Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Deficientes do Brasil na Maratona NY

18/10/2012, por Mário Mello
Achilles International Brazil – Maratona de Nova Iorque 2012


Achilles International é uma organização representada em mais de 70 países, com a finalidade de promover aos atletas com deficiência a participação em corridas de rua de longa distância. Fundada há mais de 25 anos em Nova Iorque por Dick Traum, o primeiro atleta amputado a correr a maratona de Nova Iorque, ela tem seu representante no Brasil, o Professor e treinador Mário Mello, e ainda conta com  o Dr Mário Rollo, responsável pela divisão de corridas e pelos guias voluntários Achilles.
Desde 2006, todos os anos, o Professor Mário Mello organiza e orienta os atletas que desejam participar da maratona de Nova Iorque. Neste ano de 2012 o Brasil estará presente com 5 atletas, todos  cadeirantes (Alexandre Figueiredo, Fernando Aranha, Eduardo Camara, Ezequias Prado e Jady Malavazi.Este ano tivemos dificuldades em levar mais atletas, dois atletas não conseguiram o visto americano e um outro atleta devido a uma incompatibilidade no calendário de eventos também não pode participar, mesmo estes 3 atletas já estando inscritos na maratona.
Um atleta cadeirantes da categoria Handcycle, Ezequias Prado, estará em Washington na semana anterior disputando a Maratona Marine Corps, e depois também participará do evento em Nova Iorque.
Um fato curioso neste ano é que os atletas de handcycle (bicicleta tipo triciclo que se pedala com as mãos) foram impossibilitados de participar se o seu tempo estimado ou na maratona do ano passado fosse inferior a 1h30min. Com isso os cinco primeiros colocados do ano passado na maratona de NY não puderam se inscrever este ano. No caso do Brasil afetou nosso cadeirante Fernando Aranha Rocha que foi o quarto colocado em 2011 e para participar este ano teve de se transferir para a categoria Push rim Wheelchair, que é a categoria com cadeiras de rodas competitivas. Outra celebridade que não pode se inscrever nos handcycles foi o italiano, ex piloto de fórmula 1 e Indy, o bi amputado Alexandro Zanardi. Que foi o primeiro colocado ano passado na maratona.
A razão para esta modificação ainda é estranha, apesar da organização alegar problemas na segurança do trajeto devido a velocidade imposta pelos primeiros da categoria, que fica na média de 30km/h  a 34km/h para os primeiros colocados. O mais intrigante para nós agora é saber se alguém pode ganhar a prova em menos de 1h30min, pois ano que vem poderá estar impedido de participar, muito esquisito esta regra para o esporte! 
Cada inscrição para a maratona de Nova Iorque custa U$385, mas parte das inscrições foram fornecidas pela Achilles International e as que não foram estão sendo custeadas pela Achilles Brasil, desta forma sem custo algum para os atletas neste ano.          
A hospedagem foi oferecida parte pela Achilles de NY e parte arrecadado com ações que fazemos para tal. O translado dos atletas em NY foi gentilmente oferecido pela ADD (Associação Desportiva para Deficientes) Alimentação e passagens aéreas são atualmente os únicos custos que o atleta tem de desembolsar.
Apesar de termos atletas de excelente desempenho, a Achilles não se preocupa com o rendimento dos atletas, quer apenas que eles participem, se divirtam e passem a imagem de que todo atleta com deficiência que se preparar pode correr a maratona e com isso ter uma vida melhor, tanto fisicamente, como socialmente e ajudar a incentivar outras pessoas a também participar de corridas de longa distância algum dia.
A maratona de Nova Iorque será no dia 04 de novembro de 2012, com largada em Staten Island e chegada no Central Park. O site da prova é  http://www.ingnycmarathon.org  e o time da Achilles Brasil chegará em Nova York dia 01 e retornará dia 06 de novembro.
No período da maratona haverá um jantar oferecido pela Achilles NY a todos os atletas internacionais da Achilles e uma reunião com todos os representantes Achilles no mundo para atualização e divulgação das suas ações em seu país de origem.
A feira da maratona, outro local muito interessante, obrigatório para a retirada de kits, acontecerá no Jacob Javits Convention Center  na 11ª Avenida com a Rua 35 na Quinta, sexta das 10hs às 20hs e sábado das 9hs às 17hs. A Expo é aberta ao público em geral e tem entrada gratuita.
Na véspera da maratona acontece a NYRR Dash to the Finish Line 5K uma corrida não competitiva de 5km com chegada na linha de chagada da maratona no Central Park, com lanche da manhã para todos e troca de camisetas, pins entre outras lembranças dos atletas estrangeiros. Neste evento participam mais de 10.000 atletas e muitos, como os alemães e holandeses se fantasiam muito para se divertir neste evento.



Foto de Ezequias Prado, que correu NYCM 2011 e estará em 2012.
Crédito da Foto Lucas Lenci
 
 
 
 
 
Contatos Achilles Brazil:
Mário Mello – Chapter Brasil – [email protected]
Mário Rollo – Corridas e Guias voluntários - [email protected]
 


 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Mário Mello

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH