Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Desconforto respiratório no clima seco

18/08/2015, por Corpore

Dicas de saúde para driblar o desconforto respiratório durante os dias de tempo seco

 

Tempo seco, poluição e a falta de chuva exige cuidado redobrado com o corpo

 

Porta-voz –Dra. Maura Naves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

 

A combinação da poluição e falta de chuva contribuem com a redução da umidade do ar, ocasionando problemas de ressecamento das vias respiratórias. Enquanto a chuva não vem, é importante hidratar o nariz as vias respiratórias por dois motivos: para amenizar o desconforto e reduzir as chances de contrair bactérias.

 

Como a função do nariz é aquecer, umidificar e filtrar o ar inalado para que ocorra, de forma natural e adequada, a troca gasosa no pulmão, quando as condições climáticas não são favoráveis, os riscos das infecções aumentam. “Quanto mais seco o ar, mais o nariz precisa perder água para umidificá-lo e isso resseca a mucosa nasal provocando ardência e formação de crostas”, explica Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Quando o nariz está ressecado, a probabilidade de fungos e poluentes entrarem no organismo é maior provocando alergias, infecções e resfriados. Outro fator que contribui com as alergias é o uso prolongado do ar-condicionado que reduz a umidade do ar, ressecando o organismo.

 

Para evitar o ressecamento da mucosa nasal, é recomendado o uso de soluções para lavagem nasal como tratamento preventivo de doenças respiratórias. Tanto para crianças como adultos, a recomendação é higienizar o nariz duas vezes ao dia com solução fisiológica, pois ela é isenta de cloro e outros agentes irritantes. Para facilitar a aplicação, a produto pode ser encontrado no formato de spray nasal.

 

A especialista alerta para que sempre que houver o sintoma de ressecamento, deve-se incluir a hidratação nasal além da higienização diária. “Nesse caso, as soluções em gel oferecem uma melhor aderência à mucosa nasal, pois não escorrem e criam uma película protetora que impede seu ressecamento e maior sensação de umidificação do que as soluções salinas”, ressalta Dra. Maura.

 

Durante os dias mais secos, a especialista explica que é importante remover o muco nasal e as impurezas nele retidas com o soro fisiológico antes de aplicar a solução em gel para hidratar a mucosa. O hábito traz tantas vantagens à saúde que poderia ser até uma regra do dia a dia. Portanto, o ideal é hidratar o nariz constantemente e mantê-lo sempre limpo para evitar complicações respiratórias.

 

 

Informações para imprensa       
Regina Jorge e Kelly Ortiz

Tino | Relações Públicas
Agência de PR, marketing digital e especializada em qualidade de vida

[email protected]  e [email protected]

www.tinocomunicacao.com.br



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH