Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Veja como foi

07/05/2012, por Corpore


12ª edição da Corrida e Caminhada do GRAACC


A 12ª edição da Corrida e Caminhada GRAACC reuniu mais de 7 mil participantes no Parque do Ibirapuera, na manhã deste domingo (6/5). O evento em prol das obras de expansão do hospital do GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer arrecadou cerca de 624 mil reais para a instituição.



“Graças à organização da Corpore, aos apoiadores, patrocinadores, voluntários e todos os presentes, a Corrida do GRAACC foi realizada com sucesso, pelo 12º ano. A participação de cada um vale muito para as nossas crianças. Obrigado a todos”, ressalta o médico superintendente do GRAACC, doutor Sérgio Petrilli – que também participou da caminhada nos 3,1 km.

Nesta iniciativa, o GRAACC teve, pelo sexto ano consecutivo, a parceria da Corpore, maior clube de corredores da América Latina, responsável pela organização do evento. Os participantes foram divididos em: 10 km - corrida e 3,1 km - caminhada. Antes de correr, receberam kit com camiseta, número de peito e chip para cronometragem.


Entre os corredores, o jornalista Carlos Tramontina (foto) mostrou bom desempenho no percurso dos 10 km. A jogadora de vôlei, Luciane Escouto também foi uma das convidadas especiais do evento e a pequena atriz Ana Karolina Lanner (foto), da novela “Avenida Brasil”, fez questão de posar para fotos com as crianças, pacientes do GRAACC. “Essas crianças são um exemplo para nós. Estou muito feliz de participar de um evento tão importante para o GRAACC”, disse a atriz.

 

Disputa acirrada na Elite

Domingos Jesus Freitas, 33 anos, chegou em 2º com tempo de 32m07s. Largou em 10º, passou para 5º e estabilizou em 2º, correndo boa parte do percurso bem próximo a Benedito Donizetti Gomes, que liderou a corrida até os 8k. Foi quando Domingos o ultrapassou e assumiu o 1º lugar. Parecia que a vitória era dele, quando veio a fatídica subida no final do percurso, que "pesou". Bruno dos Santos (foto abaixo, esquerda), que vinha atrás de Domingos (foto ao lado, no meio) e Donizete (foto abaixo, direita) – estrategicamente poupando energia para o final –, passou os dois e garantiu a vitória, com tempo de 31m54s.

Donizetti, 51 anos, corre há 30 e é assíduo nas provas da Corpore. Veio liderando até os 8k, mas “a subida pegou um pouco no final”. Chegou em 3º, com tempo de 32m13s, e ficou muito satisfeito: “Foi dentro do planejado. Consegui um lugar no pódio e está excelente”. Eis o tal espírito esportivo.

No feminino, Irma Carlos ficou em 1º, com tempo de 38m49s. A vice-campeã foi a corredora Lindinalva da Silva, com 40m29s, e em terceiro lugar, Ana Luíza Garcez (Animal) com 41m25.


Animal (foto), que sempre participa das provas do GRAACC, disse que dessa vez levará o troféu para casa: “Não tenho nenhum dos meus troféus do GRAACC, sempre dou para uma criança, afinal, é por elas que corro. Dessa vez vou levar para ter pelo menos um de lembrança”. E elogia a organização: “Adorei a prova, a organização foi excelente. Já viajei o mundo para correr e nunca vi uma corrida como as da Corpore. Não tem organização como a da Corpore em lugar nenhum, com essa agilidade, organização e com a prática que a Corpore tem. As largadas são muito bem organizadas. É um exemplo para os outros organizadores.”
  
Na categoria Auditivo, Cristiane Gomes e Rinaldo Lima ficaram em primeiro lugar, com 37m06s e 39m17s.



Por que correr pelo GRAACC?

Gilda Beserra de Melo Ribeiro – Voluntária do GRAACC há 17 anos, trabalha na coordenação geral do voluntariado.

“Antigamente eram os voluntários que organizavam os eventos do GRAACC. Nosso voluntariado tem até ISO 9001.
Antes das corridas de rua, o único evento do GRAACC era o Mc Dia Feliz. Em 2000, fizemos a 1ª Caminhada ao redor do lago do Ibirapuera. Então percebi que as corridas de rua estavam ganhando cada vez mais visibilidade, e resolvemos contatar a Corpore para organizar a primeira Corrida e Caminhada do GRAACC, em 2006.
Para o GRAACC, que vive de doações (50% de sua verba vem do SUS e 50% vem de doações), eventos como esses são fundamentais. Nossas despesas são altas: entre 60 e 70 milhões anuais.
O hospital do GRAACC é referência mundial em neurocirurgia infanto-juvenil (0 a 21 anos): o 1º da América Latina e o 2º do mundo. A Casa Ronald McDonald abriga as crianças vindas de outras cidades e estados enquanto estão em tratamento no GRAACC. Essas crianças correspondem a 40% dos nossos pacientes. A maioria vem do Norte e Nordeste.”  

Mais sobre o GRAACC

Referência no tratamento e pesquisa do câncer infanto-juvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do país, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%, semelhantes aos de instituições de saúde europeias e norte-americanas.
O GRAACC tem um hospital próprio e realiza mais de 18 mil consultas, 1,3 mil cirurgias, 30 transplantes de medula e 1,6 mil sessões de quimioterapia anualmente.  Com um orçamento de R$ 64 milhões anuais, atende em média 2.700 crianças e adolescentes por ano. Informações: www.graacc.org.br










Laerte Pereira (direita, sem óculos), da equipe Branca Esportes, ganhador da promoção da United Airlines, que sorteou uma passagem de ida e volta para qualquer lugar dos EUA entre os participantes da corrida. 




















 



 
Veja também: Outros olhares

T
exto:
Paula Diniz (Corpore)
Deborah Ferreira e Andréa Garbim (Lide)

Fotos:
Paula Diniz (Corpore)


 


 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH