maisena, cream-cracker, torradas) podem ser ingeridos até 30 minutos antes.


3- Carboidratos que contenham gorduras ou proteínas (bolos, croiassants, sanduíches) necessitam de mais tempos para serem digeridos no estomago e depois liberados para o intestino para serem absorvidos.

4- Soluções glico-eletrolíticas a 6% podem e devem ser ingeridas a cada 20 minutos durante toda a prova.


5- Barras energéticas e energéticos concentrados de glicose ou maltodextrinas devem fazer parte do arsenal de carboidratos do atleta.

6- Frutas e alimentos proteicos podem ser consumidos para que a palatabilidade (sabor) dos carboidratos não se torne monótona.


7- Refrigerantes e sucos de frutas podem ser consumidos, desde que o corredor já tenha testado em treinos anteriores sua aceitação pelo estomago.

8- Carboidratos sólidos e barras de chocolates podem ser consumidos desde que muito bem mastigados e ingeridos de forma moderada, para não ocorrer o empachamento gástrico, levando a sensação de indigestão durante a corrida.

Clique aqui e saiba tudo sobre a prova na página de Eventos Especiais.

Confira as promoções para os participantes da prova.



 
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