Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Análise genética potencializa resultados de dietas e atividades físicas

1/8/2019, por Corpore

Análise genética potencializa resultados de dietas e atividades físicas

Exames oferecidos pela Genera estudam a influência do DNA em intolerâncias alimentares, carências nutricionais e condicionamento físico

 

 

Seguiu à risca a mesma dieta que o amigo e se dedicou aos exercícios, mas não conseguiu alcançar o resultado esperado? Muita calma! Antes de jogar tudo para o alto, saiba que a resposta pode estar no seu DNA. Como cada pessoa possui um perfil genético, é natural que um mesmo plano alimentar ou de treino tenha efeitos diversos em diferentes indivíduos. Para traçar o programa mais adequado, a Genera (www.genera.com.br) oferece os exames Genera Nutri e Genera Fit, que analisam geneticamente como certos nutrientes são absorvidos e utilizados, assim como o organismo reage a variados tipos e intensidades de atividades físicas.
 
A partir de uma simples coleta de saliva, o Genera Nutri gera um detalhado relatório apontando intolerâncias alimentares e as principais necessidades nutricionais, tais como: vitaminas K, B6 e D, sobrecarga de ferro ou, no caso das mulheres, a deficiência deste mineral. Por meio dessas informações, o nutricionista conseguirá planejar uma dieta exclusiva, levando em consideração quais nutrientes são mais e menos absorvidos, e as reais necessidades de suplementação.
 
Além disso, o exame avalia intolerâncias comuns, como à lactose, que é relacionada quase exclusivamente aos genes. “O gene LCT codifica a lactase e é ativo, principalmente, nos primeiros anos de vida. Porém, ao longo da evolução humana, a capacidade de manter a produção da enzima ao longo da vida surgiu em diferentes populações. É o caso, por exemplo, daqueles que possuem ancestralidade europeia, que possuem menos chances de apresentar intolerância à lactose do que os descendentes de outras regiões”, explica Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio fundador daGenera.
 
Episódios de ansiedade após tomar uma xícara de café ou a facilidade em saciar o apetite, também são explicados por meio do resultado. “Muitas informações estão no DNA. Quem possui sensibilidade à cafeína, por exemplo, metaboliza mais lentamente a substância, então apresenta um risco maior de problemas cardíacos ao consumi-la”, diz o médico.
 
O treino ideal a partir do DNA
 
Além de cuidar da alimentação, a análise do perfil genético auxilia na otimização da prática de exercícios físicos. Seja um praticante regular ou sedentário, por meio do Genera Fit e uma amostra de saliva, o paciente tem mais clareza do que irá funcionar ou não. “Apesar de ser um exame muito usado por profissionais, inclusive nos times de futebol, é acessível para qualquer pessoa. O relatório indica a resistência física, performance atlética, intensidade de dor muscular, densidade dos ossos, estresse oxidativo e o risco de obesidade, o que potencializa os resultados da modalidade escolhida e reduz as chances de lesões ”, conta Ricardo.
 
Os exames Genera Nutri e Genera Fit podem ser realizados nas 12 unidades do laboratório ou em domicílio, por meio de kit coleta, e custam R$ 499, individualmente ou R$ 895 - se adquiridos no combo Nutrição, Saúde e Bem-Estar. O prazo estimado para disponibilização do laudo é de 30 dias e com as informações em mãos, o paciente e a equipe profissional responsável por seu acompanhamento nutricional e esportivo conseguem desenvolver um programa equilibrado e assertivo.
 
 
Sobre a Genera
Laboratório especializado em genética, é o único brasileiro a oferecer o teste de ancestralidade. Além disso, oferece exames de identificação humana, sexagem fetal, características e doenças genéticas. Fundado em 2010, já analisou mais de cem mil pessoas. www.genera.com.br.



 
Últimas notícias
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH