Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Entrevista - Presidente da Serasa Experian

10/05/2012, por Paula Diniz


No último domingo, 06 de maio, a Serasa Experian participou pela quinta vez consecutiva da Corrida e Caminhada GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil, em sua 12ª edição. Esse ano a Serasa Experian bateu novo recorde em número de participantes, com 256 profissionais inscritos.

O presidente, Ricardo Loureiro, corre desde a adolescência e frequentemente participa de corridas de rua. Inclusive, corridas de rua fazem parte das olimpíadas internas da Serasa Experian desde 2005. Domingo, Ricardo correu o percurso de 10k. Na entrevista abaixo ele fala sobre o apoio da Serasa Experian às corridas de rua, principalmente à Corrida e Caminhada do GRAACC.

1) Ricardo, por que e como a Serasa Experian estimula a corrida de rua entre seus funcionários?

Faz parte de nossa cultura o espírito de equipe, o engajamento e a determinação, o que mantém aceso um interesse genuíno pelas práticas esportivas. A empresa catalisa, promove e incentiva esse interesse e desejo de nossos profissionais. Essa identificação é muito feliz, porque fecha um círculo em que os profissionais, por motivação própria, buscam a corrida. E a prática reforça o espírito de equipe e cooperação. Para gerir toda essa energia e muito mais, temos na empresa a área de Cidadania Corporativa, que é responsável pelas ações de Qualidade de Vida para contribuir para o bem-estar do Ser Serasa Experian por meio de programas e ações que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, fortalecendo o senso de pertencimento.


2)  Como a causa do GRAACC – crianças na luta contra o câncer – inspira a Serasa Experian: as pessoas e a própria filosofia da empresa? Existem afinidades?

Certamente é uma grande inspiração para a empresa (as pessoas são a empresa e vice-versa) porque vem ao encontro do espírito de cidadania, tão marcante em nossa organização, que reconhecemos, valorizamos e estimulamos até por vocação do nosso negócio. O crédito é o motor da economia e da sociedade, com impacto em todas os setores. Em 2011 foram eleitos por nossos profissionais, 12 valores que permeiam a cultura da empresa e um deles é a Cidadania Corporativa, com o objetivo de promover a transformação social em alinhamento com a cultura de cidadania, por meio de ações e programas sociais perenes, mobilizadores e aderentes às necessidades da comunidade. A filosofia do GRAACC converge com a filosofia da Serasa Experian: agir de forma solidária, estimulando o espírito de doação. Promovemos várias ações sociais que mobilizam nossos funcionários para a prática do voluntariado. Acreditamos que a atitude de cada pessoa pode fazer a diferença na sociedade.

3)  De quais outras corridas da Corpore a Serasa Experian participa ou já participou?

A Serasa Experian custeia 100% do valor das inscrições em duas corridas de rua ao ano, que possuam caráter social . Em ambas, toda a destinação é direcionada para a execução de projetos sociais. Além da inscrição, patrocinamos toda a equipe de apoio e logística. Na Corpore, apoiamos o GRAACC,  pela causa do tratamento do câncer infantil. No final do ano, apoiamos o Instituto Ayrton Senna, que apoia a causa da melhoria da educação pública no Brasil como sua frente de atuação.

4) Que afinidades você percebe entre os valores e filosofias da corrida de rua e os valores e filosofias do mundo dos negócios? É possível levar aprendizados da corrida para o mundo empresarial? Quais?

As respostas anteriores já antecipam essa: participamos porque tem tudo a ver com o que nos inspira, nos move, nos interessa. E sabemos que é um diferencial nosso termos essa “organicidade”, sermos essa equipe diversa movida por anseios, valores e interesses comuns. Todos estamos em busca de um propósito, de significado para aquilo que fazemos todos os dias. Queremos ser relevantes, fazer a diferença, contribuir para um bem maior. Como empresa, temos a missão de conciliar as aspirações pessoais dos nossos funcionários com os objetivos e metas organizacionais, e de proporcionar ambientes de trabalho positivos, que fomentem a criação de relações de confiança e de cooperação. Quando alcançamos os resultados que alcançamos, tanto contabilmente quanto nas corridas, fico muito à vontade para dizer isso, mas não como quem está fazendo discurso bonito:

Sim, a experiência da corrida favorece o mundo empresarial. Em uma corrida temos que ter preparo, determinação, disciplina, estratégia, enfrentar as adversidades, saber nos integrar no grupo para cruzar a linha de chegada. Assim como em uma empresa, precisamos estar alinhados, ter coesão, ter objetivos definidos para atingir a meta, que é sempre desafiadora.

5) Quais benefícios você percebe que a corrida de rua traz aos funcionários da Serasa Experian?

Além de colaborar para um time mais saudável, melhora o humor, a integração, o bom convívio. Todas as atividades físicas liberam alto nível de endorfina, produzida naturalmente pelo cérebro durante e depois de uma prática esportiva, o que regula a emoção e a percepção da dor, ajuda a relaxar, e gera a sensação de bem-estar e prazer, reduzindo o estresse e a ansiedade, e aliviando as tensões. Em suma, nos deixa mais "de bem com a vida" – tanto com a nossa quanto com as das crianças assistidas pelo GRAACC.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo ferramentas às organizações. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.


www.serasaexperian.com.br



 


 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Paula Diniz

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH