Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Emerson Bisan 2013

05/07/2013, por Paulo Bueno

Há exatos 10 anos, em julho de 2003, publicamos a história de um jovem que no início de sua carreira nem imaginava que um dia estaria aplicando treinos e participando de corridas de 5 a 10 Km, meia maratona e maratonas.

No inicio, como aluno de educação física e estagiário, no dia a dia, não percebia que a pessoa que mais o incentivara a ser um professor, seu pai, estava sofrendo dos males que combatia: excesso de trabalho, má alimentação, sedentarismo e estresse. Resultando: 91Kg com palpitação, cansaço e com indisposição até para atravessar de uma calçada para outra, percebeu que seu pai precisava de um personal.
Passou de filho a professor e iniciaram um programa de treinamento de longo prazo. Começando com caminhadas e progredindo para o trotezinho, chegando às corridas. Administrava os exercícios nas horas vagas e, nos finais de semana. Logo era o aluno quem “atormentava” o professor para treinar.
Nesta época, Emerson descobriu que estava com diabetes do tipo I, insulino. Mas percebeu que quando se aplicava nas corridas, a doença recuava.
Treinadores como Wanderlei de Oliveira e Ricardo Arap, serviram de inspiração para escolher a área em que se dedicaria de forma especial.
 
Em 1996 iniciou com seu pai, treinamento para a maratona de Ribeirão Pires. Foram 12 semanas de treino, seguindo o roteiro publicado pelo Wanderlei em uma revista. Um ano após o diagnóstico da doença, completavam a 1ª maratona, emocionados, comemoravam: “Conseguimos! Conseguimos!”.
Especializou-se em Treinamento Desportivo de Alto Nível na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia, continuaram a treinar juntos e a participar de provas. Na maioria das vezes terminava antes que o pai. Em 96-Blumenau o combinado como sempre era seguirem juntos até o quilômetro 32 e depois Emerson aceleraria nos últimos 10 Km. Mas como não estava tão preparado quanto o pai, agüenta até hoje o fato dele praticamente ter sido carregado até a chegada.



Chegamos a 2003, depois de 22 maratonas o objetivo era debutar em Nova York. Completando 5 anos de casado, o casal esperava a herdeira, Isabela.
 “Preciso disso para continuar motivado a viver e fazer amigos como todos, que procuram na corrida uma forma de equilibrar melhor a vida.
 
Hoje, em julho de 2013, Emerson nos conta:

Tanta coisa se passou... Só pra ter uma idéia, Isabela a filha esperada pra outubro de 2003, faleceu em 2005 e eu meio que travei pra atualizar essa história dos últimos 10 anos.  Somo 55 maratonas, sendo que a última em Porto Alegre com minha esposa (Áurea) que começou a correr há 2 anos.  Temos 2 filhas (Gabriela e Isadora) que já entraram  no clima e tento  usar a corrida pra mostrar muitas lições à elas que  já participam das etapas infantis. Meu pai coleciona medalhas de 15 maratonas.
 
Profissionalmente, há 9 anos nasceu minha Assessoria Esportiva chamada “NOVA EQUIPE” que utiliza como calendário base e fixo as provas da Corpore sendo que um de nossos clientes a empresa “DIEBOLD” vive faturando troféus no ranking corporativo. Hoje em dia atendemos na USP, Ibirapuera, Água Branca e Parque do Povo.
Por conviver muito bem com a questão da corrida sendo portador de Diabetes Tipo I, busquei mais informações e hoje sou Educador em Diabetes, formado pela ADJ Brasil (Associação de Diabetes Juvenil) e minha equipe acabou se tornando um ponto de encontro entre os corredores diabéticos.

 A convite do Diretor Médico da CORPORE, Dr. Milton Mizumoto, desde 2009, o projeto “Survey Runner’s”, foi implantado nas corridas da Corpore. Integro o projeto liderado pela professora Sonia de Castilho da ADJ que reúne atletas portadores de Diabetes para correr de forma voluntária como apoio médico das provas espalhados pelo percurso com
Colete, identificando-nos para acionamento médico em qualquer ponto da prova. 
 
Como corredor, posso dizer que sou completamente realizado, sei que tem muita coisa pela frente ainda, mas me tornei Ultramaratonista com 5 participações na Brazil 135, uma prova com distância de 217 Km pelo Sul de Minas na Serra da Mantiqueira. Completei 7 provas de 24horas com 158 Km na minha melhor marca. 7 Participações nos 75 Km de Bertioga Maresias, 3 provas de 100 km, 5 provas de 50 Km.

 A cereja do bolo das Ultras, veio em 2012 quando completei junto de um amigo (Roberto Ignácio) a mais tradicional ultramaratona do mundo...” A Comrades” com 89 km na África do Sul saindo da cidade de Pietermarizburg rumo à Durban, uma prova dos sonhos com 18 mil pessoas e uma história e tradição incrível.
 
2013  tem sido mais um ano mágico, além das provas tradicionais que amo fazer, participei de desafios sensacionais como o Cruce de Los Andes com 100 km divididos em 3 dias cruzando do Chile para Argentina pelas Cordilheiras dos Andes em dupla com um dos meus corredores mais antigos o Fernando Schwery que também me acompanhou em dupla na edição deste ano da Volta da Ilha de Floripa com 140 Km.
 
Uma das coisas mais exóticas em corrida que fiz até hoje foi acompanhando uma estreante em maratona. A Ana Karine , que colocou como desafio estrear na distância dos 42,195 Km na Muralha da China e foi realmente um feito inesquecível de 2013.
 
Meus próximos objetivos devem durar para sempre pois utilizo as participações nas provas para me motivar a me cuidar, principalmente na questão do Diabetes onde os exercícios são fundamentais e também para motivar as pessoas que acham que não podem e não conseguem realizar tarefas mínimas por ser diabéticos.
 
Cada uma dessas provas tem uma história e uma lição. Um dia sai um livro disso.
A corrida para mim é muito mais que negócio, profissão ou esporte, posso dizer que faz parte da minha vida.





 


 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Paulo Bueno

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH