Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Análise genética potencializa resultados de dietas e atividades físicas

1/8/2019, por Corpore

Análise genética potencializa resultados de dietas e atividades físicas

Exames oferecidos pela Genera estudam a influência do DNA em intolerâncias alimentares, carências nutricionais e condicionamento físico

 

 

Seguiu à risca a mesma dieta que o amigo e se dedicou aos exercícios, mas não conseguiu alcançar o resultado esperado? Muita calma! Antes de jogar tudo para o alto, saiba que a resposta pode estar no seu DNA. Como cada pessoa possui um perfil genético, é natural que um mesmo plano alimentar ou de treino tenha efeitos diversos em diferentes indivíduos. Para traçar o programa mais adequado, a Genera (www.genera.com.br) oferece os exames Genera Nutri e Genera Fit, que analisam geneticamente como certos nutrientes são absorvidos e utilizados, assim como o organismo reage a variados tipos e intensidades de atividades físicas.
 
A partir de uma simples coleta de saliva, o Genera Nutri gera um detalhado relatório apontando intolerâncias alimentares e as principais necessidades nutricionais, tais como: vitaminas K, B6 e D, sobrecarga de ferro ou, no caso das mulheres, a deficiência deste mineral. Por meio dessas informações, o nutricionista conseguirá planejar uma dieta exclusiva, levando em consideração quais nutrientes são mais e menos absorvidos, e as reais necessidades de suplementação.
 
Além disso, o exame avalia intolerâncias comuns, como à lactose, que é relacionada quase exclusivamente aos genes. “O gene LCT codifica a lactase e é ativo, principalmente, nos primeiros anos de vida. Porém, ao longo da evolução humana, a capacidade de manter a produção da enzima ao longo da vida surgiu em diferentes populações. É o caso, por exemplo, daqueles que possuem ancestralidade europeia, que possuem menos chances de apresentar intolerância à lactose do que os descendentes de outras regiões”, explica Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio fundador daGenera.
 
Episódios de ansiedade após tomar uma xícara de café ou a facilidade em saciar o apetite, também são explicados por meio do resultado. “Muitas informações estão no DNA. Quem possui sensibilidade à cafeína, por exemplo, metaboliza mais lentamente a substância, então apresenta um risco maior de problemas cardíacos ao consumi-la”, diz o médico.
 
O treino ideal a partir do DNA
 
Além de cuidar da alimentação, a análise do perfil genético auxilia na otimização da prática de exercícios físicos. Seja um praticante regular ou sedentário, por meio do Genera Fit e uma amostra de saliva, o paciente tem mais clareza do que irá funcionar ou não. “Apesar de ser um exame muito usado por profissionais, inclusive nos times de futebol, é acessível para qualquer pessoa. O relatório indica a resistência física, performance atlética, intensidade de dor muscular, densidade dos ossos, estresse oxidativo e o risco de obesidade, o que potencializa os resultados da modalidade escolhida e reduz as chances de lesões ”, conta Ricardo.
 
Os exames Genera Nutri e Genera Fit podem ser realizados nas 12 unidades do laboratório ou em domicílio, por meio de kit coleta, e custam R$ 499, individualmente ou R$ 895 - se adquiridos no combo Nutrição, Saúde e Bem-Estar. O prazo estimado para disponibilização do laudo é de 30 dias e com as informações em mãos, o paciente e a equipe profissional responsável por seu acompanhamento nutricional e esportivo conseguem desenvolver um programa equilibrado e assertivo.
 
 
Sobre a Genera
Laboratório especializado em genética, é o único brasileiro a oferecer o teste de ancestralidade. Além disso, oferece exames de identificação humana, sexagem fetal, características e doenças genéticas. Fundado em 2010, já analisou mais de cem mil pessoas. www.genera.com.br.



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH