Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Associação Cruz Verde - Paralisia Cerebral

22/06/2012, por Associação Cruz Verde
Associação Cruz Verde: referência no cuidado aos portadores de paralisia cerebral
 
Com 53 anos de experiência, a entidade oferece tratamento humanizado gratuito amparado por moderna estrutura hospitalar e equipamentos de alta tecnologia
 
A Paralisa Cerebral Grave é uma patologia que compromete severamente os sistemas mental, motor, auditivo, visual, de linguagem e de comportamento. Proporcionar qualidade de vida ao portador de PCG é viabilizar seu acesso a uma equipe especializada multidisciplinar num atendimento personalizado aliado a equipamentos de diagnóstico e tratamento de alta tecnologia. Tudo em harmonia com as limitações individuais de cada paciente. E esse é o papel que a Associação Cruz Verde cumpre com eficiência há mais de meio século.     

Referência brasileira no tratamento de Paralisa Cerebral Grave, atualmente a Associação Cruz Verde conta com cerca de 300 funcionários, uma estrutura total de 225 leitos e é dividida em três unidades, para melhor atendimento dos pacientes. São elas Hospital (destinado a internação), Ambulatório e Hospital-Dia – todas sediadas no complexo da Associação, localizada na Rua Dr. Diogo de Faria, 695. Vila Clementino,em São Paulo.  

Com 205 leitos, o Hospital é direcionado à internação aos casos mais graves, priorizando crianças abandonadas e aquelas que apresentam agravos clínicos associados à paralisia cerebral. Os pacientes permanecem internados na unidade e têm acesso a uma infra-estrutura de tratamento completa. Dietas individuais, vestuário, medicamentos, oxigênio, equipamentos adaptados são alguns dos serviços oferecidos.

Já o Hospital-Dia conta com 20 leitos direcionados a pacientes de quadro clínico de menor gravidade. Os beneficiados passam o dia na unidade, retornando à noite para o convívio familiar.

Por fim, a Associação disponibiliza o Ambulatório, que realiza mensalmente cerca de 1800 atendimentos, por meio de consultas pré-marcadas. Ali é realizado um processo de triagem onde são avaliados déficits motores como: dificuldades de movimentação, tono muscular aumentado e atraso no desenvolvimento psico-motor; e avaliação de déficit cognitivo, como deficiência mental. A partir do diagnóstico, o paciente é direcionado às diversas áreas de re/habilitação da Associação.                 

Doações

Sem fins lucrativos, vínculos políticos ou religiosos, a instituição filantrópica é mantida em grande parte por recursos provenientes do SUS. O complemento é resultado de parcerias, doações financeiras, alimentos, roupas e também notas fiscais sem CPF – o que viabiliza um aporte financeiro governamental – que devem ser entregues na sede da Associação ou enviadas por correio.  As doações de roupas contribuem para o acervo do Bazar, que funciona diariamente de segunda à sexta, das 8h30 às 15h45. Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos doados também é destinado aos cuidados dos pacientes. 

Cronologia

1959 – Fundação da Cruz Verde, sede em Moema. O Professor Doutor Antonio Branco Lefèvre foi um dos fundadores.
1970 – Inauguração do Hospital na Vila Clementino, sede atual.
1989 – Inauguração do Ambulatório, anexo ao Hospital.
2000 – Inauguração do Hospita-Dia.


Associação Cruz Verde
Rua Dr. Diogo de Faria, 695. Vila Clementino. São Paulo –SP. CEP: 04037-002
Tel: (11) 5579-7335 / www.cruzverde.org.br


 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Associação Cruz Verde

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH