Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

C.A.R.E. – O encontro da saúde com o mundo dos negócios

21/3/2003, por Flávia de Almeida Prado
No dia 18 de março de 2003, a equipe Corpore/AMCHAM/DO Sports foi à sede da AMCHAM apresentar o projeto C.A.R.E. aos seus funcionários. De imediato o interesse foi enorme e o novos adeptos se inscreveram para o primeiro treino. Veja as fotos e leia a história desta parceria nas linhas abaixo.

EQUIPE C.A.R.E.: Renato Cunha - Gerente de Projetos da Corpore, Christian Kittler - sócio da DO Sports, Luciano Montenegro - Diretor Executivo da AMCHAM, Armando Santos - Diretor Executivo Corpore, Raphael Eckmann - Gerente Comercial AMCHAM


Funcionários da AMCHAM - palestra de apresentação do projeto C.A.R.E.

 

História - desafios e realizações
No início de 2002, quando o Diretor Executivo da Corpore, Armando Santos, passou a atuar diariamente na sede da Corpore, coordenando e gerenciando de perto a entidade, novas ações começaram a ser realizadas.

No intuito de ampliar a rede de contatos da entidade, Armando reuniu-se com Álvaro de Souza – Presidente da AMCHAM – American Chamber of Commerce (Câmara Americana de Comércio). “Saí desta primeira conversa com a lição de casa de preparar um projeto, para apresentar à comitês de RH das empresas associadas à AMCHAM” – diz Armando.

>>> Luciano Montenegro - Diretor Executivo AMCHAM apresenta o projeto C.A.R.E. aos seus funcionários

Antes mesmo desta apresentação, Armando e o presidente da Corpore – David Cytrynowicz – voltaram à AMCHAM para uma reunião com o Diretor Executivo – Luciano Montenegro de Menezes, que apresentou a proposta de produzir um evento que lembrasse os ataques terroristas de 11 de setembro ao World Trade Center em Nova York, e ao Pentágono na capital americana Washington. Foi desta reunião que nasceu a Corrida pela Paz.

A preparação e realização desta prova foram especiais. Da negociação com a CET – para conseguir fechar as pistas da Marginal Pinheiros entre as pontes da Bandeirantes e do Morumbi – à homenagem ao Corpo de Bombeiros na Largada.

Esta prova teve um imenso sucesso, e certamente, sua segunda edição será mais um belíssimo evento, além de excelente em sua organização, como já é reconhecido nos eventos da Corpore.

As negociações - o nascimento do projeto CARE
Depois da Corrida pela Paz, os laços entre as duas entidades foram firmados. Recomeçaram, então, as discussões sobre o projeto Corpore/AMCHAM.

Desde o princípio, o foco foi proporcionar condições de atender às necessidades dos funcionários das 5 mil e quinhentas empresas associadas à AMCHAM. As necessidades observadas eram: melhor saúde e bem estar do funcionário, e melhor relacionamento destes com a empresa, e desta última com outras.

Foi nascendo assim a idéia de promover treinos assistidos por técnicos da ATC – São Paulo – Associação de Treinadores de Corrida de São Paulo, palestras e meetings para que o relacionamento entre estas pessoas, físicas e jurídicas, pudessem ser aprimorados.

No decorrer das negociações e acertos do projeto, percebeu-se a necessidade de possuir uma comunidade virtual para atender a demanda esperada. Foi aí que Cristina Nogueira, Diretora Comercial da Microsoft, apresentou a proposta de expandir um antigo projeto.

Christian Kittler - sócio da DO Sports apresenta o portal aos funcioários da AMCHAM.<<<

 

A SBT – Seleção Brasil Tecnologia – foi uma organização de empresas que patrocinavam o treinamento de seus funcionários para participarem da Maratona do Pão de Açúcar. Todo o sistema informatizado que utilizavam foi mantido, mesmo após esta prova. Para adaptá-lo às necessidades e às características do projeto Corpore/AMCHAM, a Microsoft tomou a dianteira e apresentou uma equipe que se tornaria uma nova parceira: DO Sports.

Estava formada a sociedade, e assim, o projeto pode ser afinado. No início de Abril será realizado, no Parque do Ibirapuera, o primeiro treino C.A.R.E. – Corpore AMCHAM Running and Entertainment.

Veja abaixo as características do projeto C.A.R.E.
Concentrados no cenário corporativo atual, cuja pressão por metas, elevada carga de trabalho e competitividade são extremamente fatigantes, a comissão organizadora do projeto procurou delinear um plano de fuga deste cenário. Assim, metas como melhoria na qualidade de vida, na saúde, na auto estima, no aproveitamento do tempo e da família, na segurança pessoal e financeira, foram as diretrizes do projeto C.A.R.E..

Sua missão é formar uma comunidade forte de caminhantes e corredores, para que suas metas sejam atingidas, e paralelamente, o networking entre os participantes seja dinâmico e harmônico.

O projeto consiste em treinamento de caminhada e corrida para executivos, com monitoramento feito por profissionais da área de Educação Física. Para possibilitar a comunicação entre os envolvidos foi criado um Portal Web, onde estão disponíveis planilhas pessoais, informações e o Ranking das Empresas – Circuito Corpore – que será uma ferramenta de estímulo aos participantes.

Os locais escolhidos para os treinos são os mais indicados para a prática da corrida, na cidade de São Paulo: Cidade Universitária - USP, o Parque do Ibirapuera, o Parque Villa Lobos. Além do treino em si, o projeto oferecerá palestras mensais que abordarão temas relacionados a esporte, saúde, networking, e serão realizadas na sede da AMCHAM.

Os benefícios para a empresa que estimular seus funcionários a participarem do projeto serão diversos. Entre elas, pode-se prever uma melhoria na sua imagem, por demonstrar preocupação com a saúde do seu funcionário, aumento da produtividade, maior harmonia entre empresa e funcionário, aumento do networking dos funcionários. Assim, sua imagem será moderna e saudável.

Além dos benefícios para a empresa, existem obviamente, os benefícios para os funcionários como justamente foi traçado pelas metas do projeto: aumento da auto-estima, melhor condicionamento físico, integração com colegas de trabalho, melhor desempenho, aumento do networking.

O que é necessário para um projeto como este dar certo?

O projeto SBT foi importante na elaboração no C.A.R.E. por ser o exemplo de um projeto, de objetivos semelhantes a este, o que permitiu a observação dos erros e acertos, trazendo um modelo que havia sido configurado para um setor restrito a um público mais abrangente.


 

 

BENEFÍCIOS AOS PARTICIPANTES
1 boné
1 adesivo
2 camisetas
1 revista
acesso personalizado ao portal (treinos e dicas)
água, isotônico, frutas
networking
barracas e colchões (treinos)
palestras informativas
acompanhamento técnico dos treinos

 

 




 
Últimas notícias
Livro Missão Corpore
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Flávia de Almeida Prado

2002-2021 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH