Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

2012 -11º Revezamento Ilhabela - Entrevista – Instituto Ilhabela Sustentável

29/06/2012, por Paula Diniz


Entrevista com Georges Grego, presidente do Instituto Ilhabela Sustentável
  1. Quais têm sido os principais desafios de Ilhabela ultimamente nas áreas em que o Instituto atua?
O principal desafio é, seguramente, fazer com que a administração pública perceba a importância que Ilhabela tem como um tesouro nacional e mundial, e faça um planejamento de médio e longo prazo e que leve em conta a única forma de geração de renda possível aqui, que é o turismo. Isso deve ser feito abandonando as tradicionais práticas políticas clientelistas e investindo em pessoal capacitado. Além disso, também é um grande desafio a educação cidadã, que deve mostrar os direitos e deveres de todos. Devemos cobrar, mas também fazer a nossa parte.
  1. Qual é o foco principal das ações do Instituto?
O IIS, desde sua fundação, em 2007, possui um foco concentrado na busca da melhoria da gestão pública, como outras cidades que pertencem à "Rede latino-americana e brasileira por cidades justas e sustentáveis", que, aliás, ajudamos a fundar.
Essa busca se dá pela cobrança de compromisso por parte do Executivo e do Legislativo, de administrar com uso de metas e indicadores; por campanhas de educação cidadã que envolvem temas como pertencimento, protagonismo, voto consciente, preservação ambiental, educação ambiental e outros;  pela participação do IIS em diversos Conselhos Municipais de Políticas Públicas, como turismo, meio ambiente,  saúde, segurança e outros. E, finalmente, pela articulação com a sociedade civil para mostrar que, unida, ela tem força para cobrar e colaborar com o poder público em busca de uma Ilhabela mais justa, digna e, principalmente, preservada e sustentável.


  1. Como os atletas que participam de corridas em Ilhabela podem contribuir para a preservação da ilha? 
O simples fato de participar de eventos esportivos em Ilhabela promove a cidade e incentiva atitudes responsáveis. Cuidados devem ser tomados, deixando os percursos preservados e limpos, usando seus veículos apenas quando necessário, ou seja, todas as atitudes responsáveis e ambientalmente corretas devem ser postas em prática.
  1. Os atletas que fizerem suas doações ou que adquirirem a camiseta (parte do valor será destinado ao Instituto) estarão contribuindo com quais ações e projetos do Instituto?
Estarão contribuindo com a manutenção das ações de IIS de forma bem ampla (o IIS não recebe recursos públicos), mas especificamente com um projeto de educação ambiental chamado "Cuidando bem do nosso lixo", que leva à população e a geradores de resíduos sólidos em geral, conceitos de redução, reutilização e reciclagem destes resíduos, bem como outras ações pontuais de limpeza de mangue e, em seguida, uma ação de conscientização contra a caça e o tráfico de animais silvestres.
  1. Vocês promovem o “Dia Mundial Sem Carro” em Ilhabela. Como fazem isso, na prática?
A cada ano escolhemos ações específicas que passarão a promover um fórum sobre mobilidade urbana, concursos nas escolas sobre esse tema, aluguel de escunas por um dia para transportar gratuitamente a população entre dois pontos da cidade... Assim mostramos a importância do transporte aquaviário e incentivamos as pessoas a deixarem o veículo parado nesse dia. Também trazemos palestras de especialistas, promovemos caminhadas, passeios ciclísticos e outras atividades motivadoras.


Mais informações: www.nossailhamaisbela.org.br
 


 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Paula Diniz

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH